Gerenciamento de aula

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

TOTVS Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Gerenciamento de aula

Gerenciamento de plano de aula

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Plano de aula da turma/disciplina

 

Professores da turma/disciplina 
Horários da turma/disciplina 
Professores do horário na turma/disciplina 

Cadastros Iniciais:

Período letivo, turma, turma/disciplina, turno, horário do turno, etc

Requisito (ISSUE): PCREQ-8586

País(es):

Brasil

Versões/Release:

12.1.10

Descrição

Foi disponibilizado uma nova interface para "Gerenciamento de aula" (plano de aula) para a turma/disciplina. Com essa nova funcionalidade, nossos clientes irão ganhar mais agilidade e facilidade ao realizar o gerenciamento das aulas, professores e horários de suas turma/disciplinas. Através dessa nova funcionalidade, o usuário poderá incluir/alterar/excluir uma aula, bem como alterar a disciplina, data da aula e horário entre turmas/disciplinas de mesma turma e período letivo, facilitando assim o ajuste de aulas geradas.

 

Procedimento para Utilização

       1.            Acessar o registro de perfil no módulo de Globais para conceder acesso as funcionalidades em "RM | Serviços Globais | Segurança | Acesso | Perfis | Sistema Educacional":

    1. Conceder permissão de acesso na funcionalidade "Gerenciamento de aula", em "Educacional > [01] Currículo e Oferta > [01.03] Oferta > [01.03.06] Mais ... > [01.03.06.07] Gerenciamento de aula ";
    2. Conceder permissão de acesso para o plano de aula em "Educacional > [01] Currículo e Oferta > [01.03] Oferta > [01.03.05] Turmas/Disciplinas > [01.03.05.25] Planos de aula";
    3. Conceder permissão de acesso para professores da turma/disciplina em "Educacional > [01] Currículo e Oferta > [01.03] Oferta > [01.03.05] Turmas/Disciplinas > [01.03.05.04] Professores da turma/disciplina";

       2.            No TOTVS Educacional, acesse a funcionalidade de gerenciamento de aula em "TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Oferta | Mais ... | Gerenciamento de aula";

Ao acessar a funcionalidade, o sistema irá abrir a tela com o período letivo corrente já preenchido, caso esteja parametrizado no sistema. O filtro de "Turma" é obrigatório e deverá ser informado, mas o filtro de "Turma/Disciplina" é opcional para selecionar os registros. Depois de informar os filtros, basta clicar no botão "selecionar" que a funcionalidade irá exibir os dados conforme os filtros informados.

       3.            Caso exista alguma aula (plano de aula) para a(s) turma/disciplina(s), a funcionalidade irá exibir uma "grade" com as informações da aula e embaixo de cada aula, os dados do professor da turma/disciplina e do horário, baseado na data da aula e as datas de início/término do professor na turma/disciplina.

Algumas colunas são apenas para visualização e não permitem alteração, tais como "Nome da disciplina", "Aula", "Término" e "Nome" (para professor).

As demais colunas permitem alteração, permitindo a manutenção dos cadastros que envolvem a aula, horário da turma/disciplina, professor da turma/disciplina e professor do horário.

Importante: Ao alterar os campos "Cód. Disciplina", "Data" e/ou "Inicio (horário)", o sistema irá excluir o registro anterior para incluir novo registro com as novas definições.

       4.            Funcionalidade dos botões disponibilizados:

    • Incluir aula: Através desse botão, será possível incluir um novo registro de plano de aula informando os campos obrigatórios. Esse botão poderá estar desabilitado caso não tenha permissão, conforme "item 1" e "sub item b" descrito acima;
    • Excluir aula: Através desse botão, será possível excluir um registro de plano de aula marcando os registros na grade ([X]). Esse botão poderá estar desabilitado caso não tenha permissão, conforme "item 1" e "sub item b" descrito acima;
    • Incluir professor: 
    • Excluir professor:
    • Ordenar aula:
    • Salvar:
    • Cancelar:
    • Fechar:

 

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme