Índice


       


Objetivo


       O objetivo deste documento é auxiliar os clientes da linha RM na instalação, configuração e atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS. 

Introdução


      

       "O TAF - TOTVS Automação Fiscal é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação das movimentos fiscais de forma +compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias pelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. 

       Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas."

Pré-requisitos



Para que a instalação do TOTVS Automação Fiscal seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um banco de dados instalado, conforme premissas abaixo:

  • Plataformas homologadas:
    • Para o TAF temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server e Oracle. Para mais detalhes, acesse <<aqui>> e veja as informações dos SGBDs mencionados. Importante verificar e parametrizar o Collation correto.
    • Caso já tenha disponível e pronto para uso uma instalação do sistema de banco de dados com os pré-requisitos acima (Sgbd e Collation), pode-se utilizar esta mesma instalação para a base de dados do TAF utilizando um database diferente (específico do TAF);
      • Caso já possua algum produto Protheus, pode-se utilizar o mesmo database do ERP.
    • Para o TSS temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server, My SQL e Oracle.
  • Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.



Criação de Base de dados



Antes de qualquer processo de instalação deverão ser criadas duas bases vazias, uma com o nome de TAF e a outra de TSS:

TAF e TSS utilizando SQL Server



Acesse o SQL Management Studio, clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).


Digite o nome da base a ser criada para integração com o TAF:


Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:


USE [TAF]

GO

CREATE LOGIN [esocial] WITH PASSWORD=N'PROJETO_DDS', DEFAULT_DATABASE=[TAF], CHECK_EXPIRATION=OFF, CHECK_POLICY=OFF

GO

EXEC master..sp_addsrvrolemember @loginame = N'esocial', @rolename = N'sysadmin'

GO

USE [TAF]

GO

CREATE USER [esocial] FOR LOGIN [esocial]

GO

Novamente clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).

Digite o nome da base que será utilizada para integração com o TSS:

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:


USE [TSS]

GO

CREATE LOGIN [esocial] WITH PASSWORD=N'PROJETO_DDS', DEFAULT_DATABASE=[TSS], CHECK_EXPIRATION=OFF, CHECK_POLICY=OFF

GO

EXEC master..sp_addsrvrolemember @loginame = N'esocial', @rolename = N'sysadmin'

GO

USE [TSS]

GO

CREATE USER [esocial] FOR LOGIN [esocial]

GO


Criação do ODBC (Somente para base de dados SQL)


Criação e configuração ODBC - TAF e TSS

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.

 

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

Selecione o driver “SQL Server”:

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TAF) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”:

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para o TAF e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:


TAF e TSS utilizando Oracle






Instalação do TAF


Após a realização dos procedimentos anteriores é hora de iniciar a instalação do TAF.

Para iniciarmos a instalação do TAF, extraia o conteúdo do primeiro arquivo baixado (17-11-21_TAF_INSTALADOR_12.1.17.ZIP) e execute. A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

Selecione o diretório onde o sistema será instalado e clique em “Avançar”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\TOTVS\TAF:







Produto: TAF e TSS

Versão: 12.1.XX

Processo: Instalação, configuração e atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS.

Status: Racunho

Data:  

Autores:

Gabriela Dias Santos

Juliana Rodrigues De Souza