Objetivo: Informar e configurar os filtros que poderão ser utilizados para o Processo Agrícola Personalizado.

Demais funcionalidades:

-    A ordem em que os filtros serão apresentados ao usuário pode ser definida através dos botões .

Campos Obrigatórios:

-    Código: Código de identificação do filtro. Exemplo: DATAI, para o filtro Data Inicial. O código do filtro é utilizado entre colchetes para fazer referência no Comando SQL (condição). O usuário deve informar um código diferente para cada Filtro do Processo Agrícola. O campo deve ser formado apenas por letras e/ou números e/ou o caractere especial _ (underline). (Tamanho do campo: 10 caracteres).

-    Descrição: Descrição do Filtro. É a descrição que será apresentada ao usuário para aplicar o filtro na execução Processo Agrícola. O usuário deve informar uma Descrição diferente para cada Filtro do Processo Agrícola. (Tamanho do campo: 30 caracteres).

-    Tipo: Indica qual o Tipo de Dado do Filtro.

-    Tamanho: Indica o tamanho máximo para o Filtro. Campo habilitado e obrigatório somente quando o tipo de dado é Caracter ou Numérico, e o filtro não está relacionado a Cadastro. Se o tipo de dado é numérico, o tamanho representa o número de dígitos da parte inteira. (Tamanho do campo: 3 inteiros)

-    Decimais: Indica o número de decimais para o filtro. Campo habilitado somente quando o tipo é Numérico e o mesmo não está relacionado a cadastro. O campo aceita valores maiores ou igual a 0 (zero) e menores ou igual a 6 (seis). (Tamanho do campo: 1 inteiro)

-    Valor Padrão: Tipo do Valor Padrão a ser utilizado pelo filtro. Opções:

-    Obrigatório: Indica se o filtro é obrigatório. Quando marcado indica que é obrigatório.

-    Visível: Indica se o filtro é visível. Quando marcado indica que é visível e o campo “Habilitado” fica habilitado, caso contrário o campo “Habilitado” fica desabilitado.

-    Habilitado: Indica se o filtro fica habilitado. Quando marcado indica que fica Habilitado. O campo “Habilitado” somente fica habilitado se o filtro for Visível. Quando o campo Habilitado está desmarcado o campo Obrigatório fica desabilitado e desmarcado.

Demais Campos:

-    Cadastro: Indica o cadastro relacionado ao filtro (se aplicável). Quando informado que o filtro está associado a um cadastro, na execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.

Cadastros disponíveis:

-    O campo Tabela Auxiliar será de preenchimento obrigatório quando no campo Cadastro for delimitada a opção “Tabela Auxiliar”. (Tamanho do campo: 10 caracteres)

-    Consulta para Filtro: Indicador cujo o Tipo de Resultado é “Consulta para Filtro”. O Indicador do tipo “Consulta para Filtro” deve estar previamente cadastrado. Quando informado que o filtro está associado a um Indicador do tipo “Consulta para Filtro”, na tela de execução do Processo Agrícola será disponível uma caixa de diálogo (pop up) para o usuário selecionar o registro a ser filtrado. Campo habilitado somente quando o filtro não está relacionado a Cadastro. (Tamanho do campo: 10 caracteres).

-    Comando SQL (condição): Comando SQL utilizado para aplicar o filtro. Os comandos WHERE e AND serão colocados automaticamente em tempo de execução, ou seja, não é necessário ser informado nesse campo. Para realizar referência ao Filtro é necessário informá-lo com seu código entre colchetes, por exemplo, para aplicar o filtro “Data Inicial” que possui o código “DATAI” comparando com o campo “DT_OPERACAO” da consulta informe: “DT_OPERACAO >= [DATAI]”. Se o filtro não for obrigatório e na execução do Processo Agrícola o mesmo também não for informado, o comando SQL (condição) não será incluído na consulta. (Tamanho do campo: 250 caracteres).

-    Valor padrão (fórmula): Valor padrão para o filtro. O valor padrão pode ser definido através de fórmula, onde é possível utilizar fórmula para obter a Unidade Administrativa Corrente, Data Atual, Data Atual – 30 dias, texto qualquer e etc.

Exemplo de sintaxe permitida:

Data Inicial: TODAY()-30

Data Final: TODAY()