Objetivo


Este guia tem o objetivo de apresentar os passos necessários de configuração para uso da edição colaborativa no TOTVS Fluig Plataforma.


Pré-requisitos



Edição colaborativa com Google Drive


A plataforma disponibiliza o recurso de edição colaborativa de documentos, por meio do Google Drive. Para utilizar esse recurso, é necessário instalar e configurar um componente específico, conforme orientações abaixo.

Download do pacote


Instalação do componente

Descompacte o arquivo em uma pasta de sua preferência, que aqui chamaremos de <Diretorio_EdicaoColaborativa>.

  • Acesse a plataforma com o perfil de administrador e em seguida acesse : Painel de Controle → agrupador AplicativosCentral de componentes.

  • Acione a opção Escolher arquivo, navegue até a pasta descompactada e selecione o arquivo application-collaboration-googledrive-ear.ear.

  • Acione a opção Enviar e aguarde aproximadamente 1 minuto para a finalização do processo de publicação do componente;

  • Reinicie os serviços fluig_RealTime, fluig_Indexer e fluig.
  • Após reiniciar os serviços, faça uma busca na página de componentes por collaboration.

  • Selecione ecm_collaboration_admin e acione o botão Ativar.
  • Selecione ecm_collaboration_edit e acione o botão Ativar.


  • Acesse Painel de Controle → agrupador Aplicativos. Uma nova opção de menu chamada Edição Colaborativa estará disponível .


  • Ao clicar na opção Edição Colaborativa será apresentada a tela abaixo.

A URL de redirecionamento será utilizada na configuração do Aplicativo WEB do Google no próximos passos.

  • Reiniciar os serviços da plataforma.


Configurando o seu Google Drive


Para que seja possível a integração entre o TOTVS Fluig Plataforma e o Google Drive será necessário realizar os passos abaixo.

  • Após avançar, escolha um nome para o seu projeto.

  • Em seguida, clique em Criar.


  • Agora você pode aguardar a criação do projeto e acompanhar pela notificação.

 

  • Após a criação, selecionar o projeto e em sequência clicar em Ir para visão geral de APIs, conforme a imagem:

  • Após criar o projeto, você será direcionado para a página abaixo.

  • Selecione a opção Biblioteca no menu lateral esquerdo.

  • Na página exibida, selecione a opção Drive API, na categoria G Suite APIs.

  • Acione o botão Ativar, caso essa tela apareça. Se não pule para o passo 7.

  • Com a API ativada, clique no botão Criar credenciais.

  • Precisamos de credenciais do tipo ID do cliente OAuth para realizar a integração, portanto este passo pode ser ignorado clicando no botão Cancelar.

  • Agora clique no botão Criar credenciais e selecione a opção ID do cliente OAuth.

  • Clique em Configurar a tela de consentimento.

  • Informe um nome de sua preferência e acione Salvar.

  • Aqui você terá que adicionar o Nome do cliente e a URL de redirecionamento.

A URL de redirecionamento autorizada deve ser cadastrada com a URL de redirecionamento recuperada no Passo 6 da instalação do componente.

  • Após criar o Aplicativo WEB serão apresentadas as chaves OAuth para serem cadastradas no TOTVS Fluig Plataforma.


  • Você também pode personalizar seu app de edição colaborativa acessando a opção de menu Credenciais na aba Tela de consentimento OAuth.
  • Aproveite para adicionar o logo da plataforma.


As telas acima podem apresentar diferenças em relação ao que está demonstrado, devido a constantes atualizações da Google.



Habilitar edição colaborativa na plataforma


Após realizar as configurações necessárias no Google Drive, é necessário fazer as configurações no TOTVS Fluig Plataforma para completar a integração entre a plataforma e o Google Drive.

  • Acesse Painel de Controle > agrupador Aplicativos > Edição Colaborativa e adicione as chaves OAuth adquiridas no Passo 13 da configuração do Google Drive.


  • Após cadastrar as chaves e habilitar o Google Drive, acesse os Documentos e selecione um documento que deseja editar.

  • Selecione a opção Google Drive.


  • Será apresentada a tela abaixo onde será necessário acionar a opção Permitir.

  • Com isso, o documento estará disponível para ser editado no Google Drive colaborativamente por usuários que tenham permissão de edição no documento.  


Edição de conteúdo após a conclusão da configuração


Após realizar as configurações necessárias no Google Drive e no TOTVS Fluig Plataforma, o passo a passo para editar o conteúdo desejado pode ser consultado na documentação Editar conteúdo de documento.

É possível editar pelo Google Drive apenas documentos que possuem uma das seguintes extensões suportadas pelo recurso:

  • Documentos: doc, docx, odt;
  • Planilhas: xls, xlsx, ods;
  • Apresentações: ppt, pptx, odp.