Objetivo

Este guia tem o objetivo de apresentar, de maneira resumida, informações sobre o processo de Pré-QA dos apps desenvolvidos pelos parceiros da fluig Store.

Visão Geral


Após finalizar o desenvolvimento e testes do seu app, é o momento de enviá-lo para o quality assurance (QA). Para quem já é um parceiro fluig Store, acesse o documento completo do check-list de QA no Portal da fluig Store.

Porém, antes do envio para o QA de fato, existe essa etapa que chamamos de Pré-QA onde são avaliados alguns pré-requisitos antes mesmo da utilização do app.

Esse documento é um checklist básico de instruções que você deve seguir para agilizar o processo de Pré-QA do seu app. Seguindo corretamente essas instruções, podemos encaminhar o seu app para a etapa final no processo de QA.


Essa etapa de Pré-QA tem como objetivo, verificar itens básicos como código fonte no git.fluig.com(Stash), build do projeto, deploy e ativação no fluig, disponibilidade e fácil acesso a documentação, verificar se o app está consultando o License Server(LS) através do slotId e outros itens.


Itens Avaliados


1. Adequação e clean code

2. Componente adaptado para a fluig Store

Para a fluig Store, padronizamos a estrutura que o componente deve ser desenvolvido, cujo objetivo também é acelerar o processo de QA, além de formatá-los para o download e instalação por meio da plataforma fluig de forma simples e rápida (Itens da Store). O componente deve seguir os padrões demonstrados no exemplo Sample Component e seguir as etapas abaixo: 

O Sample Component pode ser simulado como um app dos Itens da Store, efetuando o download e instalação de maneira simples e rápida. Leia o README.md para verificar os detalhes. Para maiores informações ou dúvida, entre em contato com o pessoal da fluig Store.


3. Fazer o upload do código no git.fluig.com

Assim que o app/componente estiver adaptado para a fluig Store, o próximo passo é subir o código no repositório Git fluig. Nesse momento, você já deverá possuir um repositório exclusivo para o seu app/componente e um usuário e senha. Caso não tenha ainda, por favor entrar em contato através do Portal fluig Store.

Siga essas instruções na ordem ao subir o código:

  1. A partir da master crie uma nova branch. (Fique à vontade para criar o nome. Recomendamos utilizar AAAA-MM-DD, por exemplo: 2018-04-10).

  2. Efetue o checkout dessa nova branch e faça o commit e push do código.

  3. Em seguida, abra um Pull Request dessa branch para a master e selecione alguma pessoa responsável.

4. Documentação

Juntamente com a entrega do app, solicitamos também uma documentação, contendo informações e detalhes da utilização. Os itens a seguir são fundamentais:

5. Envio para o QA

Após a verificação dos itens acima,(que é um processo rápido, em torno de 1 a 2 dias úteis) o app está apto a iniciar as análises do código fonte e os testes exploratórios, que é o QA propriamente dito. Assim que finalizada esta etapa, será enviado o resultado por meio de um relatório, que indicará se o app está aprovado ou não.

Caso aprovado, o app já estará pronto para submissão na fluig Store, faltando apenas pequenos detalhes. Nesta etapa, precisamos fazer o upload do app para o repositório de arquivos. Essa submissão será realizada através de um processo no Portal fluig Store, juntamente do preenchimento de um formulário, com nome, descrição, e-mail de suporte, landing page  e outras informações.

Caso não seja aprovado, o relatório irá detalhar os motivos e quais ajustes deverão ser feitos. Os itens estarão identificados da seguinte maneira:


Confira as principais causas de reprovação de um app:

  • Implementações que não tratam alto volume de dados: usuários, documentos, etc;
  • Funcionamento em ambientes restritos: DMZ, HTTPs, alta disponibilidade, etc;
  • Documentação incompleta;
  • Configurações complexas ou que dificultem/impeçam o uso de app em ambientes cloud;
  • Canais de suporte não documentados;
  • Falta de feedbacks ao usuário durante as operações (o quê, quando, onde?)
  • Validações de campos de formulários, botões e pesquisas

Segue algumas dicas e boas práticas para você ter sucesso na aprovação do seu app:

  • Testes
    • Elabore e crie um Roteiro de Testes para o seu app. Aqui, uma dica de como criar um roteiro para testes de usabilidade.
    • Peça para alguma pessoa, que não seja um desenvolvedor do app, para fazer alguns testes. Geralmente o desenvolvedor fica 'viciado' nos testes e acaba sempre optando pela rota que funciona.
    • Faça testes contemplando todo o ciclo da jornada do usuário. Desde a ação inicial até completar o processo. Repita sempre que possível.
    • Efetue uma instalação do app em um fluig 'zerado'. Para isso, você pode utilizar uma imagem do fluig em Docker. Acesse o tutorial no Portal da fluig Store.
  • Caso utilize metodologia Ágil e o modelo de Sprints, assim que finalizar uma Sprint, marque uma demonstração com a equipe da fluig Store para apresentar a evolução do app. Mesmo que ele não esteja finalizado. Podemos dar sugestões/alterações para o andamento.
  • Se estiver trabalhando com um sistema de controle de versões como Git, utilize o conceito de Pull Requests: assim mais de um desenvolvedor avalia o código criado por um único dev. Isso pode prevenir e diminuir erros no fonte.

Segue um link para as boas práticas de desenvolvimento: https://www.devmedia.com.br/aplicando-boas-praticas-em-todo-o-processo-de-desenvolvimento/34407