Índice


Nesta sessão listamos as novidades e correções que estão disponíveis em nosso ambiente de homologação (customerfi.com) que em breve estarão aplicadas no ambiente de produção.

Como identificar a versão atual do fluig Identity?

Para identificar a versão do fluig Identity, é necessário estar autenticado na ferramenta. A versão atual está listada no rodapé das páginas do fluig Identity junto ao link para acesso ao Release Notes.

A versão indica o número do build gerado em nosso mecanismo de liberação contínua. Por exemplo: release-247, indica a liberação 247 do ambiente de homologação.

O suporte ao SmartSync para Linux e para o padrão OpenLDAP será descontinuado em breve. Orientamos os clientes a iniciarem a migração do SmartSync para servidores Windows com Active Directory para continuar usufruindo da integração com o fluig Identity.


Janeiro 2019


release-90

Disponível em  

Correções


release-89

Disponível em  

Correções


Dezembro 2018


release-88

Monitore o contexto da sua empresa com os novos relatórios

O mais novo recurso do fluig Identity oferece ao administrador do contexto quatro relatórios para monitorar a utilização e o acesso aos dados da empresa.

Cada relatório oferece dados específicos como o endereço IP de origem, localização, data e hora e endereço de e-mail para que o administrador possa acompanhar e rastrear as atividades realizadas pelos usuários na empresa.

Além disso, os relatórios contam com uma opção para exportá-los em um arquivo no formato CSV para que o administrador possa encaminhá-los a quem desejar.

Confira hoje mesmo a opção Relatórios no menu principal do Identity!


Novembro 2018


release-87

Disponível em  

Correções

O domínio da empresa no fluig Identity é informado nos campos SSOProfileStoreRestUrl e UserStoreRestUrl. Por exemplo, https://suaempresa.fluigidentity.com.


Outubro 2018


 release-86

Disponível em  

Correções


Agosto 2018


release-85

Disponível em  

Correções


release-84

Disponível em  

Correções


release-83

Disponível em  

Correções


Julho 2018


release-82

Disponível em  

Melhorias de infraestrutura para tornar o fluig Identity ainda mais resiliente

A partir de agora o fluig Identity passa a ser hospedado em uma estrutura de contêineres, o que representa uma grande evolução na arquitetura da ferramenta e proporcionará melhorias de estabilidade e escalabilidade, beneficiando os nossos clientes e usuários.


release-80

Disponível em  

Correções


release-76

Disponível em  

Correções


Junho 2018


release-69

Disponível em  

Correções


release-66

Disponível em  

Correções


release-64

Disponível em  

Correções


Maio 2018


release-56

Disponível em  

Correções

Usuários com dados corrompidos e que não possam ser importados durante o processo de aceite serão movidos para a lista de Rejeitados.


release-54

Disponível em  

Renove facilmente o certificado SAML do seu contexto no fluig Identity

Todo contexto criado no fluig Identity possui um certificado SAML que é utilizado no processo de autorização dos usuários com aplicações que suportam esse protocolo. Após um determinado período, o certificado SAML expira e deve ser renovado pelo administrador do contexto.

Contextos criados no fluig Identity antes dessa atualização possuem certificados com validade de 5 anos. Contextos criados a partir de agora receberão certificados válidos por 10 anos.

Para simplificar esse processo, a seção Certificado SAML da página de Segurança agora exibe a data de criação ou renovação do certificado e a data de expiração. Além disso, o administrador poderá renovar rapidamente o certificado SAML por um período de 10 anos através da opção Renovar certificado.

Após a renovação do certificado, é necessário atualizá-lo nas aplicações SAML integradas ao Identity, como o fluig, Zendesk e ERPs TOTVS, para garantir a continuidade do acesso dos usuários.

