Índice

Objetivo

Processo BPM de Aprovação de Projeto é uma solução desenvolvida sobre a plataforma Fluig e integrada nativamente com ERP RM para a aprovação de contratos através de worflow FLUIG irá gerar no sistema um controle burocrático de todos os dados relevantes existentes no contrato, como datas do contrato, fornecedores, itens, etc. Para isso serão levantadas todas as informações e processos importantes existentes no modulo de contrato, para todos os tipos de contrato. Toda alteração realizada nestes pontos chaves deverão ser submetidas a um workflow de aprovação, que por sua vez é encaminhado ao usuário responsável no FLUIG. Somente mediante a aprovação do workflow, as alterações propostas passaram a ser validas.

O usuário poderá cadastrar e modificar o contrato a qualquer momento, mas as alterações realizadas deverão ser submetidas pelo mesmo para aprovação via workflow no FLUIG, através de um processo na visão do cadastro de contratos. Ao realizar esse processo o sistema irá avaliar todo o conjunto de alterações e submete-las ao FLUIG, que por sua vez alerta ao usuário aprovador da existência de um novo workflow de aprovação de contrato, pendente de aprovação.

Caso o usuário deseje ele também podera Cancelar um workflow que tenha sido submetido a aprovação e qua não esteja aprovado, reprovado ou cancelado. Neste momento ele também poderá decidir se mantem registradas no sistema as alterações que estavam registradas naquele workflow, ou se as descarta.

No FLUIG o usuário aprovador terá acesso aos principais dados do contrato, a lista de itens associados e também as modificações que foram submetidas a aprovação, desta forma ele será capaz de ponderar sobre essas informações e tomar sua decisão em aprovar ou não as modificações submetidas.

Ao recusar uma solicitação o FLUIG irá alterar o workflow para o estado reprovado, o TOP consultará o FLUIG para saber se a solicitação enviada foi recusada, neste momento o TOP colocará todos os dados submetidos para aprovação como recusados e os mesmos não serão utilizados ou incorporados ao contrato, sendo assim, serão “descartados” e não entraram em vigor naquele contrato.

Ao aprovar uma solicitação o FLUIG irá alterar o workflow para o estado aprovado, o TOP consultará o FLUIG para saber se a solicitação enviada foi aprovada. Neste momento o TOP irá marcar todas as modificações como aprovadas e irá realizar a atualização de todos os registros informados nas modificações com os valores modificados, fazendo com que os valores submetidos a aprovação passem a ser os valores correntes no TOP.

 

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo BPM são:

 

Ambiente de Negócio

Segmento

Construção e Projeto.

Áreas de Negócios

Materiais e Obras e Projetos.

 

Processo workflow

 

 

 

 

 

 

 

Atividades do Processo

 

Atividade: Início.

Descrição: Tarefa inicial do Workflow.

Instruções: Definir o início do Workflow.

 

Atividade: Liberar período.

Descrição: Análise para liberação do período de Contrato.

Instrução: Por meio dessa atividade você poderá aprovar, reprovar ou solicitar uma justificativa.

 

Atividade: Solicitar justificativa.

Descrição: Inserção da justificativa para liberação do período do Contrato.

Instrução: Por meio dessa atividade você insere o porque ou dados adicionais para liberar o período.

 

Atividade: Reprovar.

Descrição: Reprova a liberação do período.

Instrução: Reprovação e finalização do workflow.

 

Atividade: Aprovar.

Descrição: Aprova a liberação do período.

Instrução: Aprovação e finalização do workflow.

 

Como Utilizar

Iniciando Processo BPM pelo RM

 

 

  • No Menu do TOP Controle -> Contratos -> Anexo Períodos de Contratos. Escolha um período para liberação, e escolha o processo de Liberar Período, conforme figura abaixo.

 

 

  •  Defina os valores e execute o processo, conforme figura abaixo.

 

 

  • Ao final do processo se não estiver um workflow aprovado para o período, o processo não será executado e uma mensagem informando que o workflow não está aprovado será exibida ao final do mesmo, conforme figura abaixo.

     

 

 

Movimentando e Consultando Processo BPM pelo Fluig

 

 

  • Faça login no Fluig e clique no link Tarefas a concluir, conforme figura abaixo:

     

 

 

  •  A página que irá se abrir irá mostrar todas as suas tarefas à concluir. Encontre na tabela de tarefas pelo Workflow “Liberar Períodos de Contrato” e dê um clique sobre ele, conforme figura abaixo:

 

 

  • Detalhar processo:

    Formulário Fluig de Aprovação de Contratos, aba de  Informações do contrato

     


 

 

  • Formulário Fluig de Aprovação de Contratos, aba de  Detalhes do contrato


     

 

  • Formulário Fluig de Aprovação de Contratos, aba de  Detalhes do contrato

 

 

 

 

 

 

 

 

Como Instalar

 

Fluig

a)    Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73078179.

 

b)    Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

O nome do arquivo do projeto processo BPM Fluig de Medição/Liberação de Períodos de Contratos é:  RM.Prj.Contrato.LiberarPDO.zip. Estão na pasta de instalação dentro da pasta objetos gerenciais: <pasta de instalação do RM>\ObjetosGerenciais\Fluig\Workflow\Projetos.zip.

 

c)    Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.)

 

d)    Componentes dos Processos BPM

Processo BPM

 Medição/Liberação de Períodos de Contratos

Tipo Arquivo

Nome do Arquivo

Descrição

Formulário

 prj_cnt_pdo_form.html

Formulário com informações importantes para liberação do período.

Anexo Formulário

 prj_cnt_pdo_form_ecmmobile.html

Formulário para aparelhos móveis.

Evento Processo

prj_cnt_liberar_pdo.beforeStateEntry

Ao mudar de status o workflow esse evento atualiza os dados do formulário.

Diagrama

prj_cnt_liberar_pdo.process 

Diagrama de processo Fluig para Liberação de Período de Contrato.

Dataset

dsPrjCntPdoFluig

Obtém informações do período a liberar.

Dataset

dsPrjCntPdoTrfFluig

Obtém informações das tarefas medidas do período.

Resouce

prj_cnt_liberar_pdo.ecm30

Arquivo XML com informações das atividades do processo Fluig. 

Resouce

prj_cnt_liberar_pdo

Arquivo de imagem do diagrama do processo Fluig.

Resouce

prj_cnt_liberar_pdo.processimage ServerBH.ws.cache

Arquivo de cache de acesso aos webservices do processo.

 

e)    Envio do Processo BPM para o Fluig

Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.  

 

ERP RM

a)    Configurar nos parâmetros globais do sistema

Acesse Menu -> Ambiente -> Parâmetros -> Globais, aba Integração Fluig, informe os dados do endereço do servidor Fluig, usuário, senha e identificador da empresa.

 

a)    Configurar nos parâmetros Gerais do TOTVS Obras e Projetos

Em Menu -> Construção de Projetos -> Gerais, aba Integração, box Workflow FLUIG, veja qual Processo BPM será utilizado para Medição/Liberação e qual será o seu Estado de aprovação.

 

c)    Escolher o projeto e configurar nos parâmetros de Projetos se o projeto em questão irá utilizar a integração com o Fluig

Acesse, Menu -> Construção e Prejetos -> Projetos

 

 

Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Para mais informações sobre a integração Fluig x RM consulte: Fluig Framework.