Esta página tem o objetivo de informar um macro escopo do produto e suas funcionalidades.
O TAF está sendo construído respeitando 3 fases:
Primeira fase - Demonstração
Esta fase inicial/ATUAL do projeto tem como finalidade disponibilizar funcionalidades que possibilitem importar um layout Totvs, validar a importação/conteúdo, conferir os dados importados, permitir manutenção das informações, salvar um LOG das manutenção e gerar a saída para o Fisco.
Para atender o fluxo comentado acima, foi disponibilizado algumas funcionalidades:
1. Cadastros básicos (Auxiliares) - Esses cadastros são chamados de auxiliares pois referem-se às tabelas que o Governo institui com conteúdo pré-definido. Essas tabelas são utilizadas para fazerem relação às movimentações e garantirem as consistência das informações. Podemos citar alguns dentre os 150+ existentes:
2. Movimentos - Esses cadastros são relacionados as movimentações que serão base para a extração para o Governo. Esses cadastros correspondem as informações necessárias para atender a determinada demanda, e foram otimizados de forma a evitar redundância dentro do produto. Podemos citar alguns dentre os 300+ existentes:
3. Relatórios - Esse menu disponibiliza os relatórios contemplados pelo sistema, seja ele um Livro Oficial previsto na Legislação ou não. Podemos citar alguns dentre os 13 existentes:
4. Miscelâneas - Esse menu disponibiliza funcionalidades de resultado, onde tem relação com as movimentações já cadastradas no produto, ou seja:
DFC/PR - Obrigação Fiscal substituída pelo EFD ICMS/IPI (http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=128)
2. Entrega (Final) - 20/04
Roadmap 2.018
Estão previsto algumas Obrigações Fiscais Estaduais, Melhorias de processo e produto:
Dentre as Obrigações Fiscais temos o eSocial*, a EFD Reinf*, as GIAs e DIEFs de alguns estados;
* O eSocial e EFD Reinf são 2 projetos complexos, que estão tendo grandes ajustes por parte do Governo e postergações de cronogramas, impactando também as entregas sistêmicas programadas;
Segunda Fase - Apuração de tributos
Esta fase é sequencia da anterior, e tem como objetivo fornecer recursos que permitam efetuar Apurações dos tributos como ICMS/ST, PIS/Cofins e IRPJ/CSLL de forma automática utilizando toda a movimentação disponibilizada em sua base de dados; oriundas de ERPs TOTVS ou qualquer outro de mercado.
Terceira Fase - Cálculos
Esta é a última fase de evolução do Produto, e contemplará todos os componentes de cálculos necessários para atender todas as particularidades do regime tributário Nacional e Internacional quanto a emissão dos documentos fiscais exigidos pelo Governo. A proposta é o TAF efetuar esses cálculos na manutenção das informações de sua base de dados, e/ou fornecer serviços integráveis a qualquer sistema.