Objetivo

Este guia tem o objetivo de apresentar, de maneira resumida, informações sobre o processo de homologação de soluções desenvolvidas por parceiros e disponibilização na fluig Store.

Visão Geral


Após finalizar o desenvolvimento e testes do seu app/componente, é o momento de enviá-lo para o quality assurance (QA). Considerando que o checklist para cada tipo de app já foi implementado conforme este quadro, o próximo passo é adaptar esse app/componente para o QA.

Esse documento é um checklist básico de instruções que você deve seguir para agilizar o processo de QA do seu app. Seguindo essas instruções, a inspeção do seu app pelos analistas será mais fácil e rápida e você terá o resultado para publicá-lo na loja ou fazer os ajustes necessários.

Para quem já é um parceiro fluig Store, acesse o documento completo do check-list de QA no Portal da fluig Store.

Finalizado o processo, o status da aprovação será enviado através de um relatório como anexo no próprio processo.

Somente após passar pela aprovação de QA fluig, a solução desenvolvida estará pronta para ser disponibilizada para venda de licenças na plataforma fluig.


Dúvidas básicas


1. Adequação e clean code

2. Adaptar componente para a fluig Store

Para a fluig Store, padronizamos a estrutura que o componente deve ser desenvolvido, cujo objetivo também é acelerar o processo de QA, além de formatá-los para o download e instalação por meio da plataforma fluig de forma simples e rápida (Item da Store). O componente deve seguir os padrões demonstrados no exemplo Sample Component e seguir as etapas abaixo: 

Para mais detalhes técnicos, acesse o link do componente e leia o README.md.

O Sample Component pode ser simulado como um Item da Store, efetuando o download e instalação de maneira simples e rápida.


3. Fazer o upload do código no git.fluig.com

Assim que o app/componente estiver adaptado para a fluig Store, o próximo passo é subir o código no repositório Git fluig. Nesse momento, você já deverá possuir um repositório exclusivo para o seu app/componente e um usuário e senha. Caso não tenha ainda, por favor entrar em contato através do Portal fluig Store.

Siga essas instruções na ordem ao subir o código:

  1. A partir da master crie uma nova branch. (Fique à vontade para criar o nome. Recomendamos utilizar AAAA-MM-DD, por exemplo: 2018-04-10).

  2. Efetue o checkout dessa nova branch e faça o commit e push do código.

  3. Em seguida, abra um Pull Request dessa branch para a master e selecione alguma pessoa responsável.

4. Documentação técnica

Juntamente com o código solicitamos também uma documentação técnica, contendo informações e detalhes mais técnicos do app/componente. Os itens a seguir são fundamentais:

5. Publicação do app na Store (Vamos vender!)

Após o envio da documentação, o QA do app/componente está apto a iniciar as análises e bateria de testes. Assim que finalizada esta etapa, será enviado o resultado por meio de um relatório, que indicará se o app está aprovado ou não.

Caso aprovado, o app já estará pronto para submissão na fluig Store, faltando apenas pequenos detalhes. Nesta etapa, precisamos fazer o upload do app para o repositório de arquivos. Essa submissão será realizada através de um processo no Portal fluig Store, juntamente do preenchimento de um formulário, com nome, descrição, e-mail de suporte, landing page  e outras informações.

Caso não seja aprovado, o relatório irá detalhar os motivos e quais ajustes deverão ser feitos. Os itens estarão identificados da seguinte maneira:


Confira as principais causas de reprovação de um app:

  • Implementações que não tratam alto volume de dados: usuários, documentos, etc;
  • Funcionamento em ambientes restritos: DMZ, HTTPs, alta disponibilidade, etc;
  • Documentação incompleta;
  • Configurações complexas ou que dificultem/impeçam o uso de app em ambientes cloud;
  • Canais de suporte não documentados;
  • Falta de feedbacks ao usuário durante as operações (o quê, quando, onde?)