Com a integração entre o módulo de Compras do Logix, e o Portal de Compras Paradigma (WBC – Web Business Center), que será responsável pela cotação de itens com diversos fornecedores, é possível agregar volumes de compras para cotação de preço, dentre outras vantagens. A integração proporciona uma automação da área de compras, pois todo o processo de respostas de cotações é realizado pelos próprios fornecedores que já estão cadastrados no portal de compras da Paradigma. Neste portal podem ser feitas avaliações desses fornecedores por outros clientes, como qualidade do produto e prazo de entrega.
A geração de ordens de compra será realizada no Logix, e serão enviadas para o portal de acordo com a necessidade, para o tratamento pelo portal de compras. O processo de cotação e escolha dos vencedores é realizada no portal, sendo o pedido de compra gerado pelo Logix e posteriormente enviado para o portal de compras da Paradigma, solicitando assim o aceite do Fornecedor vencedor da cotação.
Existe ainda um segundo fluxo nesta integração, onde o comprador pode realizar todo o processo até a geração do pedido de compra dentro do ERP e enviar então apenas o pedido para o portal, solicitando o aceite do Fornecedor.(Necessário Verificar como ficará as tags de cotação que o portal envia quando a cotação é feita pelo portal)
Além da integração de transações de negócio (ordens de compra, cotação e pedido) são integrados uma série de cadastrados
para equalizar os dados utilizados entre os dois sistemas.
Esta integração se dará utilizando Mensagem Única/EAI2 e suas transações como síncronas.
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.
Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.
[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
Citar a responsabilidade de cada produto.
Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.
Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.
Versões mínimas de produto Logix:
Pré-requisitos:
Configuração das transações do EAI Logix:
Acesse novamente o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “Modificar” e no ícone referente as “Rotas” de cada uma das mensagens abaixo, para habilitar o trafego das mensagens entre os webservices do Logix e da Paradigma
Informação enviada | Transação | Versão | Sentido Mensagem |
Ordem de Compra | request | 1.008 | Envia ordem de compra |
Cotação | quotation | 1.002 | Recebe cotação |
Pedido de Compra | order | 3.003 | Envia pedido de compra/ Recebe confirmação do aceite do fornecedor |
Cancelamento ordem de compra | cancelrequest | 1.000 | Recebe cancelamento da integração |
Fornecedor | customervendor | 2.000 | Envia / recebe |
Empresa | company | 2.001 | Envia |
Transportador | carrier | 2.000 | Envia |
Item (Produto) | item | 3.001 | Envia |
Relacionamento item (produto) x Fornecedor | productsupplierrelationship | 2.003 | Envia |
Moeda | currency | 2.000 | Envia |
Usuário (Comprador) | user | 4.002 | Envia |
Condição de Pagamento | paymentcondition | 2.001 | Envia |
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Parâmetros gerais:
Utiliza a integração com Portal de Compras Paradigma
→ Conversor: SUP01685
→ LOG00086 (Parâmetros) – utiliza_portal_paradigma– (“N”)
Parâmetro que indica se serão integrados com o Portal de Compras Paradigma os dados dos cadastros de Unidade de Medida, Fornecedor, Estabelecimento, Transportador, Item (Produto), Relacionamento Item
(Produto) x Fornecedor, Moeda, Usuário e Condição de Pagamento.
Para que a integração entre o Logix e o Portal Paradigma funcione, este parâmentro deverá estar habilitado.
Permite recebimento para pedidos recusados pelo fornecedor no Portal?
→ Conversor: SUP01726
→ LOG00086 (Parâmetros) – permite_rec_ped_recus_portal– (“1”)
Opções:
1 - Bloqueia recebimento: Realiza o bloqueio no recebimento manual (SUP3760) e importações Totvs Colaboração (SUP34203), Importação de notas (SUP0552), EDI (SUP0001).
2 - Alerta no recebimento manual: Emite um alerta no recebimento manual (SUP3760) somente, para as demais rotinas realiza o bloqueio.
3 - Não considera: Não considera a recusa de pedido do Portal, permite incluir nota fiscal normalmente, manual (SUP760) e importações Totvs Colaboração (SUP34203), Importação de notas (SUP0552), EDI (SUP0001).
Parâmetros por Fornecedor:
Efetuar comunicação via Portal de Compras?
→ VDP10000 – folder Fornecedor > Comunicação (SUP20132)
Este parâmetro é gravado na tabela “sup_par_fornecedor”, parâmetro “forn_portal_compras” parâmetro_booleano = “S”.
Este parâmetro estará visível na tela de Comunicação apenas quando o parâmetro geral “utiliza_portal_paradigma” estiver habilitado.
A partir do momento que o parâmetro “forn_portal_compras” estiver habilitado para o fornecedor, toda modificação, ou carga inicial, ele será integrado com o Portal de Compras.
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM |
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21 | Apropriação de custos |
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| Request _1_000.xsd | |
22 | Geração de OS |
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23 | Consulta de OS |
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24 | Ampliação patrimonial |
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Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
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Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa: