Objetivo: Informar e configurar os campos que serão visíveis na execução do Processo Agrícola Personalizado.

Demais funcionalidades:

-    A ordem em que os Campos serão apresentados (colunas) ao usuário pode ser definida através dos botões .

-    Gerar Campos: A opção “Gerar Campos” executa a consulta do comando SQL e insere os campos que serão apresentados na consulta.

Valores padrões na Geração de Campos:

Campos Obrigatórios:

-    Nome: Nome (ou apelido) do Campo utilizado na consulta. O campo aceita apenas letras, números e o caracter especial _ (underline), porém, este campo só pode começar com a primeira letra de A-Z.(Tamanho do campo: 20 caracteres).

-    Descrição: Descrição do Campo. (Tamanho do campo: 20 caracteres).

-    Tipo do Campo: Tipo do Campo que será apresentado na execução do Processo Agrícola Personalizado.

-    Tipo de Dado: Indica o Tipo de Dado do campo.

Tamanho : Indica o tamanho do Campo é utilizado na formatação de campo númerico e caracter na execução do Processo Agrícola . Habilitado somente se o Tipo de Dado for Númerico ou Caracter. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero).   

Decimais: O número de decimais é utilizado na formatação de campo numérico na execução do Processo Agrícola. Habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero) e menores ou igual a 6 (seis). (Tamanho do campo: 1 inteiro).

-    Alinhamento: Alinhamento do campo na Consulta.

Demais Campos:

-    Obrigatório: Indica se o campo é obrigatório. Quando marcado indica que será obrigatório informar o valor do campo na execução do Processo Agrícola. Campo habilitado somente quando o Tipo do Campo é “Informado” ou “Consulta Principal”, caso contrário o campo fica desabilitado e desmarcado. Por padrão o campo “Obrigatório” é marcado.

-    Visível: Indica se o campo é visível. Quando marcado indica que é visível e o campo “Habilitado” fica habilitado, caso contrário o campo “Habilitado” fica desabilitado. Campo habilitado somente quando o campo é do tipo “Calculado” ou “Consulta Principal”, caso contrário, o campo fica marcado e desabilitado. Por padrão o campo “Visível” é marcado.

-    Habilitado: Indica se o campo estará habilitado para edição. Campo editável apenas se o Tipo do Campo for “Informado” ou “Consulta Principal”. Caso o campo “Habilitado” esteja desmarcado o campo “Obrigatório” ficará desabilitado e desmarcado.

-    Campo Chave: Indica se o campo será definido como chave na execução do Processo Agrícola. Campo habilitado somente quando o Tipo do Campo for “Consulta Principal”, caso contrário o campo fica desabilitado e desmarcado. Por padrão o campo “Obrigatório” é desmarcado.

-    Limite Mínimo: Indica o valor mínimo para o campo. Quando informado o valor será validado com o Limite Mínimo para o campo. Campo habilitado somente quando o Tipo de Dado for “Numérico” e o Tipo do Campo for “Informado”. Se for definido número de Decimais para o campo, o Limite Mínimo terá o número de decimais de acordo com  configurado. (Tamanho do campo: 10 inteiros e 6 decimais).

-    Limite Máximo: Indica o valor máximo para o campo. Quando informado o valor será validado com o Limite Máximo para o campo. Campo habilitado somente quando o Tipo de Dado for “Numérico” e o Tipo do Campo for “Informado”. Se for definido número de Decimais para o campo, o Limite Máximo terá o número de decimais de acordo com  configurado. (Tamanho do campo: 10 inteiros e 6 decimais).

-    Cadastro: Indica o cadastro relacionado ao campo. Quando informado que o campo está associado a um cadastro, na execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.

Cadastros disponíveis:

-    Tabela Auxiliar: Indica qual a Tabela Auxiliar será utilizada para o campo. Quando informar o valor para campo que possui o Tipo de Dado “Tabela Auxiliar” será validado com a Tabela Auxiliar, e também possuirá caixa de diálogo para consultar os registros da Tabela Auxiliar. Campo habilitado e obrigatório somente quando o Tipo de Dado for “Tabela Auxiliar”. A tabela Auxiliar deve estar previamente cadastrada. (Tamanho do campo: 10 caracteres).

