Os procedimentos abaixo devem ser realizados para atualização do pacote PREMIUM do eSocial, para os produtos TAF e TSS.

Clientes Microsiga Protheus


TAF

Arquivos recebidos:


Descompactar e utilizar no passo a passo de atualização:


TSS

Descompactar e utilizar no passo a passo de atualização


TAF

Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto TAF:


1. Selecionar a opção correspondente ao release que está utilizando e o tipo de atualização que deseja fazer.


1.1. Atualizações Periódicas: Contém o pacote de atualização do repositório de objetos (fontes):

1.2. Dicionário de dados: Contém o pacote de atualização do metadados do sistema:


1.3. Help de Campos: Contém o pacote de atualização dos arquivos de help de campos do sistema (F1):


1.4. Menus: Contém o menu atualizado do sistema


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/


TSS

Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto TSS:


1. Selecionar a opção correspondente ao release que está utilizando e o tipo de atualização que deseja fazer.


1.1. Atualizações Periódicas: Contém o pacote de atualização do repositório de objetos (fontes):


1.2. Schemas: Contém o pacote de atualização do metadados do sistema:


1.3. Arquivo de URL: Contém o pacote de atualização dos arquivos de help de campos do sistema (F1):



ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :





• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:


• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:


Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:


Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:


Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:



Na tela de criação, dê um nome ao ambiente através do campo Descrição. No campo Ambiente informe o ambiente criado na instalação e a respectiva conexão do Client ao Server (padrão: ambiente = TAF e conexão = TCP):


Clique em OK e verfique se o ambiente foi criado com sucesso:


Selecione o ambiente criado conforme imagem abaixo:


Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:


Informe o usuário e senha do administrador:


Selecione o patch (*.ptm) para aplicação. Observe que o arquivo de extensão .ptm precisa estar em alguma pasta no diretório de instalação do sistema:



Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:


Clientes DATASUL e RM


Arquivos recebidos:

Descompactar e utilizar no passo a passo de atualização:


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto TAF:


1. Selecionar a opção correspondente ao release que está utilizando e o tipo de atualização que deseja fazer.


1.1. Repositórios: Contém o pacote de atualização do repositório de objetos (fontes):


1.2. Dicionário de dados: Contém o pacote de atualização do metadados do sistema:


1.3. Help de Campos: Contém o pacote de atualização dos arquivos de help de campos do sistema (F1):


1.4. Menus: Contém o menu atualizado do sistema


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;

Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ do diretório de instalação do sistema

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo: