Índice

 

Falando de iniciar solicitação...

Uma vez que o processo tenha sido totalmente modelado e esteja liberado para utilização, os usuários que possuem permissão podem iniciar solicitações do processo.

Durante todo o período em que uma solicitação estiver ativa, ela irá utilizar as atividades e fluxos definidos na versão em que for criada, mesmo quando novas versões forem liberadas.

A área de decisão apresenta as opções de atividades e usuários disponíveis para movimentação da solicitação.

A área de instruções apresenta as instruções definidas para o processo e para a atividade atual. As instruções são informações com o objetivo de auxiliar na execução do processo e da atividade atual.

Para cada opção de atividade disponível a plataforma calcula a lista de usuários válidos para a atividade, conforme o mecanismo de atribuição definido para ela. Se a atividade for conjunta, é possível que sejam selecionados vários usuários, utilizando a tecla Ctrl.

Quando o mecanismo de atribuição não conseguir localizar um usuário que atenda aos requisitos definidos para a atividade, ela passa a ser atribuída ao gestor do processo.

É possível transferir a atividade para outro usuário. Para isso deve-se selecionar a opção Transferir, exibida ao acionar a seta localizada no lado direito de Enviar, e selecionar o usuário que deve receber a tarefa. Existem casos em que a opção Transferir não estará disponível, isso ocorre quando foi configurado na atividade que ela não deve permitir a transferência.

No caso de transferência, o prazo para execução da tarefa não é alterado.

Caso o executor da atividade necessite efetuar algum registro na atividade (inclusão de anexos, alteração nos dados do formulário ou inclusão de observações na solicitação e não pretende movimentar a tarefa para a próxima atividade neste momento, é possível gravar as informações utilizando o botão Salvar.

Cada solicitação iniciada recebe uma identificação numérica que representa sua. Esta identificação numérica é comum para todos os processos criados na plataforma.

 

<a id="toggleAll" href="#" >Expandir/ocultar informações complementares. </a>
 <script type="text/javascript">
 
 var abertos = 0;
 var fechados = 0;
 function contador() {
    abertos = 0;
    fechados = 0;
    jQuery(".expand-control").each( function() {
		if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
           	fechados++;
        } else {
        	abertos++;
        }
    });
 }
 AJS.toInit(function() {
 
    contador();
	var soma = abertos + fechados;
	$("#toggleAll").html('Expandir/ocultar ' + soma  + ' informações complementares.');

    AJS.$('#toggleAll').click(function() {
        contador();
        if (abertos >= fechados) {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className == "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        } else {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        }
    });
});
 </script>

Caminho básico

 

01. No menu principal, acionar Processos.

02. Acionar Iniciar solicitações.

03. Na listagem de categorias e subcategorias de processos disponíveis, localizar e selecionar o processo do qual se deseja iniciar uma solicitação.

É possível encontrar um processo específico pelo campo Buscar, localizado na parte superior esquerda da janela. A busca pode ser efetuada por processo, pela categoria ou pela subcategoria à qual o processo pertence.

04. Preencher os dados do formulário, se existir.

Os campos exibidos no formulário são previamente definidos por intermédio do recurso Formulário, o qual permite padronizar o formato, a disponibilidade e os campos a serem preenchidos em determinada atividade.

05. Se, desejado, acionar a aba Detalhes para visualizar mais informações sobre o processo, seu diagrama e instruções.

O diagrama do fluxo de um processo facilita a identificação da atividade atual e a verificação dos fluxos de avanço e retorno possíveis.

06. Se, desejado, acionar a aba Complementos para inserir observações na solicitação.

Essa aba permite registrar comentários sobre a execução da atividade. Estes comentários são armazenados no histórico da solicitação.

07. No campo exibido, inserir o comentário e acionar Adicionar complemento.

08. Se, desejado, acionar a aba Anexos para anexar documentos à solicitação.

Essa aba permite anexar à solicitação qualquer tipo de documento existente na plataforma ou, ainda, fazer o upload de novos arquivos. Também é possível excluir anexos existentes. A execução destas ações depende da definição de segurança de anexos configurada para o processo.

09. Acionar Carregar arquivo – para anexar um arquivo por upload – ou Buscar no ECM – para anexar um documento que já está publicado na plataforma.

10. Localizar o documento e confirmar.

11. Acionar Enviar.

Ao acionar Enviar a solicitação será criada e movimentada para a próxima atividade, que foi escolhida no campo Próxima atividade.

Também é possível inicializar o processo acionando Salvar, exibido ao acionar a seta localizada no lado de Enviar. No entanto, desta forma são salvas as informações inseridas e a solicitação permanece na atividade inicial e fica sob a responsabilidade do usuário solicitante, sendo necessário acessar a Central de Tarefas para movimentá-la para a próxima atividade.

12. Na janela exibida, definir as informações solicitadas.

Próxima atividade
Atividade para a qual a solicitação será encaminhada. As atividades exibidas na caixa de seleção são as atividades de avanço ou de retorno que estão configuradas para a atividade em questão.

Responsável
Usuário que será o responsável por executar a atividade para a qual a solicitação será encaminhada. O usuário escolhido ficará responsável pela atividade escolhida no campo Próxima atividade. Existem casos em que esta opção não será exibida, isso ocorre quando a atividade escolhida no campo Próxima atividade possui alguma condição de atribuição que não necessite selecionar o usuário, como por exemplo um mecanismo de atribuição pool para grupo ou para papel, ou uma atividade conjunta para todos os usuários.

Senha
Senha do usuário autenticado que está iniciando a solicitação. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que ela deve ser solicitada ao iniciar uma solicitação.

Apontamentos
Tempo gasto para iniciar a solicitação em horas. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que deve ser feito apontamento de horas ao iniciar uma solicitação.

Repositório
Repositório no qual se encontra o certificado digital que será utilizado para assinar digitalmente a atividade de início da solicitação. Esse campo somente é exibido quando a atividade de início da solicitação exige assinatura digital.

Certificado
Certificado que será utilizado para assinar digitalmente a atividade de início da solicitação.

13. Acionar Enviar.

 

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.5.11. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.