Páginas filhas
  • Por que o valor do PIS/COFINS da rotina 1096 está divergente com o apurado no PVA (Programa Validador e Assinador)?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Valor do PIS/COFINS da rotina 1096 está divergente com o apurado no PVA

Produto:

1096-Relatório de Apoio Conferência Informações PIS/COFINS

Passo a passo:

A rotina 1096-Relatório de Apoio Conferência Informações PIS/COFINS tem como finalidade gerar informações para serem comparadas com o validado pelo Programa Validador da Receita Federal do Brasil (PVA). Os relatórios desta rotina não podem ser usados com o propósito de apurar o PIS/COFINS, esta apuração deve ser realizada no validador devido as regras da RFB e para maior segurança das informações.

Ao realizar a comparação, considere o VL. Tributado da rotina 1096 com o valor da Base de Cálculo da Contribuição dos registros M210 (PIS) e M610 (COFINS) no que tange as operações de saída. Referente as operações de compras o VL. Tributado deve ser comparado com o valor da Base de Cálculo do Crédito dos registros M100 (PIS) e M500 (COFINS).  Atente-se as regras do validador; que possui como identificador determinante na apuração do PIS/COFINS o NCM das mercadorias, o CST e o CFOP das operações realizadas, o WinThor não faz esta validação.

Referente ao valor do PIS/COFINS dos relatórios de apoio e conferência da rotina 1096 não estiver igual ao validado pelo PVA, ocorre devido o Sistema WinThor trabalhar com seis casas decimais, enquanto as regras do Programa Validador utiliza apenas duas. A 1096 apresenta o valor do PIS/COFINS somado item a item, enquanto pelas regras de geração do arquivo (rotina 1097) e nos termos do layout do SPED Contribuições, o valor do PIS/COFINS é encontrado mediante a aplicação da alíquota sobre a Base de Cálculo da Contribuição (M210/M610) justificando a diferença entre os relatórios e o validador.