Acesse o guia "O certificado SAML do contexto vai expirar. Como fazer a renovação?" para saber como proceder quando o certificado SAML do seu contexto estiver prestes a perder a validade.


release-52

Disponível  

Itens depreciados


Abril 2018


release-49

Disponível em  

Correções


release-48

Disponível em   

Correções


release-45

Disponível em  

Um novo design para a tela de login

A era Snowflake chegou ao fim no fluig Identity. Bem vindo à atualização fluig Waterdrop! Para acompanhar as novidades da plataforma fluig, a tela de login do Identity ganhou uma cara nova, super clean.


Março 2018


release-39

Disponível em  

Correções

Essa correção é compatível apenas com a Atualização Waterdrop (1.6.4) ou superior da plataforma fluig.


release-033

Disponível em  

Correções


Janeiro 2018


release-18

Disponível em  

Correções


2017


release-283

Disponível em  

Correções


release-281

Disponível em  

Correções


release-270

Disponível em   

Correções


release-267

Disponível em  

Correções


release-266

Disponível em  

Mais proteção para a sua empresa com a Autenticação Multifator + aplicativo safe id

A autenticação multifator (do inglês Multi-Factor Authentication ou MFA) é um método de segurança que pretende garantir que apenas o dono da conta possa acessá-la, mesmo que outro indivíduo venha a descobrir a senha. No fluig Identity, essa validação ocorre com o apoio do novo aplicativo safe id para iPhone e Android.

Para configurar, é só baixar o safe id da loja do seu smartphone, escanear o código fornecido pelo fluig Identity e pronto! O acesso à empresa estará protegido por uma camada adicional de segurança, mas continuará extremamente simples: o fluig Identity irá solicitar o token gerado pelo safe id durante o login, logo após o e-mail e senha.

Basta informar o token exibido pelo app e o acesso será liberado. Apenas o usuário tem a posse do aparelho, portanto somente ele saberá qual é o token. (piscar o olho)

Consulte as documentações do Aplicativo safe id e Multi-Factor Authentication em que explicamos passo a passo como ativar e configurar a autenticação multifator na sua empresa e nas contas dos usuários.


Acessar o Identity e fazer a gestão dos usuários nunca mais será igual!

Complementando a chegada da autenticação multifator, duas importantes páginas do fluig Identity ganharam um novo visual, mais moderno, simplificado e muito mais bonito: Login e Gerenciar Usuário.


A nova tela de Login não apenas está de cara nova, como também está bem mais rápida que a anterior! A redução no tempo de carregamento entre o servidor e o navegador chega a 50%, enquanto a exibição dos elementos da página está até 27% mais ágil.


A página Gerenciar Usuário mantém todos os recursos do design anterior, mas reorganizados de uma forma mais acessível e fácil de usar - além de uma nova opção para redefinir a configuração MFA da conta.

Dá uma olhada nesse design! Não ficou incrível?

Correções


release-264

Disponível em  

Correções


release-260

Disponível em  

Correções


release-247

Disponível em  

SmartSync 4.1.1: Consumo de memória muito mais eficiente

O novo SmartSync 4.1.1 chegou para aliviar a pressão sobre o uso de memória do seu servidor. Com essa atualização, a importação de grandes quantidades de usuários ou grupos do Active Directory para o fluig Identity consumirá até 18 vezes menos memória RAM em relação à versão anterior da ferramenta.

No cenário abaixo, o SmartSync está fazendo a importação de 5000 usuários + 1400 grupos com 500 usuários cada do Active Directory e é possível observar a drástica diferença no consumo de memória entre as versões 3.0.7 e 4.1.1:






Reimportação de contas do diretório LDAP com apenas um clique

Além da melhoria em performance, o SmartSync 4.1.1 dispõe de um novo recurso para reimportação de usuários e grupos do diretório LDAP através do botão Reimport All.

Esta opção pode ser útil em várias situações, por exemplo, caso algum usuário cadastrado no AD não tenha sido importado no fluig Identity, o administrador pode usar este botão para forçar uma nova sincronização de usuários.


master-107

Disponível em  

Correções


master-106

Disponível em  

Correções


master-104

Disponível em  

Gerenciamento de usuários renovado

Atendendo a pedidos, a página Gerenciar Usuários recebeu melhorias visuais e ajustes por baixo dos panos que irão aprimorar a gestão dos usuários da sua empresa no fluig Identity.

O tempo de carregamento da lista de usuários foi reduzido, especialmente em empresas com grandes quantidades de usuários, os filtros da página foram aperfeiçoados, e uma nova coluna com a função da conta (Usuário Básico ou Administrador) foi incluída para facilitar a visualização desta informação.

Se o recurso de segurança por imagens secretas for utilizado em sua empresa, fique atento: o botão Desbloquear, que era exibido após o número de tentativas erradas ser atingido, agora é apresentado na página individual dos usuários.


Correções


master-99

Disponível em

Novos aplicativos do tipo GoodData tornam a integração com fluig Analytics e o TOTVS Analytics extremamente simples

Para tornar a configuração do acesso ao fluig Analytics e TOTVS Analytics muito, mas muito mais fácil, disponibilizamos uma nova categoria de aplicativos no fluig Identity específica para integrações com o serviço GoodData. Basta informar o código do projeto Analytics fornecido pelo fluig (ou pela TOTVS), aguardar a validação e salvar!

A criação dos usuários no projeto Analytics também pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Identity. É só atribuir os usuários e grupos desejados ao aplicativo e cuidamos da criação e da associação ao projeto pra você de forma automática, rápida e eficiente.











Não deixe de acessar a página Aplicativos GoodData para conhecer os requisitos e saber como configurar e utilizar este novo tipo de aplicativo.


Entre sem convite: ativação de usuários importados do Active Directory agora é instantânea

Para agilizar a ativação dos usuários sincronizados do Active Directory e tornar todo o processo de cadastro no fluig Identity mais eficiente, enxugamos o fluxo entre a importação e o primeiro acesso dos usuários ao contexto.

A partir de agora, no momento em que o administrador do contexto no fluig Identity aceitar um usuário importado, o status deste usuário torna-se imediatamente Ativo, e não mais Convidado.

Os dias de esperar o recebimento de e-mails, acessar links para autenticação e vasculhar a caixa de entrada por convites ficaram no passado.

Esta regra também é válida para ambiente integrados ao OpenLDAP.


Correções


Itens depreciados


master-72

Disponível em  

Mais segurança e flexibilidade com a configuração de proxy no SmartSync

Servidores Proxy são amplamente utilizados em ambientes corporativos com o objetivo de aumentar o controle e segurança da rede dentro de uma organização. Para auxiliar nessa tarefa, a partir da atualização 3.0.7 o SmartSync permitirá que o administrador defina as configurações de proxy que serão utilizadas pela aplicação para conectar-se ao AD Sync.

Esta novidade garante mais flexibilidade ao administrador que, por exemplo, deseje criar regras específicas para o SmartSync dentro do proxy da rede.

Clique aqui e saiba como atualizar a sua instalação.


  • SystemDefault: Esta opção indica que as configurações de proxy do sistema operacional devem ser utilizadas pelo SmartSync para conexão com o AD Sync.



  • CustomProxy: Esta opção permite que o administrador configure manualmente os dados do proxy através dos campos Host, Port, Username e Password. Caso o proxy não exija autenticação, os campos Username e Password devem ser deixados em branco.



  • NoProxy: Esta opção define que o SmartSync deve tentar conectar-se diretamente ao AD Sync sem passar por um proxy.


O AD Sync é o serviço responsável pela sincronização do fluig Identity com o Active Directory. O endereço do AD Sync varia conforme o ambiente utilizado, ou seja, no ambiente de produção é https://app.fluigidentity.com/adsync enquanto no ambiente de homologação é https://app.customerfi.com/adsync.


master-70

Disponível em  

Correções


master-66

Disponível em  

Acompanhe as empresas associadas com os relatórios de Parceiros

Os parceiros fluig Identity agora podem extrair relatórios sobre as empresas associadas com detalhes a respeito das licenças atribuídas a aplicativos, como o status, responsáveis e as datas em que foram realizadas alterações. Saiba mais acessando a documentação de Parceiros.


