Campos Livres 1/2
Editar Campo Livre 1, 2, 3: O sistema permite a utilização de 3 (três) campos livre para cada tipo de movimento. Marque aquele(s) que deseja utilizar. Confirmando a utilização, os campos seguintes serão habilitados para que informe:
Nome: Informe o nome que o sistema deverá assumir para o campo indicado.
Valor Default: Informe o valor default para o campo livre, o valor aqui informado sempre preencherá o campo, porém poderá ser alterado. Este campo é alfanumérico.
Observação: Utilize os campos livres quando achar necessário informar para o Tipo de Movimento, dados adicionais.
Editar Mensagem 1, 2: O sistema permite a utilização de até 2(duas) mensagens para cada tipo de movimento, estas poderão ser impressas na nota, ou em qualquer outro relatório. Marque o campo se desejar informar uma mensagem para o tipo de movimento, feito isso, o campo seguinte "Mensagem Default" será habilitado para que informe, se desejar, uma mensagem que já deverá estar cadastrada em Cadastro/Tabelas Auxiliares/Mensagem, como default.
Observação: Através deste botão será possível visualizar a descrição da mensagem no movimento. Este somente estará disponível se os campos 'Editar Mensagem 1' e 'Editar Mensagem 2' estiverem parametrizados.
Editar Observação: Marque esta opção, se desejar editar o campo "Observação" no tipo de movimento, feito isso, informe no próximo campo uma observação default.
Editar Classificação do Movimento: Marque esta opção se deseja classificar o movimento de acordo com a tabela cadastrada através do menu Cadastro | Tabelas Auxiliares | Classificações de Movimento .
Observações:
Campos Livres 2/2
Edição de Histórico:
Observação: No caso de nota fiscal de devolução o sistema só vai copiar o histórico dos itens da nota fiscal se no campo "Usar Devolução" estiver setado como "Usar devolução de Vários Movimentos".
Edita obrigatoriamente: Caso este esteja configurado como obrigatório e não seja preenchido no momento de alguma edição ou inclusão de movimentos deste tipo, no momento de salvar, o sistema informará ao usuário que o preenchimento do campo histórico é obrigatório.
Tipo de Histórico:
Observações: Após a definição de utilização de histórico "Longo", não será possível o retorno à opção para histórico "Curto", já a alteração do histórico curto para o longo é possível, portanto, aconselhamos primeiro definir o trabalho utilizando o histórico curto, se posteriormente houver necessidade de se informar para o movimento, históricos com mais de 255 dígitos, isto poderá ser revertido. A utilização de histórico curto ocupará menos espaço em sua base de dados. Os campos desta pasta, que forem confirmados a utilização, estarão no movimento, na pasta Observações.
Copiar mensagem para Histórico: Se esta opção estiver marcada e algum campo, como por exemplo, desconto, despesas, frete, etc., estiver com uma mensagem indicada como default, estas serão todas transportadas para o campo Histórico do movimento.