Índice

 

Edição colaborativa com Google Drive

Agora no fluig será possível editar documentos usando o Google Drive.

Para habilitar a edição colaborativa usando o Google Drive você deverá ter instalado em seu fluig o componente de edição colaborativa disponível na fluig Store e possuir uma conta no Google.

 

Instalação do componente de edição colaborativa

Ao acessar a fluig Store e adquirir o componente de edição colaborativa, você terá acesso ao download do arquivo edicao-colaborativa.zip. Descompacte-o em uma pasta de sua preferência, que chamaremos de <Diretorio_EdicaoColaborativa>.


 

  • Acesse a instalação de seu fluig com o perfil de Administrador e em seguida acesse : Painel de controle > WCM > Central de componentes .

 




 

  • Acione a opção escolher arquivo, navegue até a pasta descompactada e selecione o arquivo application-collaboration-googledrive-ear.ear.



 

  • Acione a opção enviar e aguarde aproximadamente 1 minuto para a finalização do processo de publicação do componente.

 




 

  • Faça uma busca por collaboration.

  • Selecione ecm_collaboration_admin.
  • Acione o botão Ativar.
  • Selecione ecm_collaboration_edit.
  • Acione o botão Ativar.



 

  • Acesse Painel de Controle > Documentos, uma nova opção de menu Edição Colaborativa estará disponível .

 

 




  • Ao clicar na opção Edição Colaborativa será apresentada a tela abaixo.

 

A URL de redirecionamento será utilizada na configuração do Aplicativo WEB do Google no próximos passos.

 

 

Configurando seu Google Drive

Para que seja possível a integração entre o fluig e o Google Drive será necessário realizar os passos abaixo.




  • Criar um novo projeto com o nome de sua preferência.






 

  • Após criar o projeto você será direcionado para a seguinte página.

  • Selecione a opção Drive API.





  • Acione o botão Ativar.

 



  • Após configurar o consentimento acionar Ir para credenciais.

  • Após configurar o consentimento acionar Ir para credenciais.

  • Como já sabemos que precisamos de credenciais do tipo ID do cleinete OAuth podemos cancelar esse passo.

  • Agora selecione a opção ID do cleinete OAuth 


  • Aqui você terá que adicionar o Nome do cliente e a URI de redirecionamento

A URI de redirecionamento autorizada deve ser cadastrada com a URL de redirecionamento recuperada no Passo 6.

 

    • Após criar o Aplicativo WEB serão apresentadas as chaves OAuth para seram cadastradas no fluig.

 

 

 

 

 

 

Habilitar edição colaborativa no fluig

Após realizar as configurações necessárias no Google Drive, é necessário fazer as configurações no fluig para completar a integração entre fluig e Google Drive.


  • Acesse Painel de Controle > Documentos > Edição Colaborativa e adicione as chaves adiquiridas no OAuth adquirida Passo 9 da configuração do Google Drive





  • Após cadastras as chaves e habilitar o Google Drive acesse os Documentos e selecione um documento que deseja editar.






  • Selecione a opção Google Drive.



  • Será apresentada a tela abaixo onde será necessário acionar a opção Permitir.




  • O documento estará disponível para ser editado no Google Drive colaborativamente por usuários do fluig que tenham permissão de edição no documento.

  

 

Para visualizar documentos editados via Google Drive recomendamos a utilização do fluig Viewer