Correções

  1. O usuário autenticou-se em uma empresa com senha pessoal → Tenta acessar outra empresa, que não permite o uso da senha pessoal → Deverá informar a senha do Active Directory.
  2. O usuário autenticou-se em uma empresa com senha do Active Directory →  Tenta acessar outra empresa → Deverá informar a senha pessoal (se a empresa permitir) ou a senha do Active Directory da empresa que gostaria de acessar.
  3. O usuário autenticou-se em uma empresa com senha pessoal → Tenta acessar outra empresa, que permite o uso da senha pessoal → Acesso imediato, sem a necessidade de informar novamente a senha.

Para alternar entre contextos no fluig Identity, é obrigatória a utilização do botão de seleção de empresas localizado no canto superior direito das páginas, pois a troca diretamente através da URL informada na barra de endereço do navegador não é mais suportada. Esta mudança se deve a um aprimoramento na segurança da ferramenta, que visa garantir o acesso do usuário apenas ao domínio no qual está autenticado.

Veja um exemplo deste comportamento nesta FAQ.


master-62

Disponível em  

Correções


master-61

Disponível em  

Gerenciamento de licenças e credenciais no aplicativo do fluig

As novas abas Credenciais OAuth 2.0 e Licença disponíveis no aplicativo global Fluig oferecem a parceiros selecionados a oportunidade de gerenciar as chaves de autenticação OAuth e o licenciamento de seus clientes de forma simples e rápida.

Caso você já utilize o aplicativo Fluig em seu contexto no fluig Identity, não se preocupe: nada muda na forma como o fluig controla as licenças da sua aplicação. Esse recurso só é válido para as novas licenças adquiridas junto a parceiros específicos e não terá impacto para clientes que já usufruem da integração.


master-56

Disponível em  

Correções


master-55

Disponível em  

Correções


master-51

Disponível em  

Controle o acesso externo ao seu contexto no fluig Identity

Para complementar a segurança dos contextos no fluig Identity, está disponível o novo Filtro de Acesso por IPs Externos. Este recurso permite que os administradores definam endereços e/ou faixas de IPs externos confiáveis, liberando o acesso ao contexto apenas a partir destes locais. Todos os demais acessos oriundos de endereços IP não cadastrados pelo administrador serão bloqueados.

Saiba como configurar e habilitar esse recurso acessando a documentação Filtro de Acesso por IPs Externos.


Gerencie as notificações enviadas pelo recurso de redefinição de senha por imagem

O recurso de redefinição de senhas por imagem agora permite configurar quando uma notificação será enviada por e-mail caso o usuário falhe ao tentar redefinir a senha. Para saber mais sobre este recurso e configuração, acesse Habilitar e Configurar o Serviço.


Correções


master-49

Disponível em  

Correções


release-113

Disponível em  

Correções


release-108

Disponível em

Comunicação nas nuvens: novo servidor de e-mails garante segurança e confiabilidade

A partir desta release, as mensagens de e-mail enviadas pelo fluig Identity serão gerenciadas por um novo servidor de e-mails. Essa mudança visa garantir maior agilidade, estabilidade e segurança para os administradores e usuários da plataforma durante a utilização de recursos como o envio de convites e a recuperação de senhas.

Correções


release-103

Disponível em  

Destaques


Correções

Caso a situação descrita acima ocorra na empresa, o administrador poderá ajustar o nome e o sobrenome através da página de gerenciamento do usuário.


release-98

Disponível em

Destaques

Correções


2016

release-81

Disponível em  

Correções


release-72

Disponível em  

Destaques


Correções


<script>
	$("b:contains('oculto')").parent().parent().hide();
</script>


release-xx

Disponível em

Melhorias de infraestrutura para tornar o fluig Identity ainda mais resiliente

A partir de agora o fluig Identity passa a ser hospedado em uma estrutura de contêineres, o que representa uma grande evolução na arquitetura da ferramenta e proporcionará melhorias de estabilidade e escalabilidade, beneficiando os nossos clientes e usuários.