Prezados cliente, Bem Vindo !

Versão 12: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22/01/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Versão 11: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22/01/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Clientes Microsiga Protheus


Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, e baixar o pacote do release desejado.


_______________________________________ Versão P12 ____________________________________



_______________________________________ Versão P11 ____________________________________


Atenção: Para clientes que ainda não atualizaram seu ambiente da versão 11 com o pacote liberado no dia 05/01/2016 lembramos que essa atualização é obrigatória e deve ser realizada antes da aplicação da atualização abaixo, a não execução desse procedimento causará colaterais na utilização do produto e entrega do eSocial. ( Link do pacote https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=737434 )



2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Os arquivos acima contém toda a atualização necessária para entrega do eSocial desde o RH Protheus (SIGAGPE), a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:


- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Atualização de Framework (LIB)


Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/



• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :





• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:


• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:


Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:


Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:


Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:



Na tela de criação, dê um nome ao ambiente através do campo Descrição. No campo Ambiente informe o ambiente criado na instalação e a respectiva conexão do Client ao Server (padrão: ambiente = TAF e conexão = TCP):


Clique em OK e verfique se o ambiente foi criado com sucesso:


Selecione o ambiente criado conforme imagem abaixo:


Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:


Informe o usuário e senha do administrador:


Selecione o patch (*.ptm) para aplicação. Observe que o arquivo de extensão .ptm precisa estar em alguma pasta no diretório de instalação do sistema:



Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS

Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?

Para a versão P11, este procedimento deve ser efetuado conforme a seguir: 

  • Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar o compatibilizador RHUPDMOD, para realizar as atualizações/ajustes do ambiente SIGAGPE:

  • Selecione conforme abaixo e <Confirmar> :

  • Clicar no Check Box "Li e Compreendi" e <Confirmar> para completar a execução do compatibilizador:

  • • No final do processamento será apresentado um Log com todos os ajustes realizados no ambiente.


Clientes DATASUL e RM


Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao DATASUL/ RM, e baixar o pacote do release desejado.

2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária de TAF e TSS para entrega do eSocial, a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:

- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


1.1.    Pré-Requisitos

1.1.1. Banco de dados

Para que a instalação do TOTVS Automação Fiscal seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um banco de dados instalado, conforme premissas abaixo:

  • Plataformas homologadas:
    • Para o TAF temos somente os SGBDs MS SQL Server e Oracle.
    • Para o TSS temos somente os SGBDs MS SQL Server e Oracle.
  • Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.

 

1.1.2. Conexão ODBC

A configuração de ODBC é realizada durante a instalação de forma automática.

Não é necessária sua configuração prévia.

1.1.3. Servidor de Licenças

É necessário possuir em mãos os dados de acesso ao seu Servidor de Licenças TOTVS, pois durante a instalação será necessário o preenchimento do endereço e porta deste serviço. Para mais informações sobre o Servidor de Licenças TOTVS acesse TOTVS | License Server 2014.

 

1.2.    Processo de Instalação

Após concluir o download, clique duas vezes no arquivo executável do Instalador do TAF  (TOTVS.PackManager.exe):

 

Será aberto um assistente de instalação, selecione a opção “Realizar nova instalação” e clique no botão “Próximo”

IMPORTANTE A opção de instalação realizará as seguintes operações:

  • Instalação do Protheus.
  • Instalação dos Serviços
  • Configuração do ODBC

 

Selecione o nome de módulo “TAF” e clique em próximo

A instalação do TSS neste momento é opcional, para mais informações clique aqui para verificar a documentação de instalação do TSS.

IMPORTANTE Caso possua uma instalação do TSS uma nova instalação não é necessária, podem manter e realizar a atualização, para mais informações clique [MPDS1] 


Selecione o diretório onde o TAF e/ou TSS serão instalados e clique em “Próximo”


Informe o endereço (IP) do servidor de licença e porta de acesso.


Clique em “Parâmetros da Instalação”

 


Preencha os campos de acordo com as premissas abaixo:

  • Selecione o SGBD: Informe qual o Sistema de Gerenciamento de Banco de dados que será utilizado para o TAF
  • Informar o Nome ou IP do Servidor SQL (Nome da conexão): Informe o alias da instancia do banco de dados que será utilizada para o TAF.
    • Para Oracle, este "Nome da conexão" se refere ao SERVICE_NAME informado na parametrização do tnsnames.ora
  • Informar o Nome do Dabase: Informe o nome do banco de dados do SGBD
  • Informar o Usuário: Informe o usuário de acesso ao Banco de dados.
  • Informar a Senha: Informe a senha de acesso ao Banco de dados.


O Sistema apresenta sugestão de porta para o serviço HTTP (WS) do TAF, clique em próximo.


Clique em OK para confirmar o inicio da instalação.

 


IMPORTANTE: Ao concluir a instalação, você será direcionado à tela de login e na sequência a de seleção de empresa (que neste primeiro momento pode ser uma de teste ou registrar sua empresa real);



Após selecionar “Criar empresa Real"


Preencha os campos de acordo com as premissas abaixo:

  • Em "Grupo de Empresa", digite o código do Grupo de Empresas que criou, o Grupo de Empresas a que esta Filial fará parte (Ex.: 01)
  • Em "Leiaute", defina como serão compostos os caracteres para formar o código da filial. Se o Tamanho for igual a 2, conforme exemplo, o Leiaute poderia ser FF, indicando que o código da filial será composto por 2 caracteres representando o código da filial (F=Filial)
  • Em "Empresa", digite o código da Empresa que criou (Ex.: 01)
  • Em "Unid. Negócio", insira o código que esta Unidade de Negócios terá (Ex.: 01)
  • Em "Filial", insira o código que esta Filial terá (segundo a máscara criada no exemplo, a filial deverá ter 2 dígitos, sendo o primeiro um número entre 0 e 2, e o segundo um número entre 5 e 9. Ex.: 17)

Após confirmar a criação da empresa será executado o assistente do TAF, para maiores detalhes acesse: Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12


 Após selecionar “Criar empresa TESTE" será executado o assistente do TAF, para maiores detalhes acesse: Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12







1.1.    Atualização

Após concluir o download, clique duas vezes no arquivo executável do Instalador do TAF  (TOTVS.PackManager.exe):

 

Tela inicial do instalador, selecione a opção “Atualizar produtos já instalados” e clique no botão “Próximo”

IMPORTANTE A opção de atualização realizará as seguintes operações:

  • Módulo TAF
    • Atualização do Dicionário de dados (UPDDISTR e UPDTAF)
    • Atualização das Tabelas Autocontidas
  • Módulo TSS
    • Atualização de Repositório
    • Atualização de Schemas
    • Atualização de URL

 


 

Selecione o nome de módulo “TAF” e clique em próximo

 

Clique em Parâmetros da Instalação

IMPORTANTE Caso esteja realizando a atualização do TSS o mesmo não aparece na lista para inserção de parametros

 

Informe o usuário e senha de administrador do Protheus e clique em “Ok”


Clique em Próximo para iniciar a atualização.


Clique em OK para confirmar o inicio da instalação

 

      

 

 

 

 






Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!