Após criar os movimentos no módulo de faturamento, deve-se executar o processo "Enviar NFS-e", disponível na seção de Notas Fiscais Eletrônicas Municipais.
Esse processo irá gerar as NFS-e correspondentes aos movimentos filtrados e enviá-las ao TSS. As notas transmitidas serão identificadas pelo status "Geração de Arquivo TXT Pendente" na seção de Notas Fiscais Eletrônicas Municipais.
Após enviar as NFS-e ao TSS, é possível selecionar os registros das NFS-e que foram enviadas e executar o processo "Gerar Arquivo TXT".
Após a geração do arquivo, caso seja bem-sucedida, a nota terá seu status alterado para "Pendente". Esse processo possibilita que as notas previamente enviadas ao TSS sejam convertidas em arquivo TXT no formato exigido pela Prefeitura.
Como a prefeitura não oferece interação direta via WebServices, após a geração dos arquivos TXT, estes devem ser importados manualmente no website da prefeitura.
Após a importação bem-sucedida dos arquivos, a prefeitura gerará arquivos de retorno que devem ser importados de volta no ERP.
Após obter os arquivos de retorno do website da prefeitura, o usuário deverá selecionar os registros de NFS-e pendentes e executar o processo "Consultar Autorização/Cancelamento".
Durante esse processo, o sistema solicitará ao usuário que informe o nome do arquivo de retorno gerado pela prefeitura ou assuma o nome padrão (Retorno.txt).
As notas que forem autorizadas pela prefeitura terão seu status alterado para "Autorizada".
As notas que forem rejeitadas pela prefeitura terão seu status alterado para "Rejeitada" e poderão ser corrigidas e reenviadas para uma nova validação.
Para que a NFS-e seja cancelada, ela deve estar com o status "Autorizada".
Para solicitar o cancelamento, o usuário deve executar o processo "Cancelar NFS-e", disponível na seção de Notas Fiscais Eletrônicas Municipais.
Após a conclusão bem-sucedida do processo de cancelamento, a NFS-e terá seu status alterado para "Geração de Arquivo TXT Pendente".
Posteriormente, o usuário deverá executar novamente o processo "Gerar Arquivo TXT" para que o TSS gere um novo arquivo contendo os dados do cancelamento. Esse novo arquivo deverá ser importado no website da prefeitura.
Após obter os arquivos de retorno do website da prefeitura, deve-se selecionar os registros de NFS-e pendentes e executar o processo "Consultar Autorização/Cancelamento".
Durante este processo, será solicitado que o usuário informe o nome do arquivo de retorno gerado pela prefeitura ou assuma o nome padrão (Retorno.txt).
As notas cujo cancelamento seja aceito pela prefeitura terão seu status alterado para "Cancelado".
As notas que forem rejeitadas pela prefeitura terão seu status alterado para "Autorizada".
O TSS pode ser configurado pelo parâmetro Tipo FTP que informa qual método de transferência de arquivo será usado.