Documento em construção....

Implementado a funcionalidade onde permite que os professores possam trocar mensagens diretas com alunos/responsáveis e vice-versa. Com o objetivo em facilitar a comunicação entre as pessoas que fazem parte da instituição de Ensino, onde a comunicação rápida e simultânea se torna indispensável.

O envio de mensagem é classificado por perfil, onde a IE, poderá definir para qual perfil de usuários que o professor poderá enviar as Mensagens/Comunicados.

Para habilitar a funcionalidade, é necessário conceder a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais 


Ao logar no app eduCONNECT, será habilitado o ícone: Mensagens.


Imagem

O envio de mensagens, possuem dois tipos:

1 - Mensagens pessoais: São envios e recebimentos de mensagens com apenas um usuário.

2 - Comunicado: São envio de mensagens para um grupo de usuários (mais de um usuário)

Processo de envio de mensagens:

Para o envio de Mensagens pessoais e/ou Comunicado, o usuário deverá acessar o app, clicar sobre o ícone Mensagens , onde será habilitado o botão: Nova Mensagem.

O usuário será redirecionado para uma nova tela, onde serão listados o filtro de usuários (o filtro são listados mediante a permissões de envio de mensagens **).

** Exemplo: Se o professor tem a permissão de enviar mensagem apenas para Alunos e Responsáveis Financeiros, será listado apenas o filtro para os Alunos e Responsáveis Financeiros.



imagens



Mensagens pessoais, são envios e recebimentos de mensagens com apenas um usuário.

Exemplo: Professor José para o Aluno João

Processo de envio de mensagens:

O professor poderá enviar a mensagem para um usuário, onde a partir do painel de mensagens, ao selecionar um usuário, são exibidas as conversas/mensagens com aquele usuário. Caso o usuário seja um professor, ele poderá enviar novas mensagens se tiver permissão., caso o usuário seja aluno ou responsável, ele somente visualizará as mensagens enviadas a ele. Além disso, nessa interface deve ainda é possível apagar as mensagens que são exibidas ao usuário.

Quando o usuário destinatário visualizar as mensagens, ao lado do nome do destinatário está destacado com um V .

Comunicado são envios de mensagens para mais de um usuário, sendo ele aluno, professor, responsável acadêmico e responsável financeiro.

Exemplos: 

              1) Professor José para a Turma DIR01-2018

              2) Professor José para a os Alunos José e da Maria

              3) Professor João para a os Pai do José e da Maria

Processo de envio de Comunicados:


O professor poderá enviar a mensagem para vários usuários, onde a partir do painel de Comunicado o mesmo poderá visualizar a lista de possíveis destinatários através do ícone .

Para o envio do comunicado, o professor deverá informar o Assunto e o texto do comunicado.

Em seguida, basta clicar no botão: Enviar mensagem.

Após o envio, o app, irá exibir o Comunicado enviado com a data e hora do envio e a relação dos destinatários.

Ainda nessa tela, o professor poderá enviar um novo texto aproveitando o Assunto e a lista de destinatários, basta o mesmo clicar em novo comunicado.

As mensagens pessoais e os Comunicados, estarão visíveis no menu: Mensagens.

Ainda nessa tela, o professor poderá realizar a busca, sendo por: Nome, Assunto e texto da mensagem.Basta o usuário digitar a palavra (com no mínimo 5 caracteres) no campo Buscar imagem.

Para otimizar a visualização das mensagens na timeline, o usuário poderá excluir as mensagens, sejam elas: Histórico de conversas, conversas pontuais e Comunicados.

Para exclusão, basta o usuário selecionar a mensagem e clicar no botão excluir imagem

A exclusão das mensagens serão apenas para o usuário logado.