-    Consulta para Filtro: Indicador cujo o Tipo de Resultado é “Consulta para Filtro”. O Indicador do tipo “Consulta para Filtro” deve estar previamente cadastrado. Quando informado que o filtro está associado a um Indicador do tipo “Consulta para Filtro”, na tela de execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo (pop up) para o usuário selecionar o registro a ser filtrado. Campo habilitado somente quando o filtro não está relacionado a Cadastro e o Tipo de Campo for “Informado”.

-    Campo de Identificação ID: Indica qual campo da consulta SQL representa a Identificação (ID) do campo. (Tamanho do campo: 20 caracteres). O campo aceita apenas letras, números e o caracter especial _ (underline).

-    Largura Automática: Indica se o campo possui Largura Automática. Quando marcado indica que possui Largura Automática e a Largura do campo/coluna será de acordo com o tamanho máximo de valor para o campo/coluna. Quando marcado, o campo “Largura” fica desabilitado e sem valor. Por padrão o campo é marcado.

-    Largura: Largura do Campo/Coluna. Campo habilitado somente quando não definido para Largura Automática. A Largura é definida pelo número de caracteres estimados para os valores do campo, por exemplo, se é estimado 10 caracteres para o campo/coluna a largura deve ser 10. A Largura NÃO necessariamente representará a quantidade exata de caracteres, isso porque para a Fonte padrão utilizada os caracteres não possuem o mesmo tamanho. (Tamanho do campo: 6 inteiros).

-    Legenda para Fonte: Legenda utilizada para colorir a fonte do Campo/Coluna. Por exemplo, pode-se criar uma legenda para valores de -99999 até 0 utilizem a cor da fonte Vermelha e valores 0.000001 até 999999 utilizem a cor da fonte Azul. A Legenda deve estar previamente cadastrada. Campo habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico, Carácter, Cadastro ou Tabela Auxiliar. (Tamanho do campo: 10 caracteres)

-    Legenda para Preenchimento: Legenda utilizada para colorir o fundo da Célula do Campo/Coluna. Por exemplo, pode-se criar uma legenda para valores de -99999 até 0 utilizem a cor de preenchimento Vermelha e valores 0.000001 até 999999 utilizem a cor de preenchimento Azul. A Legenda deve estar previamente cadastrada. Campo habilitado somente se o Tipo de Dado for Numérico, Carácter, Cadastro ou Tabela Auxiliar. (Tamanho do campo: 10 caracteres)

-    Fórmula Excel: : Fórmula a ser utilizada para cálculo. Campo habilitado quando o Tipo do Campo for “Calculado”. Campo desabilitado e sem valor quando o Tipo do Campo for “Digitado” ou “Consulta Principal”. Para a fórmula deve-se utilizar a sintaxe Excel em inglês. Os campos utilizadas na fórmula devem estar entre colchetes “[]”. A sintaxe da fórmula deve ser válida. (Tamanho do campo: 500 caracteres).

Para a fórmula é possível configurar cálculos simples com as variáveis, por exemplo, para a variável “Soma das Variáveis P1 e P2”:

[P1]+[P2]

Também é possível realizar cálculos mais complexos utilizando a sintaxe das fórmulas de Excel, para referenciar outras variáveis, estas devem ser colocadas entre colchetes ‘[]’.  Exemplo de fórmula:

IF( TIME(HOUR(NOW());MINUTE(NOW());SECOND(NOW())) > TIME(18;0;0) ; TODAY()+1 ; TODAY() )

Demais Funcionalidades:

-    Ao Salvar um campo como não visível e o mesmo esteja referenciado nas abas Grupo de Campos e/ou Totalizador será emitida mensagem de erro e o registro não será salvo.