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Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.4 do fluig:


ECM

Chegou o fluig Forms BETA - uma nova experiência na construção de formulários 

Criar novos desenvolvimentos no fluig para digitalizar sua empresa é a nossa vocação. São pequenas gotas de tecnologia que ajudam você a criar soluções que irão apoiá-lo na sua jornada digital. 

Escutamos nossos clientes que cada vez mais querem criar novos desenvolvimentos sem precisar ter um alto conhecimento técnico, e para isso lançamos em modelo BETA o fluig Forms.

O novo editor de formulários totalmente modernizado, trará muitas vantagens e facilidades de uso que irão surpreender você. Confira:


Basta arrastar e dar início a construção! 

Criamos novos elementos que poderão ser arrastados para a tela do fluig Forms Beta, para serem editados e preenchidos no seu formulário, simples e rápido como você queria. Precisa de mais de uma coluna? Sem problemas! Precisa usar abas e sessões? Está a um clique. Quer colocar uma imagem para ilustrar algo?  É só arrastar! Conheça os novos elementos de formulário.


Apenas o início da modernização de formulários! 

Quando falamos em BETA, isso significa que essa atualização será um início para direcionarmos nossos desenvolvimentos. E que outras novidades virão para enriquecer ainda mais o novo editor de formulários e possibilitar a construção dos mais variados tipos de soluções dentro da plataforma. Isso também significa que ele terá todo o nosso suporte e evolução.

Para esta fase existem alguns cenários que ainda não estão cobertos, nesta fase inicial não será possível utilizar o fluig Forms em seus processos. Estamos trabalhando com a máxima cautela para transformar esta na experiência definitiva na criação de formulários dentro da nossa plataforma. Contamos com o seu apoio e opinião para nos certificarmos de que estamos no caminho certo para atender você da melhor forma possível. Preparamos uma pesquisa para você que está utilizando o fluig Forms BETA. Ela estará localizada no canto superior do novo editor:

  

Sua empresa pode ficar tranquila, pois o editor de formulários anterior continuará existindo e funcionando perfeitamente para todos, e a integração de formulário com processo continuará operando normalmente sem qualquer impacto nos seus desenvolvimentos já feitos na plataforma.


Faça o gerenciamento dos registros de formulário em poucos cliques! 

Os Forms BETA construídos na plataforma agora podem ser gerenciados de uma maneira rápida e simples garantindo a otimização do seu tempo.

Com o novo Widget de Cadastros você visualiza, edita, inclui e exclui os registros de formulários do Forms BETA de forma muito mais dinâmica, assim você não precisa navegar nas pastas para fazer este gerenciamento e pode criar novas interações com seus usuários.

Por exemplo, você poderá criar na sua comunidade de vendedores, uma lista de franquias com os dados de contato de cada uma. Basta criar seu formulário utilizando o Forms BETA, editar a página da sua comunidade e adicionar o Widget de Cadastros apontando para esse formulário.

Assim, você tem as principais ações a poucos cliques, mas lembre-se está novidade está disponível apenas para os novos formulários Forms BETA. Confira esta facilidade!

       


Não só crie e edite, exporte!

Pensamos no ciclo completo das informações, e além de criar, editar e visualizar nas suas páginas, você pode ainda exportar os dados do seu formulário para uma planilha para criar análises sobre os dados gerados.

     

Facilitamos o compartilhamento de documentos!

Precisa compartilhar um documento com alguém que não possui conta no fluig? Sua necessidade foi atendida! Lançamos o recurso Compartilhamento externo, que irá facilitar muito o processo de compartilhar seus documentos.

É possível compartilhar externamente o documento gerando um link público para acessar de qualquer lugar... Fácil não? Mas lembre-se, para utilizar o recurso é necessário configurar a opção nas propriedades do documento.


Portal

Deixe o portal da sua empresa mais atraente usando imagens e vídeos!

Todos sabemos que para ser amplamente adotado no ambiente corporativo um portal precisa ser atrativo, atualizado e simples de usar. Para alcançar esse objetivo, tornamos mais prática a inclusão de arquivos de mídia em páginas da plataforma.

Basta usar o Widget Editor de Conteúdo para fazer a publicação de imagens e vídeos salvos no seu computador diretamente para o portal. Confira no vídeo como isso ficou simples:

Um portal assim dá vontade de mostrar pra todo mundo, não é mesmo? Agora isso também ficou mais fácil!

Entendemos a importância de portais públicos para o compartilhamento de informações de uma companhia com seus clientes e parceiros - sem a exigência de mais cadastros, logins, senhas - e por isso criamos o conceito de documentos públicos.

Agora ao publicar uma imagem no widget Editor de conteúdo, é possível definí-la como um documento público ou privado e ao torná-la pública, qualquer pessoa poderá visualizá-la ao acessar a página. Mantendo-a privada, apenas usuários autenticados conseguirão vê-la.

Pra saber quais documentos são públicos, verifique se o ícone possui um globo: 

Confira as documentações Configurar widget Editor de conteúdo e Compartilhamento externo para ficar por dentro de todos os detalhes dessa novidade.


Exportar páginas nunca foi tão rápido

Sempre recomendamos aos nossos clientes a utilização de um ambiente de desenvolvimento, onde é possível testar a criação de páginas da plataforma, sem risco de impacto ao fluxo de trabalho dos demais usuários. Essa boa prática proporciona segurança e previsibilidade aos projetos em desenvolvimento.

Por vezes, contudo, a migração dos componentes desenvolvidos do ambiente de homologação para a produção pode tornar-se dispendiosa para os administradores. Para atenuar essa situação, está disponível uma nova forma de exportação de páginas entre servidores.

Cadastre diferentes servidores no ambiente de desenvolvimento e envie as páginas novas e atualizadas para as demais instalações com apenas alguns cliques e direto pela plataforma - sem precisar instalar nada! 

Saiba mais sobre como configurar um Servidor e exportar suas páginas através deste novo recurso.

Confira também o vídeo de Servidores e aprenda a criar servidores em sua plataforma.


BPM

Mais possibilidade de segurança na visualização do seu processo

Diferentes processos necessitam de diferentes níveis de segurança. Por isso tornamos ainda mais completas as permissões dentro de processos, atendendo a pedidos de nossos clientes que precisam garantir a segurança total de seus processos.

Agora basta configurar no processo a permissão de quem poderá visualizá-lo mesmo não tendo participado do processo. Isso será muito útil para processos em que apenas determinadas pessoas poderão visualizá-lo. Por exemplo, em um processo de contratação, apenas a área de RH precisa acompanhar e consultar as solicitações que foram abertas, ficando assim, inacessível para os demais funcionários. Para fazer isso é simples.

Primeiramente, edite seu processo, onde será necessário criar uma nova versão dele. Após isso, configure o desligamento de opção pública da configuração do processo, assim todos os que não participaram do processo ficarão impedidos de consultar as solicitações. Em seguida, na listagem de processos, configure a coluna Permissões, criando um grupo RH na lista. Por fim, libere a versão do processo.

Pronto, você terá a segurança que você quer no seu processo!

A coluna Mobile foi removida da tela Configurar processos e agora está disponível em Propriedados do processo, aba Geral. Acesse nossa documentação Configuração do processo para mais detalhes.

Para mais informações sobre a nova ação disponível, acesse nossa documentação de usuário Configurar processos.


Regras de anexos - Crie sem código

Já entendemos! A segurança é vital para sua empresa, e criar segurança para os anexos nas atividades de seu processo também é uma prioridade. A nova aba Regras de anexos foi modelada especialmente para permitir ou restringir a inclusão de anexos por tipos, nomes e/ou quantidades. As regras de anexos são eventos que irão ocorrer na movimentação de uma atividade para outra, podendo ocorrer em atividades normais ou atividades de início do processo.

Para mais detalhes sobre as configurações deste recurso, acesso a documentação de usuário Configurar atividades e fluxos.



Tenha visão de gestor dos processos no mobile

Deseja interagir e tomar as decisões em solicitações de processos nas quais é o gestor, mesmo estando longe do escritório, utilizando o aplicativo mobile?
Os clientes que são gestores de processos, precisam estar conectados a todas as tarefas dos processos que estão sob seu gerenciamento. Por isso, atendendo a pedidos, agora será possível visualizar as tarefas através da aba Terafas sob minha gerência localizada na central de tarefas da plataforma mobile. Possibilitando uma rotina com mais agilidade, permitindo acompanhar o andamento das tarefas sob gerencia de onde estiver!

Esta atualização já encontra-se disponível para download nas versões Android e IOS.

Para mais detalhes sobre Tarefas sob minha gerencia, acesse nossa documentação de uusário: Tarefas sob minha gerência.


Por uma movimentação em bloco mais fluida!

Nossos clientes adoraram poder movimentar em bloco seus processos. Isso traz agilidade e produtividade. Agora na Waterdrop, isso ficou ainda mais fluido. Anteriormente a movimentação das atividades era interrompida caso uma ou mais atividades apresentasse inconsistência. E foi ouvindo nossos clientes que trouxemos essa novidade.

Agora ao movimentar atividades em bloco,caso uma das solicitações apresentar algum tipo de erro, todas as outras solicitações que não tiveram inconsistência serão movimentadas sem interrupção. No final, o resumo das movimentações traz o status das atividades que foram movimentadas com sucesso e quais não obtiveram êxito, para que então possam ser verificadas. Muito legal né?

Não perca essa oportunidade e avise seus usuários que ficou ainda melhor as movimentações em bloco!

Para mais detalhes sobre movimentação em bloco, consulte nossa documentação de usuário: Tarefas a concluir.


 Atividade de serviço executada manualmente é uma mão na roda!

Você possui Jobs de atividades de serviços presas no seu ambiente? Então presta atenção nessa novidade. A partir de agora, os gestores de processos terão uma segunda chance para executar esse jobs e movimentar a solicitação sem que para isso sejam necessários malabarismos técnicos. Basta acessar a central de tarefas nas solicitações paradas e clicar em Enviar, o Job será disparado imediatamente e uma mensagem será apresentada, solicitando a confirmação de movimentação de uma atividade com agendamento.


Agora sim ficou muito mais fácil cancelar solicitações!

Se você precisa cancelar solicitações mas ficou perdido alguma vez onde fazer isso? Fique atento, pois agora ficou muito mais intuitivo. Nas abas de "Tarefas a concluir" e "Tarefas sob minha gerencia", será agora possível cancelar uma solicitação por meio da movimentação. Ou seja, se você for um usuário que iniciou a solicitação ou um gestor do processo, ao selecionar e abrir a solicitação, na seta ao lado do botão Enviar, teremos dentre as opções, a opção Cancelar solicitação. Basta acionar a opção de cancelar solicitação, dar o motivo do cancelamento e pronto, sua solicitação é cancelada imediatamente.

Para mais informações sobre cancelamento de solicitações, confira em nossas documentações de usuário de Tarefas a concluir e Tarefas sob minha gerencia.


Listar tarefas traz novidades pra garantir otimização do seu processo!

Ao movimentar um processo no recurso Listar tarefas, anteriormente era necessário preencher o campo Status no formulário para rejeitar ou concluir a atividade antes de enviar. A partir de agora, um novo fluxo está disponível e consiste em ações muito mais simples e intuitivas. Logo após selecionar o processo na central de tarefas, basta acionar o botão Enviar e uma nova tela será apresentada. Nela, será possível visualizar o gráfico do processo e selecionar as opções Rejeitada ou Concluída. Sendo que a opção selecionada assume a cor verde no gráfico, demonstrando exatamente ao usuário a opção que foi escolhida. Após isso, é só enviar e pronto.

Outra novidade fica por conta do processo Listar tarefas no Approval, que anteriormente não era configurado para ser utilizado no Aplicativo e agora encontra-se disponível e permite aprovação de solicitações.

Confira estas novidades e deixe a movimentação do seu processo muito mais fluida!

Este cenário se dá apenas para novas empresas criadas no fluig. Para as empresas já existentes, o campo Status do formulário no Listar tarefas permanece, porém apenas para fins de consulta. A nova tela, mencionada acima, está implementada e será através dela que será possível selecionar a opção desejada para movimentar sua atividade.

Caso você possua o campo Status e selecionou uma das opções Rejeitada ou Concluída, é preciso informá-la novamente na nova tela de movimentação.

Ex: Se você optou no campo Status por Rejeitada, após acionar Enviar, a opção padrão que virá assinalada é Concluída, por isso precisa assinalar novamente como Rejeitada. Certifique-se que assinalou a opção correta na tela de movimentação antes de acionar Enviar.



LMS

Uma nova experiência de avaliações para surpreender seus usuários!

Responder uma avaliação – na maioria das vezes – é algo tenso, concordam? É por esse motivo que melhoramos a execução de avaliações para tornar esse processo mais tranquilo – ou menos tenso ;) – oferecendo mais usabilidade e praticidade, além de um layout muito mais agradável e intuitivo.

Agora você pode arrastar alternativas para ordena-las, ligar as alternativas para relaciona-las, mover a escala de valores com mais precisão, dentre outras ações que estão muito mais dinâmicas. Deu até vontade de responder algumas avaliações, não?

Mais detalhes sobre as ações disponíveis podem ser obtidos em Responder avaliação.


Você decide: permitir ou não permitir matrículas a partir do histórico?

Não gostaria que fosse permitido solicitar matrícula em trilhas e treinamentos a partir do histórico do usuário?

Bom, agora é você quem decide: por meio da opção Permitir requisições de matrícula no histórico de trilhas e treinamentos – presente nas Configurações de trilhas e treinamentos – é possível definir se será ou não permitido que os usuários solicitem uma nova matrícula para um item já finalizado a partir da sua visualização no histórico.

Integração 

Assistente de integração - Crie Datasets a partir de Serviços REST

É inovando que trazemos a você a facilidade na integração dos componentes, que você tanto precisa no dia a dia. E pensando nisso, que trouxemos uma nova possibilidade de geração de Datasets para você. Após criada a possibilidade de gerar Datasets a partir de serviços JDBC e SOAP, agora também é possível criar a partir de serviços REST.

Como requisito para serviços REST é necessário que ele seja exposto pelo swagger. Portanto, ao criar um novo serviço do tipo REST no recurso de Serviços, será solicitada a inclusão de um endereço swagger válido para que, na criação do Dataset tenhamos acesso a definição dos dados de retorno.  

Para saber mais detalhes sobre as informações mencionadas, acesse nossa documentação de usuário de Datasets e Serviços.


Acesse View e Synonym em suas consultas a banco de dados

Nossos clientes adoraram poder fazer consultas ao banco de dados ao lançarmos a Snowflake. Com isso, recebemos dezenas de opiniões sobre como poderíamos melhorar suas consultas. Por isso, ao criar um novo Dataset com serviço do tipo JDBC, além do tipo Table, já existente, podemos consultar agora também pelos novos tipos View e Synonym.  Novidade que proporciona leveza e praticidade para as suas atividades de integração, para os mais diferentes tipos de estruturas em banco.

O tipo Synonym só encontra-se disponível no banco de dados Oracle.

Para mais detalhes sobre consulta em bancos de dados, acesse nossa documentação de usuário em Datasets.


Arquitetura 

Atualização no motor de indexação traz benefícios para sua plataforma

Temos uma ótima notícia para você! O motor de indexação foi atualizado apresentando melhorias em segurança, performance e otimização de recursos utilizados. Também foram feitas revisões para tornar o índice mais eficiente, obtendo uma redução de mais de 50% na utilização de espaço em disco, e melhora de mais de 60% na performance de indexação, em relação às atualizações anteriores. 

Ainda tem mais, a configuração para alta disponibilidade também evoluiu, autorizando agora o cadastramento de mais endereços proporcionando redundância caso ocorra falha em um dos serviços.

Fique atento, pois na primeira inicialização, após realizar o processo de atualização da fluig Waterdrop, será executado automaticamente uma indexação completa para que possa desfrutar de todas estas melhorias. E o legal disso é que a execução deste procedimento será toda feita em segundo plano, permitindo a utilização dos demais recursos da plataforma.


Fim do suporte ao banco de dados MySQL 5.5 com fluig

A partir desta atualização, a versão 5.5 do banco de dados MySQL não é mais suportada pela equipe de atendimento fluig. Isso significa que você deve atualizar seu banco de dados MySQL, pois a atualização Waterdrop (1.6.4) será interrompida se identificada a utilização de uma atualização não homologada de banco de dados. 

<div style="font-family: arial;text-decoration:none;" onMouseOver="this.style.text-decoration=underline" class="div_fluig">Veja a notícia completa <a target="_blank" href="https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/suporte-fluig-noticias?id=721">aqui</a>.</div>


Ainda utiliza o serviço de cache auxiliar configurado no fluig?

Se a resposta for SIM, você já pode liberar este recurso que não é mais necessário. O controle e sincronização do cache do fluig agora está sendo realizado através do banco de dados que, além de já ter uma conexão direta com o fluig em casos de instalações simples, também é compartilhado entre todos os nós (cluster) em casos de balanceamento de carga e alta disponibilidade. E o melhor, você não precisa realizar nenhuma configuração para desativá-lo!

Economize em sua infraestrutura da plataforma fluig se libertando de ferramentas como MemCached ou Redis que saíram para não mais voltar!

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