Documento em construção....

Implementado a funcionalidade onde permite que a comunidade acadêmica possam trocar mensagens com professores, alunos/responsáveis e vice-versa.

Com o objetivo em facilitar a comunicação,  que seja rápida, segura e simultânea.

Para que os usuários tenham acesso ao novo menu, alterar a tag: RequiredSSLMsgPessoal para false no Web.config do educaMobile  

O envio de mensagem é classificado por perfil, onde a IE, poderá definir para qual perfil de usuários que poderão efetuar a troca de Mensagens/Comunicados.

Primeiramente, é necessário que a IE, configure o usuário / senha do Banco de Dados que tenha acesso as tabelas do Educacional.

O código de acesso é criado através do script para habilitar a funcionalidade de Mensagens.

(estrela) Serviços Globais | Segurança | Acesso | Código de Acesso | "eduCONNECT"


Para habilitar a funcionalidade, é necessário conceder a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais 



Ao logar no App eduCONNECT, será habilitado o ícone: Mensagens.



O envio de Mensagens, possuem dois tipos, sendo:

1 - Mensagens pessoais: São envios e recebimentos de mensagens com apenas um usuário.

2 - Comunicado: São envio de mensagens para um grupo de usuários (mais de um usuário).


Apenas o professor/Coordenador terá a opção de enviar um comunicado.

O Aluno/responsáveis poderão enviar mensagens e visualizar os comunicados enviados, se o mesmo estiver na lista de destinatários.

(estrela) Inclusão de Anexo nas Mensagens pessoais / Comunicados

Juntamente com o envio das Mensagens /  Comunicados, o usuário poderá enviar um anexo (Foto ou Documento ).

O usuário deverá parametrizar: Servidor de arquivos, Tamanho máximo do arquivo e a Extensões permitidas, em: Totvs Gestão Educacional | Configurações | Configuração | eduCONNECT | Mensagens Pessoais



O Envio de arquivos (Foto / Documento) está atrelado a cada perfil de envio de mensagens para um grupo de usuários em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar anexo


Caso o usuário seja um professor, ele poderá enviar arquivos se tiver permissão; caso o usuário seja aluno ou responsável, ele somente poderá visualizar os arquivos enviados a ele.

Além de receber os arquivos, o usuário de envio e/ou destinatário, tem a opção de excluir o arquivo.

A exclusão dos arquivos será apenas para o usuário logado.

Para os arquivos com o tipo "Foto", o usuário tem a opção de selecionar mais de uma foto e informar uma legenda para o grupo de fotos a serem enviados.

Juntamente com anexos, o usuário tem a opção de informar uma legenda para o envio das fotos, seguindo a regra: 

Para os documentos, não será possível informar a legenda, uma vez que a descrição do arquivo já possui a descrição necessária para o(s) destinatário(s).

(estrela) Processo de envio das Mensagens / Comunicados

Mensagens pessoais, é a troca de mensagens com apenas um usuário.

Exemplo: Professor José para o Aluno João

Pai Marcos para o Professor José

Processo de envio de mensagens:

O professor poderá enviar a mensagem para um usuário, a partir da timeline 1- Painel de mensagens caso tenha uma conversa iniciada ou selecionar o usuário através da Tmeline 2- Filtro de usuário.

Para o envio das mensagens é necessário que o professor, tenha permissão para o envio de mensagens para o perfil do usuário desejado.

1- Envio de mensagens a partir da timeline de Mensagens

- Acessar o menu: Mensagem;

- Selecionar a pessoa com quem deseja conversar;

- Clicar no botão: Nova Mensagem;

- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.

- Clicar no botão enviar.

(ideia) Execução do processo



2- Envio de mensagens a partir da timeline Filtro de Usuários

- Acessar o menu: Mensagens;

- Clicar no botão: Nova Mensagem;

- Selecione o usuário que deseja enviar a mensagem;

- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.

- Clicar no botão enviar.

(ideia) Execução do processo


Quando o usuário destinatário visualizar as mensagens, ao lado do nome terá o ícone .



Todas as mensagens pessoais, estarão disponíveis na Timeline de Mensagens.

Comunicado são envios de mensagens para mais de um usuário, sendo ele aluno, professor, responsável acadêmico e responsável financeiro.

Exemplos: 

              1) Professor José para a Turma DIR01-2018

              2) Professor José para a os Alunos José e da Maria

              3) Professor João para a os Pai do José e da Maria

Será habilitado visão das turmas do professor seguindo o mesmo critério utilizado atualmente no portal do professor (filtro de turmas do Diário de Classe) para que ele selecione entre as turmas ou alunos/responsáveis específicos.

A visualização das Turmas/disciplinas seguem o mesmo critério do Portal.

  • Se o Período Letivo está encerrado;
  • Se o checkBox: "Exibir no Portal " está habilitado.

A visão é agrupada por turmas, onde serão listados os alunos e os seus responsáveis para que o professor possa selecionar a quem será enviado a mensagem. O professor poderá enviar para uma ou mais turmas, para dois ou mais alunos e/ou responsáveis.

O Filtro do perfil de usuários são listados mediante a permissões de envio de mensagens **.

** Exemplo: Se o professor tem a permissão de enviar mensagem apenas para Alunos e Responsáveis Financeiros, será listado apenas o filtro para os Alunos e Responsáveis Financeiros.

  


Para visualizar a relação das dos usuários da turma/disciplina, basta o professor selecionar a Turma/disciplina correspondente e clicar no ícone: .

Para visualizar os responsáveis do aluno, basta clicar no ícone .

Na tela de filtro de usuários, o professor contará com uma legenda com filtro passível de seleção para otimizar a seleção do tipo de usuários para o envio de mensagens/comunicados..

Exemplo: O professor José, deseja enviar a mensagem apenas para os alunos.

Neste caso, basta o professor selecionar o Perfil Aluno e a Turma/disciplina desejada.

(ideia) Execução do processo

Processo de envio de Comunicados:

O professor poderá enviar a mensagem simultaneamente para vários usuários, onde a partir do painel de Comunicado.

- Acessar o menu: Mensagem;

- Clicar no botão: Nova Mensagem;

- Selecionar o filtro de usuários;

- Selecionar a(s) Turma(s) correspondente para o envio do Comunicado;

- Informar o Assunto e o texto do comunicado;

- Caso queria, visualizar a relação dos possíveis destinatários, basta clicar sobre a Turma em seguida no ícone

- Em seguida, clicar no botão enviar.

(ideia) Execução do processo


Ainda nessa tela, o professor poderá enviar um novo texto aproveitando o título do Assunto do comunicado , basta o mesmo clicar em "Novo comunicado".

(ideia) Execução do processo



As mensagens pessoais e os Comunicados, estarão visíveis no menu: Mensagens.



Ainda nessa tela, o professor poderá realizar a busca, sendo por: Nome, Assunto e Texto da mensagem. Basta o usuário digitar a palavra (com no mínimo 5 caracteres) no campo Buscar.


Para otimizar a visualização das mensagens na Timeline, o usuário poderá excluir as mensagens, sejam elas: Histórico de Conversas, Conversas Pontuais e Comunicados.

Para exclusão, basta o usuário selecionar a mensagem e clicar no botão excluir.


              Exclusão do Comunicado                                                Exclusão da mensagem do Comunicado           

                                        



Exclusão da conversa com o usuário (Mensagem)           Exclusão "pontual" da mensagem como usuário

                                  


A exclusão das mensagens serão apenas para o usuário logado.