Este modulo consiste em calcular a previsão de custo da folha de pagamento, envolvendo todos os movimentos futuros: Folha Mensal, Férias, 13º Salário, Encargos Sociais e de Provisões, além de estipular previsões de Admissões, Demissões, Transferências e projetar reajustes salariais.
 
Para criar um orçamento, o usuário deverá ter conhecimento de alguns parâmetros essenciais para execução do orçamento:
·         Intervalo de Competências (mês e ano inicial / me e ano final);
·         Lotação de Pessoal – é o agrupamento previamente parametrizado que listará os funcionários, cadastrados na coligada, que serão elegíveis ao cálculo do orçamento;

A partir da versão 12.1.25 algumas modificações foram implementadas no módulo de orçamento.


O primeiro passo, ao incluir o orçamento, é definir Código do Orçamento, Descrição, Competência (intervalo inicial / final), e a Lotação de Pessoal.
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos a Manutenção da Lotação:

O usuário deverá informar o campo Código de Perfil que foi previamente cadastrado no módulo "Perfil de Admissão" ou informar a Chapa base e então o sistema irá carregar os parâmetros da vaga.
 

Existe neste menu a opção de executar a funcionalidade sugerir. Bastando o usuário informar a quantidade de funcionários a serem transferidos, o sistema irá apresentar a seleção dos funcionários.
 

O usuário deverá informar nova Coligada ou Seção, e parametrizar os motivos de transferências, nova função, salário, jornada e horário.
Existe neste menu a opção de executar a funcionalidade sugerir. Bastando o usuário informar a quantidade de funcionários a serem transferidos, o sistema irá apresentar a seleção dos funcionários.
Observação:
Somente será possível fazer transferência para coligadas e seções que fazem parte da mesma lotação do orçamento 
O campo Nova Chapa só será habilitado quando selecionarmos uma chapa na seleção de funcionários.
 

Quando incluir parametrização de rescisão do tipo 2, o usuário deverá marcar o parâmetro "Tem Aviso Prévio Indenizado" para calcular Aviso Indenizado, ou não marcar este parâmetro, desta forma o cálculo será realizado considerando "Aviso trabalhado", ou seja, será calculado o Saldo de Salário.
Para parametrizações de rescisão do tipo 4, o usuário poderá optar em marcar o parâmetro "Desconta Aviso Prévio", ou não marcar o parâmetro para que seja calculado apenas o Saldo de Salário.
 

 
 

 
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos a Reajustes:

 
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos à Folha de Pagamento:
 

Primeiro devemos executar o processo de lançamento de eventos do movimento anterior, onde o sistema deverá preencher a grid de valores realizados (competência anteriores calculadas pela folha)
 


 
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos Férias:
 


Se o aumento salarial tivesse sido parametrizado para 01/04/2015, as férias seriam calculadas com o novo salário e não haveria diferença de férias a ser calculada.
 
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos ao 13º salário:
 

 
1)  Pagamento de 1º Parcela com parâmetro "Ajusta 1ª Parcela" marcado ou desmarcado.
2)  Pagamento de 2º Parcela com parâmetro.
        Na parametrização será possível definir "Lança Códigos Fixos" e "Lança Eventos Programados".
Em cada parametrização deverá definir também Competência do Lançamento e período, dia e mês do pagamento.
 
Avançando a tela, são apresentados os menus relativos à Provisões:
 

 
O cálculo de provisões futuras de férias poderá considerar os parâmetros:
- "Permite valores negativos" – Caso o funcionário antecipar o gozo das férias, ou seja, tiver avos negativos, será calculado o valor negativo;
- "Abate o valor de férias no mês" – Considera férias integrais no mês;
- "Abate o valor das diferenças das férias no mês" – Como a diferença de férias considera os funcionários com férias partidas que tiveram aumento salarial no mês subsequente ao do pagamento das férias e somente funcionários com férias integrais no mês são considerados por este parâmetro, o mesmo não estará disponível no orçamento;

O usuário deverá ter conhecimento dos encargos que serão/deverão ser considerados no cálculo do orçamento. Atenção para os encargos: FGTS, INSS empresa, INSS terceiros, INSS segurados, INSS, IRRF.



Processo de Bloqueio/Desbloqueio de revisões de orçamento

Para acessar este processo na tela de Dados de Orlamento | Processos | Bloqueio e Desbloqueio de Revisões

Este processo tem dois grid, o grid superior é responsável por mostrar os orçamentos, os orçamentos são mostrados de acordo com a pesquisa realizada, serão retornados apenas os orçamento que tenham o seu período total dentro das competências pesquisadas. São apresentados o código do orçamento e quantidade de revisões que o orçamento possui, ao clicar no registro de um dos orçamento no grid inferior serão carregados todas as revisões deste orçamento, sendo apresentando também nas colunas | Bloquear Edição | Bloquear cálculo | o estado atual destas permissões, para alterar o estado basta apenas marcar ou desmarcar o respectivo checkbox, após isto basta apenas clicar em executar.

Atenção: Apenas as revisões de um orçamento podem ser alteradas por vez, caso o usuário clique em outro orçamento no grid superior, as alterações feitas serão perdidas.