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Boletim Técnico: Integração FACISC
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada melhoria que consiste na criação da rotina IPPEX (EECEI103) com o objetivo de integrar as informações contidas no Easy Export Control (SIGAEEC) com a entidade certificadora de origem online IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior), eliminando a necessidade do exportador redigitá-las, uma vez que, já contidas no sistema, garantindo assim a integridade dos dados.Também foi implementada a rotina Acordo Comercial (EECEI102) com o objetivo de associar comercialmente um grupo de paises com diversas finalidades. O acordo comercial deve ser vinculado a norma.Para utilizar o acordo comercial deve-se vincular a norma ao item do processo onde o país do acordo deverá ser o mesmo informando no embarque.
ID do Chamado
TEAVIS
Produtos
Módulos
Portais
Países
Sistema Operacional
Bancos de Dados
Ajustes no Compatibilizador
Não
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Procedimentos para Implementação
· Aplicar atualização do(s) programa(s) UEINTFACISC.PRW, AVFRM105.PRW, EECEI102.PRW, EECEI103.PRW, AVUPDATE01.PRW, AVOBJECT.PRW e AVGERAL.PRW
· Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UEINTFACISC.
Antes de executar o compatibilizador UEINTFACISC é imprescindível: a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM). b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema. d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UEINTFACISC no campo Programa Inicial. 2. Clique em OK para continuar. 3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo. 4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados. 6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. 7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
2. Criação de Tabelas no arquivo SX2 – Tabelas:
3. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos: · Tabela E11 – Acordo Comercial:
· Tabela E12 – Histórico Integração FACISC:
· Tabela EEI – Tabela de Normas:
· Tabela EXN – PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS:
4. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão: · Pesquisa EECE11:
· Pesquisa EXP2:
5. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Procedimentos para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Visualize opção de menu do Easy Export Control(SIGAEEC), conforme instruções a seguir:
Procedimentos para Utilização
Sequência 001 – Acordo Comercial:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Acordo Comercial (EECEI103). 2. Selecione o registro e clique na opção Alterar. 3. Na tela Cadastro de Acordo Comercial preencha as informações do acordo comercia clique na botão + País. 4. Na tela Vincular Países informe o país que fará parte deste acordo e clique em OK. 5. Na tela Cadastro de Acordo Comercial, visualize o país que faz parte do acordo comercial. Clique na botão OK para gravar o acordo comercial.
Sequência 002 – Normas: 1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Normas (EECAT180). 2. Clique na opção Incluir. 3. Na tela Tabela de Normas insira as informações referente a Norma. Importante informar o campo Acordo Com (EEI_ACCOME) e clique em OK. 4. Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.
Sequência 003 – Produtos: 1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Cadastros \ Produtos (EECAC120). 2. Clique na opção Incluir. 3. Na pasta Cadastrais, informe os dados do produto. 4. Na pasta Impostos, preencha o campo Pos. IPI/NCM(B1_POSIPI). 5. Na tela Descrição Genérica do Produto clique no botão Incluir para inserir a descrição do produto em outro idioma. 6. Na tela Descrições em Outros Idiomas clique no botão OK para gravar a descrição. 7. Visualize no lado inferior da tela Descrição Genérica do Produto a descrição com outro idioma, em seguida clique no botão Normas. 8. Informe os campos País Norma (EXN_PAIS) e Cod. Norma (EXN_NORMA). Clique em OK para confirmar a inclusão da norma. 9. Confira os dados do produto e clique em OK para gravar. 10. Após a confirmação veja que o registro foi cadastrado.
Sequência 004 – Ippex: Pré-Requisitos: · Ter um Acordo Comercial vinculado com o país de entrega que será cadastrado no Pedido de Exportação (conforme sequência 001). · Ter uma Norma cadastrada e vinculada com o Acordo Comercial (conforme sequência 002). · Ter o item do Pedido de Exportação vinculado com a Norma e o país de entrega (conforme sequência 003). · Ter um embarque com suas invoices cadastradas; · Ter cadastrado os containers/lotes carregados referente ao embarque.
Gerar arquivo: 1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Miscelânea / Ippex (EECEI103). 2. O sistema apresenta a janela Central de Integrações. No lado esquerdo da tela clique em Serviços / Fatura-C.Origem / Não Enviados e em seguida dê um duplo clique no serviço Novo Arquivo. 3. Na tela Fatura – C. Origem Informe o embarque e o número da invoice e clique em OK. 4. O sistema apresentará a mensagem Arquivos gerados com sucesso, clique em OK. 5. Verifique no serviço Não Enviados os arquivos gerados.
Enviar arquivo: 1. Para enviar os arquivos selecione o serviço Não Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Enviar Arquivo localizado abaixo da tela no item Ações. 2. Na tela Integração – Ippex, clique em OK para confirmar a gravação do arquivo no diretório de enviados. 3. O sistema irá apresentar a mensagem Esta operação alterará o status do arquivo para “Enviado”. Deseja prosseguir?, clique em Sim. 4. Verifique no serviço Enviados os arquivos enviados.
Retornar arquivo: 1. Para retornar os arquivos selecione o serviço Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Retornar Arquivo. 2. Na tela Gravação do retorno da Integração FACISC informe se os arquivos foram aceitos ou rejeitados e uma observação caso tenha necessidade e clique em OK. 3. Será apresentada a mensagem Operação finalizada com sucesso. Verifique no serviço Aceitos os arquivos gerados ou no serviço Rejeitados caso os mesmos tenham sido rejeitados. 4. Logo após clique em OK. O sistema apresenta a mensagem Operação finalizada com sucesso.
Visualizar arquivo: 1. Para visualizar um arquivo, selecione um dos serviços, escolha um dos arquivos e em seguida na pasta Ações clique duas vezes na opção Visualizar Arquivo.
Informações Técnicas
Observações
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