Índice


Introdução

Nesta página iremos demonstrar como realizar a atualização do Protheus para utilização do módulo SIGATAF na versão 11 ( Disponível a partir do release R5 - 11.5 ).

Antes de seguir com o processo de atualização tenha certeza que o seu ambiente do Protheus atenda os pré-requisitos estabelecidos, caso contrário acesse Encontre a Arquitetura ideal de Implantação e verifique os passos necessários para a utilização do TAF de acordo com seu cenário.

Lembrando que caso o cliente tenha interesse em gerar o E-Social pelo TAF obrigatoriamente ele precisará realizar a instalação do TSS seguindo o link Instalação e Configuração do TSS.

ATENÇÃO: Este procedimento de atualização deverá ser realizado a cada virada de release do TAF para garantir que o ambiente sempre esteja atualizado.


Informações Importantes

Para verificar quais são as atualizações que serão realizadas na base de dados verifique o documento release notes que é sempre liberado junto com o release ( Protheus - Release Notes ).

É imprescindível que as atualizações do TAF sejam realizadas a toda liberação de releases da TOTVS, dessa forma garante-se que o produto sempre estará atualizado com as novas funcionalidades desenvolvidas.

Todas as etapas da atualização devem ser realizadas SEM EXCEÇÃO, os processos são dependentes entre si.

(aviso) É imprescindível ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

 

Efetuando a Atualização

 

1. Acessar a página de suporte da TOTVS:


2. Acessar a página de Downloads e Atualizações:

 


3. Utilizar o seguinte caminho do menu:

 

Em "Lista de Produto" selecionar "Protheus";

 

Em "Software", selecionar MICROSIGA PROTHEUS VERSÃO 11;

 

Em "Software", selecionar "Todos";

 

Em "Categoria", selecionar "Instalador";

 

Em "Arquivo", selecionar o Atualizador do TAF;

 


4. Realizar Backup do Ambiente:

I. Realizar o Backup do Repositório de Dados:

• Na instalação padrão o repositório de dados está disponível em um diretório chamado APO, podendo ser diferente conforme a instalação do produto na empresa.

II. Realizar Backup do Dicionário de Dados e Layout de Integração:

• Na instalação padrão o dicionário de dados e o layout de integração estão disponíveis em um diretório chamado SYSTEM, podendo ser diferente conforme a instalação do produto na empresa.

 

III. Importante:

• Todo o processo de atualização de ambiente deve ser realizado pelo analista de sistemas responsável pelo gerenciamento do ambiente do TAF, procedimentos realizados de forma incorreta podem comprometer o correto funcionamento do produto.

 

TODOS OS PROCEDIMENTOS CITADOS ACIMA DEVEM SER REALIZADOS COM AMBIENTE EM MODO EXCLUSIVO!

 


5. Realizar Atualização do Ambiente:

I. Atualizar o layout de Integração:

• O layout de integração é utilizado para que todo o mecanismo de integração do TAF funcione corretamente, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do layout de integração copie o arquivo LAYOUT.DEF existente no pacote de atualização e copie-o para o diretório padrão SYSTEM (O nome do diretório pode ter sido alterado na instalação do TAF) de seu ambiente, conforme abaixo:

 

II. Atualizar o Menu:

Por decorrência de novas funcionalidades que são criadas para melhoria do produto TAF é necessário realizar a atualização de Menu caso o mesmo esteja contido no pacote disponibilizado, para isso basta seguir os dois passos abaixo:

• Copiar o Arquivo SIGATAF.XNU contido no pacote de atualização.

• Colar o Arquivo SIGATAF.XNU no diretório padrão SYSTEM (O nome do diretório pode ter sido alterado na instalação do TAF).

 

III. Atualizar o repositório de dados:

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :

 

• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

 

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:

 

 

• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:

 

(aviso) Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

 A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

 

IV. Atualizar o Dicionário de Dados:

• Para atualização do dicionário de dados deve ser utilizada a ferramenta padrão de compatibilização da TOTVS UPDDISTR.

• Copie o arquivo “ SDFBRA.txt” contido no pacote de atualização do TAF para o diretório padrão Systemload.

• Realize a execução do compatibilizador pelo SmartClient conforme abaixo:

 

 

 

 

• Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse o site tdn.totvs.com.br

• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:

 

 

 

• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:

 

 

 

V. Atualizar as Tabelas Auto-Contidas:

 

• O processo de atualização de tabelas auto-contidas deve ser realizado através da Wizard de Configuração, acesse o link abaixo para mais informações:

Wizard de Configuração