Integração Protheus x GFE

Contexto de negócio (Introdução)

A integração de dados entre rotinas do ERP Microsiga Protheus e o módulo SIGAGFE utilizando comunicação direta entre as rotinas, sem aplicativos intermediários e sem tráfego de dados no formato XML. O ponto de integração para Simulação de Fretes no Pedido de Venda já utiliza comunicação direta, por isso não necessitará intervenção. Serão mantidas as regras de negócio atuais da integração, alterando-se apenas o modelo de troca de dados.

A integração visa manter os dados cadastrais do ERP, quando necessário, sincronizados ao GFE; manter os dados relacionados a documentos, custos e despesas com transporte, integrados aos demais módulos do software ERP; e possibilitar a simulação do preço do frete durante os processos do ERP (pedidos de venda, pedidos de compra, faturamento etc.) nos quais essa informação possa ser necessária.

 

Sistemas Envolvidos

  • ERP Microsiga Protheus;
  • Módulo de Gestão de Frete Embarcado.

 

Integração

Modelo com EAI e TOTVS ESB

Modelo alterado

Lista dos pontos de integração de dados do ERP para o SIGAGFE

Rotina ERP (MS Protheus)EventosModel SIGAGFE
FISA010 – Cadastro de MunicípiosIncluir, Alterar, EliminarGFEA020 – Cidades
MATA030 – Cadastro de ClientesIncluir, Alterar, EliminarGFEA015 – Emitentes de Transporte
MATA050 – Cadastro de TransportadoresIncluir, Alterar, EliminarGFEA015 – Emitentes de Transporte
MATA020 – Cadastro de FornecedoresIncluir, Alterar, EliminarGFEA015 – Emitentes de Transporte
CTBA180 – Cadastro de Centros de CustoIncluir, Alterar, EliminarGFEA089 – Centros de Custo
CTBA020 – Cadastro de Contas ContábeisIncluir, Alterar, EliminarGFEA090 – Contas Contábeis
TMSA530 – Cadastro de Tipos de VeículoIncluir, Alterar, EliminarGFEA090 – Contas Contábeis
OMSA060 – Cadastro de VeículosIncluir, Alterar, EliminarGFEA046 – Veículos
OMSA040 – Cadastro de MotoristasIncluir, Alterar, EliminarGFEA012 – Motoristas
OMSA200 – Montagem de CargasIncluir, Alterar, EliminarGFEA050 – Romaneios
MATA460 – Notas Fiscais de SaídaIncluirGFEA044 – Documentos de Carga
MATA521 – Cancelamento de Notas FiscaisEliminarGFEA044 – Documentos de Carga
MATA103 – Documentos de EntradaIncluir, EliminarGFEA044 – Documentos de Carga

Em cada um dos programas haverá uma função para integração, a ser executada por cada evento listado, com a finalidade de montar a lista de informações a serem enviadas (vide de-para de campos na sequência desta especificação) para o objeto de negócio (model) indicado. Serão utilizadas as operações padrões de manutenção de registros da técnica MVC com o respectivo tratamento do retorno de mensagens de erro. A execução da função será condicionada aos parâmetros MV_INTGFE e MV_INTGFE2.

Model SIGAGFEEvento(s)MSExecAuto
GFEA055 – Pré-faturaEnvio para ERPFINA050 – Título a Pagar (Provisão)
GFEA065 – Documento de FreteEnvio para ERPMATA103 – Documento de Entrada
GFEA065 – Documento de FreteEnvio para ERPMATA140 – Pré-nota
GFEA065 – Documento de FreteEnvio para ERPMATA116 – Nota de Conhecimento de Frete
GFEA065 – Documento de FreteEnvio para ERPMATA116 - Pré-nota de Conhecimento
GFEA070 – Fatura de FreteEnvio para ERPFINA050 – Título a Pagar
GFEA100 – Contrato com AutônomoEnvio para ERPFINA050 – Título a Pagar
GFEA100 – Contrato com AutônomoEnvio para ERPMATA116 – Nota de Conhecimento de Frete

