Mensagem de alerta: "Não foi possível efetuar a consulta do status do cliente no SEFAZ!".

Produto:

Servidor NF-e

Versão:29

Ocorrência:

#dica: A mensagem de alerta "Não foi possível efetuar a consulta do status do cliente no SEFAZ!" é apresentada quando o parâmetro 2675 - Validar cadastro de cliente na Sefaz da rotina 132 - Parâmetros da Presidência está marcado para validar o cliente no pedido e este serviço da SEFAZ está fora do ar. Você pode optar por Sim ao salvar o pedido na 316 - Digitar pedido de venda, confirmará a gravação do pedido sem validar o cliente na SEFAZ , ou se escolher Não, a digitação do pedido será interrompida.

Passo a passo:

A mensagem de alerta "Não foi possível efetuar a consulta do status do cliente no SEFAZ!" é apresentada quando o parâmetro 2675 - Validar cadastro de cliente na Sefaz da rotina 132 - Parâmetros da Presidência está marcado para validar o cliente no pedido e este serviço da SEFAZ está fora do ar.

A validação no ato do pedido é um serviço que todas as SEFAZ possuem, o servidor NF-e do Winthor faz uma consulta na SEFAZ com os dados do seu cliente e verifica se ele está com o cadastro regular ou não antes mesmo de gerar o pedido.

Esta validação não é realizada quando este serviço estiver fora do ar e isso pode acontecer mesmo quando as notas estiverem aprovando normalmente. Os serviços de validação de contribuintes e de validação de notas utilizam links diferentes e são independentes um do outro, por isso é possível que apenas um deles fique com problema. Então você pode optar por Sim ao salvar o pedido na 316 - Digitar pedido de venda, confirmará a gravação do pedido sem validar o cliente na SEFAZ , ou se escolher Não, a digitação do pedido será interrompida.

Para utilizar esta validação marque uma das opções do parâmetro 2675 - Validar cadastro de cliente na Sefaz da rotina 132.

Para mais detalhes sobre a configuração de validação do cliente no pedido acesse este tutorial: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=118885311

Pode ocorrer a denegação da nota pela SEFAZ se você selecionar a opção Sim e o cliente estiver com alguma pendência na SEFAZ. Neste caso, a nota será rejeitada com o código de rejeição 302 - Irregularidade fiscal do destinatário. Se isso acontecer, você deve cancelar a nota e informar ao cliente que a SEFAZ não permitiu a conclusão da operação e que ele deve procurar a SEFAZ da mesma forma que faria se a rotina 316 informasse que o cliente está irregular na SEFAZ.

Para mais informações sobre a rejeição 302 por favor acesse este tutorial: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=194512190

Observações:

Entendemos que o processo de validação do cliente no momento de fazer o pedido é importante para não montar a carga com uma nota denegada e precisar descarregar parte dos produtos, mas quando o serviço ficar fora do ar ou intermitente será necessário aguardar a aprovação das notas até que a SEFAZ volte a normalidade.










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