Uma vez que o processo tenha sido totalmente modelado e esteja liberado para utilização, os usuários que possuem permissão podem iniciar solicitações do processo.
Durante todo o período em que uma solicitação estiver ativa, ela irá utilizar as atividades e fluxos definidos na versão em que for criada, mesmo quando novas versões forem liberadas.
A área de decisão apresenta as opções de atividades e usuários disponíveis para movimentação da solicitação.
A área de instruções apresenta as instruções definidas para o processo e para a atividade atual. As instruções são informações com o objetivo de auxiliar na execução do processo e da atividade atual.
Para cada opção de atividade disponível a plataforma calcula a lista de usuários válidos para a atividade, conforme o mecanismo de atribuição definido para ela. Se a atividade for conjunta, é possível que sejam selecionados vários usuários, utilizando a tecla Ctrl.
Quando o mecanismo de atribuição não conseguir localizar um usuário que atenda aos requisitos definidos para a atividade, ela passa a ser atribuída ao gestor do processo.
É possível transferir a atividade para outro usuário. Para isso deve-se selecionar a opção Transferir, exibida ao acionar a seta localizada no lado direito de Enviar, e selecionar o usuário que deve receber a tarefa. Existem casos em que a opção Transferir não estará disponível, isso ocorre quando foi configurado na atividade que ela não deve permitir a transferência.
No caso de transferência, o prazo para execução da tarefa não é alterado.
Caso o executor da atividade necessite efetuar algum registro na atividade (inclusão de anexos, alteração nos dados do formulário ou inclusão de observações na solicitação e não pretende movimentar a tarefa para a próxima atividade neste momento, é possível gravar as informações utilizando o botão Salvar.
Cada solicitação iniciada recebe uma identificação numérica que representa sua. Esta identificação numérica é comum para todos os processos criados na plataforma.
<a id="toggleAll" href="#" >Expandir/ocultar informações complementares. </a> <script type="text/javascript"> var abertos = 0; var fechados = 0; function contador() { abertos = 0; fechados = 0; jQuery(".expand-control").each( function() { if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") { fechados++; } else { abertos++; } }); } AJS.toInit(function() { contador(); var soma = abertos + fechados; $("#toggleAll").html('Expandir/ocultar ' + soma + ' informações complementares.'); AJS.$('#toggleAll').click(function() { contador(); if (abertos >= fechados) { jQuery(".expand-control").each( function() { if (document.getElementById(this.id).children[0].className == "expand-control-icon icon expanded") { jQuery(this).trigger("click"); } } ) } else { jQuery(".expand-control").each( function() { if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") { jQuery(this).trigger("click"); } } ) } }); }); </script> |
01. No menu principal, acionar Processos.
02. Acionar Iniciar solicitações.
03. Na listagem de categorias e subcategorias de processos disponíveis, localizar e selecionar o processo do qual se deseja iniciar uma solicitação.
É possível encontrar um processo específico pelo campo Buscar, localizado na parte superior esquerda da janela. A busca pode ser efetuada por processo, pela categoria ou pela subcategoria à qual o processo pertence. |
04. Preencher os dados do formulário, se existir.
Os campos exibidos no formulário são previamente definidos por intermédio do recurso Formulário, o qual permite padronizar o formato, a disponibilidade e os campos a serem preenchidos em determinada atividade. |
05. Se, desejado, acionar a aba Detalhes para visualizar mais informações sobre o processo, seu diagrama e instruções.
O diagrama do fluxo de um processo facilita a identificação da atividade atual e a verificação dos fluxos de avanço e retorno possíveis. |
06. Se, desejado, acionar a aba Complementos para inserir observações na solicitação.
Essa aba permite registrar comentários sobre a execução da atividade. Estes comentários são armazenados no histórico da solicitação. |
07. No campo exibido, inserir o comentário e acionar Adicionar complemento.
08. Se, desejado, acionar a aba Anexos para anexar documentos à solicitação.
Essa aba permite anexar à solicitação qualquer tipo de documento existente na plataforma ou, ainda, fazer o upload de novos arquivos. Também é possível excluir anexos existentes. A execução destas ações depende da definição de segurança de anexos configurada para o processo. |
09. Acionar Carregar arquivo – para anexar um arquivo por upload – ou Buscar no ECM – para anexar um documento que já está publicado na plataforma.
10. Localizar o documento e confirmar.
11. Acionar Enviar.
Ao acionar Enviar a solicitação será criada e movimentada para a próxima atividade, que foi escolhida no campo Próxima atividade. Também é possível inicializar o processo acionando Salvar, exibido ao acionar a seta localizada no lado de Enviar. No entanto, desta forma são salvas as informações inseridas e a solicitação permanece na atividade inicial e fica sob a responsabilidade do usuário solicitante, sendo necessário acessar a Central de Tarefas para movimentá-la para a próxima atividade. |
12. Na janela exibida, definir as informações solicitadas.
Próxima atividade Responsável Senha Apontamentos Repositório Certificado |
13. Acionar Enviar.
Esta documentação é válida a partir da atualização 1.5.11. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma. |
–