Em cada um dos programas será implementada a execução (MSEXECAUTO) do objeto de negócio correspondente do ERP, enviando a lista de informações (vide de-para de campos na sequência desta especificação) necessárias à inclusão ou eliminação de registros com o respectivo tratamento do retorno de mensagens de erro. As mensagens de erro ficarão registradas em campo descritivo dos próprios registros do SIGAGFE e para cada integração há um campo de controle indicando o estado: Não-integrado, Pendente, Rejeitado, Atualizado e Pendente de Cancelamento. Com a alteração do modelo de integração os estados “Pendente” e “Pendente Cancelamento” tornam-se obsoletos pois o resultado da integração será conhecido logo após o evento de “Envio para ERP”.

Entidades do ERP utilizadas diretamente pelo SIGAGFE (não precisam de integração)

Rotina/Entidade
01 (SX5) – Séries de Notas Fiscais
EICA100 – Países
12 (SX5) – Unidades de Federação
QIEA030 – Unidades de Medida (SAH)

Regras Gerais

1. Integração em Geral

a. Todas as integrações estão condicionadas ao parâmetro MV_INTGFE; o conteúdo “.T.” indica que a integração está ativa;
b. A integração direta, sem o uso de EAI e TOTVSESB está condicionada ao parâmetro MV_INTGFE2; os conteúdos “1” ou “S” indicam que a integração entre os módulos do ERP base e o SIGAGFE é direta;

2. Registros de Cadastros

a. No SIGAGFE há dois parâmetros que indicam a origem dos cadastros (ERP ou SIGAGFE): MV_CADERP (Municípios, Emitentes, Contas Contábeis e Centros de Custo) e MV_CADOMS (Tipos de Veículo, Veículos e Motoristas); o controle é separado porque algumas empresas não utilizam o SIGAOMS;
b. Os cadastros integrados entre ERP e SIGAGFE permitem inclusão apenas pelo ERP;
c. O SIGAGFE não permite eliminar os registros de cadastros recebidos do ERP; esse comportamento é condicionado ao parâmetro MV_CADERP = “1=ERP” (ou MV_CADOMS = “1=OMS”);
d. O SIGAGFE restringe a alteração dos registros de cadastros recebidos do ERP apenas aos campos próprios do SIGAGFE (que complementam os dados recebidos do ERP e são utilizados apenas pelo SIGAGFE); esse comportamento é condicionado ao parâmetro MV_CADERP = “1=ERP” (ou MV_CADOMS = “1=OMS”);
e. A eliminação de registros de cadastros no ERP altera a situação do registro no SIGAGFE para “Inativo”, sem eliminá-lo. Dessa forma não há impedimento para eliminação no ERP mesmo que o registro possua relacionamentos ativos com outras entidades do SIGAGFE. Ao incluir novamente um registro anteriormente eliminado (com a mesma identificação única), a integração retorna o registro no SIGAGFE para a situação “Ativo”. A situação “Inativo” impede que o registro seja relacionado a novos processos no SIGAGFE (um motorista “Inativo” não pode ser informado em uma nova montagem de Romaneio, por exemplo);
f. Apenas o evento de eliminação altera a situação (Ativo/Inativo) dos registros dos cadastros integrados; esse comportamento é condicionado ao parâmetro MV_CADERP = “1=ERP” (ou MV_CADOMS = “1=OMS”);
g. As operações de inclusão e alteração, dos cadastros integrados, não são completadas se houver erro de validação na integração com GFE; o usuário recebe uma mensagem informando quais são as inconsistências e assim avaliar como proceder corretamente com a operação.

3. Registros de Processos enviados pelo ERP

a. O parâmetro MV_FATGFE permite configurar se a conclusão da emissão de Notas Fiscais depende do êxito da integração com o SIGAGFE; a rotina de integração das Notas Fiscais com Erro de Integração permite realizar a integração posteriormente, amparando a existência desta opção;
b. A eliminação da Nota Fiscal só é concluída com sucesso se não houver erro de validação na integração com o SIGAGFE; podem ser requeridos ao usuário procedimentos no SIGAGFE para que não hajam restrições no SIGAGFE (a fim de impedir que sejam canceladas Notas Fiscais que já foram expedida, por exemplo) e a eliminação ocorra com êxito.

4. Registros de Processos enviados pelo SIGAGFE

a. Os dados gerados pelo GFE no ERP não pemitem eliminação pelo ERP, somente alteração. A eliminação deve ser solicitada pelo SIGAGFE (que executa a integração para eliminar o registro no ERP e retorna o registro da entidade de origem no SIGAGFE para a situação “Não-integrado”);
b. O SIGAGFE não envia alteração de dados, apenas inclusão e eliminação; no caso de necessidade de quaisquer alterações deve-se acionar a ação “Desatualizar ERP” no SIGAGFE sobre o respectivo registro que dessa forma pode ser alterado e posteriormente enviado novamente para o ERP.

5. Regras Particulares e Correspondência entre os Dados

Os campos que compõem a identificação única do registro estão destacados com asterisco. Os campos não indicados na tabela de correspondência devem assumir (na operação de inclusão) o valor inicial indicado no dicionário de dados (ação executada automaticamente pelo model). Nas alterações de registros os dados que não são atribuídos pela integração devem ser preservados. A correspondência entre os campo se baseia no mapeamento já existente da integração via XML, conforme a tabela abaixo:

 

IntegraçãoArquivo de Mapeameto
FISA010 (Municípios) para GFEA020 (Cidades) ProtheustoGFE_Munici_Cidade.xsl
MATA030 (Clientes) para GFEA015 (Emitentes) ProtheustoGFE_Client_Emitente.xsl
MATA050 (Transportadores) para GFEA015 (Emitentes) ProtheustoGFE_Transp_Emitente.xsl
MATA020 (Fornecedores) para GFEA015 (Emitentes)ProtheustoGFE_Fornec_Emitente.xsl
CTBA180 (Centros Custo) para GFEA089 (Centros Custo)ProtheustoGFE_Centro_Custo.xsl
CTBA020 (Plano Contas) para GFEA090 (Contas Contábeis)ProtheustoGFE_Plano_Contas.xsl
TMSA530 (Tipos Veículo) para GFEA045 (Tipos Veículo)ProtheustoGFE_TipoVeiculo.xsl
OMSA060 (Veículos) para GFEA046 (Veículos) ProtheustoGFE_Veiculo.xsl
OMSA040 (Motoristas) para GFEA012 (Motoristas) ProtheustoGFE_Motorista.xsl
OMSA200 (Cargas) para GFEA050 (Romaneios)ProtheustoGFE_Carga_Romaneio.xsl
MATA460 (NF Saída) para GFEA044 (Doc Carga)

ProtheustoGFE_NfSaida_DoctoCarga.xsl

ProtheustoGFE_CancelNfSaida_DoctoCarga.xsl

MATA103 (Doc Entrada) para GFEA044 (Doc Carga)ProtheustoGFE_NfEntrada_DoctoCarga.xsl
GFEA055 (Pré-fatura) para FINA050 (Título a Pagar)

GFEtoProtheus_Financeiro-PreFat.xsl

ProtheusToGfe_Ret_Fatura.xsl

GFEA065 (Doc Frete) para MATA103 (Doc Entrada)

GFEtoProtheus_DoctoEntrada.xsl

ProtheusToGFE_Ret_DoctoEntrada.xsl (retorno)

GFEA065 (Doc Frete) para MATA116 (Nota Conhecimento)

GFEtoProtheus_NFRateio-CTRC.xsl

ProtheusToGFE_Ret_DoctoFrete.xsl (retorno) 

GFEA070 (Fatura) para FINA050 (Título a Pagar)

GFEtoProtheus_Financeiro-Fatura.xsl

ProtheusToGfe_Ret_Fatura.xsl

GFEA100 (Contrato) para FINA050 (Título a Pagar)

GFEtoProtheus_Financeiro-Contrato.xsl

ProtheusToGfe_Ret_Fatura.xsl

GFEA100 (Contrato) para MATA116 (Nota Conhecimento)GFEtoProtheus_NFRateio-Contrato.xsl

 

Nas integrações realizadas no sentido GFE para o ERP há duas operações “Atualizar” e “Desatualizar”, correspondendo à Inclusão e Eliminação. Para cada integração há um campo de controle na tabela de origem com a seguinte lista de opções: “1=Nao Enviado;2=Pendente;3=Rejeitado;4=Atualizado;5=Pendente Desatualizacao;6=Nao se Aplica”. Nas rotinas em que há a alteração da situação de “1=Não Enviado” para “2=Pendente”, o sistema deve executar a integração via MSExecAuto, com a operação Inclusão, quando o parâmetro MV_INTGFE2 = “1=Sim”; nas rotinas em que há a alteração da situação de “4=Atualizado” para “5=Pendente Desatualizacao”, o sistema deve executar a integração via MSExecAuto, com a operação Eliminação, quando o parâmetro MV_INTGFE2 = “1=Sim”. Abaixo a lista de programas com os quais é possível acionar as integrações:

