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Objetivo

Orientar o administrador do ambiente sobre como realizar uma nova instalação do fluig em um servidor Windows, utilizando o instalador padrão da plataforma.

 

Pré-requisitos

Antes de iniciar uma instalação, certifique-se de que os procedimentos e requisitos abaixo foram preenchidos:

 

Passo a passo para a instalação do fluig

A seguir, acompanhe o passo a passo para instalação do fluig em Windows:

 

  • Na primeira tela o idioma da mídia de instalação deve ser selecionado.

 

 

  • Em Termo de Uso é exibido o contrato de licença do produto que contém os termos de uso, copyright e recomendações para a execução da instalação que deverão ser lidos atentamente.

  • Para prosseguir, assinale a opção Eu concordo com este contrato de licença e em seguida, clique em Próximo.

 

 

  • Em Instalação do fluig informe se deverá ser realizada a instalação ou atualização do fluig. Mantenha assinalada a opção Instalar o fluig.

 

Se ao invés de instalar um novo fluig, você deseja atualizar uma instalação pré existente, acesse o Guia de atualização do fluig - 1.6

 

  • Em Diretório de Instalação informe o diretório destino da aplicação. Por padrão a pasta de instalação será chamada "fluig" e ficará armazenada na unidade em que o sistema operacional está instalado. Por exemplo: "C:\fluig" no Windows ou "/opt/fluig" no Linux. 

Não é permitida a instalação do fluig em pastas cujo nome contenha acentuações e/ou espaços.


 

  • Em Dados do Servidor devem ser preenchidas as informações de acesso ao servidor fluig.
  • Endereço IP é preenchido automaticamente. Verifique caso seja o IP principal.
  • Porta: porta do servidor que será utilizada para a execução do fluig.
  • Alta disponibilidade: instalação do fluig com disponibilidade para utilização em cluster. Exemplo: Um servidor com múltiplas placas de redes pode selecionar erroneamente o IP desejado, por este motivo é possível alterar manualmente. Caso o IP esteja configurado corretamente, não é necessário efetuar a atualização do campo.

 

 

  • Em Banco de Dados selecione o banco mais adequado às suas necessidades.

O sistema gerenciador do banco de dados deve estar instalado e o banco ou instância devem ter sido previamente criados.

 

  • Nesta etapa informe os dados para conexão com o banco de dados. Cada banco de dados possui uma configuração distinta de conexão, confira abaixo as informações necessárias para cada um dos banco de dados e utilize o guia referente ao banco de dados selecionado anteriormente:

 

Para o banco de dados MySQL, é necessário baixar o Driver MySQL, conforme detalhes em Configuração de banco de dados MySQL.

Para um banco de dados MySQL é necessário informar os seguintes dados:

  • Arquivo do Driver: informe o caminho do driver MySQL;
  • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Servidor: endereço do servidor;
  • Porta: porta lógica do servidor;
  • Banco: nome do banco de dados;


Para o banco de dados SQL Server, é necessário criar que a base seja criada conforme descrito em Configuração do banco de dados SQL Server.


Para um banco de dados Microsoft SQL Server é necessário informar os seguintes dados:

  • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Servidor: endereço do servidor;
  • Porta: porta lógica do servidor;
  • Banco: nome do banco de dados;
  • Instância: nome da instância do SQL Server;

 

 

Para o banco de dados Oracle, é necessário realizar algumas configurações para inicialização do fluig, conforme detalhes em Configuração do banco de dados Oracle.

 

Para um banco de dados Oracle é necessário informar os seguintes dados:

  • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;
  • Servidor: endereço do servidor;
  • Porta: porta lógica do servidor;
  • Banco: SID (Oracle System Identifier) da instância do banco de dados;

 

 

 

 

  • Em Configuração de E-mail os campos não são obrigatórios. Poderá ser informado o endereço do Servidor SMTP, Porta SMTP e E-mail do Remetente para notificação de ações tomadas no Fluig. 

    Caso o servidor SMTP exija autenticação é necessário assinalar a opção Servidor exige autenticação e informar um usuário e senha válido.

 

 

  • Em Servidor de Licenças digite o endereço do Servidor de Licenças e Porta do Servidor de Licenças, para que o produto seja habilitado para uso. 


    Importante: Os valores preenchidos automaticamente são apenas uma sugestão.

 

  • Na tela Servidor de Chat digite o endereço do Servidor de Chat, a Porta do Servidor de Chat, a Porta para Realtime. O endereço do servidor utilizado para a instalação do produto pode ser utilizado para a configuração da funcionalidade de chat.


    Importante: Caso desejar que o servidor de chat e de instalação sejam os mesmos, a url do servidor de chat deve possuir o mesmo IP que foi informado no campo Endereço IP da tela Dados do Servidor.

 

 


  • Na tela configuração Servidor de Indexação é possível configurar o servidor que será utilizado no processo de indexação dos documentos do repositório. Informar a URL do servidor.

 

 

  • Após a conclusão da verificação clique em Próximo.

 

 

  • Neste passo o instalador informa os pacotes do produto que serão instalados. A seguir, o instalador irá verificar a compatibilidade dos componentes de software existente no servidor e prepara a instalação com os dados informados anteriormente.

 

 

  • Os arquivos serão copiados para a pasta destino da instalação. Após a conclusão do processo de instalação, clique em Próximo.

 

 

  • Nesse passo o instalador exibe a execução dos processos externos e um relatório sobre a instalação do produto. O sistema será registrado como um serviço do Microsoft Windows. Clique em Próximo.

 

 

  • A instalação do Fluig é realizada com sucesso. Clique em Pronto para concluir.

 

Inicialização do Fluig

O Fluig será instalado como um serviço no Microsoft Windows. Para iniciar ou pausar o produto, acesse: Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Serviços.


Será necessário alterar o usuário de inicialização dos serviços do fluig. Os serviços fluig_Indexer, fluig_RealTime e fluig devem ser inicializados, nesta ordem, por um usuário que tenha privilégios de administrador no servidor onde Fluig foi instalado. Para isto:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos serviços
  2. Selecione a opção "Propriedades"
  3. Selecione a aba "Logon" no topo da janela
  4. Selecione a opção "Esta conta" e informe um usuário com privilégios administrativos no servidor

Realizar o procedimento descrito acima para cada um dos serviços Fluig.

Por fim, selecione e inicie o processo FLUIG.

 

 

Para informações de acesso ao Fluig, acesse o Guia Rápido fluig , acompanhe os primeiro passos e se familiarize com o produto!