Instrodução

O banco de dados deve ser instalado no servidor, a escolha e adoção de qual banco de dados utilizar é uma opção do cliente. O servidor de aplicação oferece suporte a praticamente qualquer banco de dados que compatível com a especificação JDBC. Entretanto, os bancos de dados (e respectivas versões) homologados para o ECM estão descritos em Matriz de portabilidade.

A documentação para a instalação e administração do banco de dados pode ser encontrada no site de cada um dos respectivos fornecedores.

Para instalação do TOTVS | ECM não é necessário nenhum procedimento para a criação das tabelas e campos do banco de dados. O servidor de aplicação vai atualizar a base automaticamente no primeiro deploy da aplicação, sendo necessário apenas que o banco já esteja criado e disponível para acesso.

Em caso de migração de base de dados consulte o documento Guia de Conversão ECM.


Banco de Dados OpenEdge® (Progress®)

Criando e dando permissão de administrador para o usuário “pub”:


  • Antes de iniciar o serviço abaixo é necessário efetuar alguns procedimentos no banco de dados Progress®:
    • Abrir um editor Progress® conectado no banco TOTVS | ECM, informado na instalação do produto.
    • Acessar a opção “Tools”, “Data Administration



  • Na tela de Data Administration, selecione AdminSecurityEdit User List.



  • Na tela Edit User List, clique em Add para adicionar um usuário para o banco de dados.



  • Na tela Add User, deve ser criado o usuário “sysprogress”. Informar uma senha para este usuário. Após preencher os campos clique em OK.



  • Na tela Password Verification, digite novamente a senha do usuário “sysprogress” e clique em OK.



  • Após criar o usuário “sysprogress”, clicar em Add na tela Edit User List para criar um outro usuário.



  • Na tela Add User, deve ser criado o usuário “pub”. Informar uma senha para este usuário. Após preencher os campos clique em OK.



  • Na tela Password Verification, digite novamente a senha do usuário “pub” e clique em OK.


  • Após estes passos os dois usuários, “sysprogress” e “pub”, estarão criados. Na tela Edit User List, clique em OK para finalizar a criação dos usuários.



  • Para o correto funcionamento do TOTVS | ECM, é necessário que o usuário “pub” (informado na instalação do produto) tenha privilégios para atualizar tabelas no banco de dados.
  • Para permitir que o usuário “pub” tenha privilégios de administrador deve-se clicar em Iniciar → Todos os programas → Selecionar a versão do Progress® → clicar em Proenv.



  • Será apresentada a tela Proenv.



  • Na tela Proenv, digite:
sqlexp -db <nome_do_banco> -S <porta> -H <servidor> -user sysprogress -password <senha que foi cadastrada> 
  • Aperte Enter.
  • Após executar este comando, o SQLExplorer será habilitado na linha de comando.
  • No exemplo foi utilizado:
sqlexp -db wdk3midia -S 38002 -H corp-luiz -user sysprogress -password sysprogress




  • Em SQLExplorer, digite:
grant dba to pub;
  • E aperte Enter.
  • Este comando faz com que o usuário “pub” tenha privilégios administrativos no banco de dados.



  •  Para efetuar os privilégios do usuário “pub” como administrador, deve-se digitar o comando commit no SQLExplorer.



  • Para saber se o usuário “pub” obteve privilégios administrativos pode-se visualizar a tabela de administradores do banco de dados.
  • Em SQLExplorer, digite:
select * from sysdbauth;
  • E pressione Enter.
  • Após executar esse comando, serão apresentados todos os usuários administradores do banco de dados.

  • Após concluir as alterações, digite “quit” e aperte Enter para sair do SQLExplorer.
  • Por fim, digite “exit” e aperte Enter para fechar a tela do Proenv.



Banco de Dados Oracle®

Pré-requisitos

Antes de iniciar o serviço abaixo é necessário que o administrador do banco Oracle® (DBA) efetue algumas alterações de segurança no banco de dados Oracle®, fazendo com que o usuário (schema) informado na instalação do produto TOTVS | ECM (arquivo [Instalação-ECM]\server\default\deploy\wdk-ds.xml) não possua permissão de leitura/alteração em outros schemas do banco Oracle®, caso existam.
Deve possuir permissão de leitura/alteração (dba) somente no usuário (schema) utilizado pelo produto TOTVS | ECM.


Microsoft® SQL Server™

Pré-requisitos

Para evitar problemas de transação quando utilizadas customizações que gravam registros no banco de dados, é necessário habilitar a opção “Read Committed Snapshot”.


Banco de Dados MySQL™

Pré-requisitos

Após realizar a instalação do TOTVS ECM, deve ser realizado o download do driver JDBC.

O caminho para download segue abaixo: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/
Selecionar a opção Plataforma independente e baixar a versão 5.1.22 (mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar).

Após realizar o download, colocar o arquivo mysql-connector-java-5.1.22-bin.jar na seguinte pasta: [Instalação-ECM]\server\default\lib