IntegraçãoRotinaOpçãoOperação
Pré-fatura –> FinanceiroGFEA055Ação relacionada “Atualizar Financeiro ERP”Atualizar
GFEA055Ação relacionada “Desatualiz Financeiro ERP”Desatualizar
GFEA055Ação relacionada “Gerar” quando o Transportador está configurado para confirmar pré-faturas automaticamente (GU3_CAUTPF = “1”) e o modo de integração for automático (MV_GFEI15 = “2”)Atualizar
GFEA057Ação relacionada “Confirmar” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI15 = “2”)Atualizar
GFEA099Execução com o parâmetro “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu Rejeitado”Atualizar
GFEA099Execução com o parâmetro “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEX100Ação relacionada “Enviar Financeiro”Atualizar
Doc Frete –> FiscalGFEA065Ação relacionada “Atualizar Fiscal ERP”Atualizar
GFEA065Ação relacionada “Atualizar Pré nota”Atualizar
GFEA065Ação relacionada “Desatualiz Fiscal ERP”Desatualizar
GFEA065Confirmação da ação “Incluir” quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI13 = “2”)Atualizar
GFEA066Confirmação da ação “Aprovar” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI13 = “2”)Atualizar
GFEA067Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Fiscal” e “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu Rejeitado”Atualizar
GFEA067Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Fiscal” e “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEA070Ação relacionada “Atualizar Doc Frete Fiscal ERP”Atualizar
GFEA115Ação “Processar” após importação do Documento de Frete do arquivo CONEMB quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI13 = “2”)Atualizar
GFEA118Ação “Processar” após importação do Documento de Frete do arquivo CT-e quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI13 = “2”)Atualizar
GFEX100Ação relacionada “Enviar Fiscal”Atualizar
Fatura –> FinanceiroGFEA065Confirmação da ação “Incluir” quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“), o Transportador estiver configurado para gerar Fatura Automaticamente (GU3_FATAUT = “1”), o resultado da conferência “Aprovada Sistema” (GW6_SITAPR = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI16 = “2”) Atualizar
GFEA070Ação relacionada “Atualizar Fiscal ERP”Atualizar
GFEA070Ação relacionada “Desatualiz Fiscal ERP”Desatualizar
GFEA070Ação relacionada “Conferir” com o resultado da conferência “Aprovada Sistema” (GW6_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI16 = “2”)Atualizar
GFEA071Confirmação da ação “Aprovar” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI16 = “2”)Atualizar
GFEA097Execução com o parâmetro “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu Rejeitado”Atualizar
GFEA097Execução com o parâmetro “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEA115Ação “Processar” após importação do Documento de Frete do arquivo CONEMB, quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“), o Transportador estiver configurado para gerar Fatura Automaticamente (GU3_FATAUT = “1”), o resultado da conferência “Aprovada Sistema” (GW6_SITAPR = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI16 = “2”)Atualizar
GFEA116Ação “Processar” após importação da Fatura de Frete do arquivo DOCCOB, quando o resultado da conferência for “Aprovada Sistema” (GW6_SITAPR = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI16 = “2”)Atualizar
GFEA118  
GFEX100Ação relacionada “Enviar Financeiro”Atualizar
Doc Frete –> Recebimento/ComprasGFEA065Ação relacionada “Atualizar Aprop Desp ERP”Atualizar
GFEA065Ação relacionada “Atualizar Pré CT”Atualizar
GFEA065Ação relacionada “Desatualiz Aprop Desp ERP”Desatualizar
GFEA065Confirmação da ação “Incluir” quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI14 = “2”)Atualizar
GFEA066Confirmação da ação “Aprovar” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI14 = “2”)Atualizar
GFEA067Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Aprop Despesas” e “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu. Rejeitados”Atualizar
GFEA067Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Aprop Despesas” e “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEA115Ação “Processar” após importação do Documento de Frete do arquivo CONEMB quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI14 = “2”)Atualizar
GFEA118Ação “Processar” após importação do Documento de Frete do arquivo CT-e quando o resultado da conferência for “Aprovado Sistema” (GW3_SIT = 3“) e o modo de integração for automático (MV_GFEI14 = “2”)Atualizar
GFEX100Ação relacionada “Enviar Materiais”Atualizar
Contrato -> FinanceiroGFEA098Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Financeiro” e “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu Rejeitado”Atualizar
GFEA098Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Financeiro” e “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEA100Ação relacionada “Enviar ERP Financeiro”Atualizar
GFEA102Confirmação da ação “Imprimir” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI17 = “2”)Atualizar
GFEX100Ação relacionada “Enviar Financeiro”Atualizar
Contrato -> Recebimento/ComprasGFEA098Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Aprop Despesas” e “Ação” na opção “Atualizar” ou “Atu Rejeitado”Atualizar
GFEA098Execução com os parâmetros “Tipo de Integração” na opção “Aprop Despesas” e “Ação” na opção “Desatualizar”Desatualizar
GFEA100Ação relacionada “Apropriação Despesa”Atualizar
GFEA102Confirmação da ação “Imprimir” quando o modo de integração for automático (MV_GFEI17 = “2”)Atualizar
GFEX100Ação relacionada “Enviar Materiais”Atualizar

6. Cadastro de Municípios (FISA010 – tabela CC2)

CampoRecebeObservações
 GU7_NRCID*Código IBGE do CC2_EST + CC2_CODMUNUtilizar a tabela de códigos IBGE x UF (abaixo)
GU7_NMCIDCC2_MUN 
GU7_UFCC2_EST 
GU7_PAIS105 

7. Tabela para obtenção do Código IBGE das Unidades de Federação (função TMS120CdUf)

UFACALAMAPBACEDFESGOMAMGMTMSPA
IBGE1227131629235332522131505115
UFPBPEPIPRRJRNRORRRSSCSESPTOEX
IBGE2526224133241114434228351799

 

 

 

 

 

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

 

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

 

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

 

Citar a responsabilidade de cada produto.

 

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

 

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

 

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 

 

 

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

 

21

Apropriação de custos

 

 

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

 

 

 

23

Consulta de OS

 

 

 

24

Ampliação patrimonial

 

 

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos