CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite faturar os documentos de transporte validados eletronicamente via EDI (Eletronic Data Interchange), os quais são disponibilizados pelo cliente que utiliza este processo.

Os arquivos de EDI recebidos são armazenados na base do sistema após executar a rotina de importação possibilitando que esses documentos sejam visualizados e preparados para o faturamento de cobrança.

Por meio deste processo é possível identificar, de forma ágil, quais documentos estão aptos para faturamento, organizar e selecionar quais documentos serão faturados de um determinado cliente. Além disso, este processo visa minimizar a recusa dos faturamentos por parte do cliente antecipando e cruzando informações contidas no EDI de Pré-fatura fornecido pelo cliente com as informações do sistema e assim validar os valores antes da geração da fatura de cobrança.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Perfil do Cliente

Verificar se os campos descritos abaixo já constam no Cadastro Perfil de Cliente e caso não estejam, atualizar o dicionário com o último pacote do portal do cliente. Estes campos permitem configurar algumas regras relacionadas ao processo de Pré-Fatura e a forma de Faturamento por meio desta rotina.

Campos Relacionados à Configuração da Pré-fatura

CamposDescrição
Fat Pré-Fat (DUO_PREFAT)

Permite configurar se um cliente aceita somente faturas geradas a partir de uma Pré-fatura:

  • Sim, todas as faturas deste cliente devem ser geradas obrigatoriamente a partir de uma pré-fatura.
  • Não, o faturamento pode ser feito ou não a partir de uma Pré-fatura.
Aut. Pré Fat (DUO_FATAUT)

Permite configurar se as faturas de um cliente serão geradas automaticamente após a importação do arquivo de Pré-fatura, pelas rotinas do EDI (TMS-Protheus).

Se preenchido com Sim, assim que a tabela de Pré-fatura (DEB) for gravada, o sistema,  automaticamente iniciará o processo de faturamento.

Val. Faturar (DUO_VALFAT)

Permite configurar para o cliente que possui pré-fatura, se o valor a ser faturado será sempre o da pré-fatura ou se será sempre o valor calculado pelo TMS. 

Pode assumir os valores:

1 - Pré-fatura;
2 - Valor do TMS.

Tip. Valores (DUO_TIPTOL)

Permite configurar um tipo de tolerância para divergência de valores, sendo que no mesmo pode ser selecionado:

1 - Percentual;
2 - Valor;
3 - Não Considera.

A análise da diferença de valores será efetuada conhecimento a conhecimento.  

Na opção Não Considera o sistema só permitirá faturar os Conhecimentos cujos valores sejam exatamente iguais entre o valor calculado pelo TMS-Protheus e o Valor informado pelo registro do documento que consta no EDI Pré-fatura. 

Tol. Valores (DUO_VALTOL)

Neste campo pode ser  informado o valor da tolerância e este conteúdo está relacionado com o campo Tip. valores.

Exemplo de Utilização

  • Se o tipo de tolerância é Valor, o valor da tolerância é R$ 0,50.
  • Contudo, se o tipo de tolerância é %, o valor da tolerância é 0,50%.
  • Se o tipo de tolerância estiver preenchido com Não Considera, este campo não deve ser preenchido e o sistema considera que os valores devem ser exatos.
Ger Qtd Fat (DUO_QBRPRF)

Permite configurar se um cliente aceita que sejam geradas várias faturas para uma única pré-fatura, conforme detalhes:

  • Não: o sistema somente gerará a Fatura quando a Pré-fatura estiver com todos os documentos aptos para o faturamento.
    É importante ressaltar que, por meio do Painel de Pré-fatura será possível excluir documentos da Pré-fatura, portanto, é possível optar por excluir os documentos não aptos, a fim de manter numa Pré-fatura somente os documentos aptos ao faturamento.
    Exemplo: Um documento não apto ao faturamento: Se, numa Pré-fatura for relacionado um documento que não possui comprovante de entrega e o perfil do referido cliente exige esta informação, este documento não está apto a ser faturado.

  • Sim: caso existam documentos não aptos ao faturamento, o sistema gerará uma fatura para os documentos aptos e, os não aptos,  permanecerão aguardando uma nova tentativa de faturamento, para que o sistema avalie se eles já estão aptos a serem faturados.

Exemplo de Utilização

  • A Transportadora recebe de seu Cliente um arquivo contendo uma única pré-fatura autorizando que sejam faturados 100 conhecimentos.
  • No momento que o Faturamento for acionado, independente de existir uma Pré fatura, o SIGATMS verifica no Perfil do Cliente  se ele“exige que exista o canhoto para faturar”.  
  • Em caso afirmativo, o sistema analisará cada um dos 100 conhecimentos. Supondo que existam 2 conhecimentos sem canhotos, o padrão do Faturamento não poderá faturar estes 2 conhecimentos.
  • Nesta situação, caso o faturamento esteja sendo gerado a partir de uma "Pré-fatura", o sistema utilizará o campo Ger Qtd  Fat para identificar se poderá gerar uma fatura com 98 conhecimentos (preenchimento do campo = Sim) ou se não gerará fatura para os 100 conhecimentos (preenchimento do campo = Não).
Tip. Vencto (DUO_TPVENC)

Permite configurar se para as faturas geradas por meio de uma Pré-fatura, o sistema deve considerar a condição de pagamento cadastrada no Cliente (rotina MATA030), ou então, a data de vencimento que porventura esteja informada no arquivo de Pré-fatura fornecido pelo cliente.

Exemplo de Utilização

  • Ao gerar uma fatura a partir dos documentos relacionados em uma Pré fatura, o sistema vai considerar o vencimento informado na Pré fatura somente se o campo Tipo de Vencimento da fatura estiver indicando esta configuração.
  • Caso contrário, será utilizada a condição de pagamento preenchida no cliente devedor do frete.
Se o campo Tipo de vencimento da fatura estiver preenchido com a opção Vencimento, conforme a Pré-fatura e o campo Permite gerar mais de uma fatura para uma pré-fatura estiver preenchido com Não, no momento da geração da fatura a partir da Pré-fatura, o sistema somente permitirá a geração da Fatura se todos os documentos da Pré-fatura estiverem preenchidos com a mesma data.
Env. EDI Fin (DUO_PRFEDI)

Permite configurar se as Faturas de um cliente serão enviadas automaticamente pelas rotinas do EDI (TMS-Protheus Envio Financeiro - DOCCOB) após a sua geração através do processo de Pré-Fatura.

Se preenchido com Sim, assim que a Fatura for gravada, o sistema,  automaticamente iniciará o processo de envio financeiro do EDI.

A configuração do EDI de envio financeiro deve estar previamente configurada. Este processo é apenas um facilitador para o atual  processo de geração dos arquivos.

Importação do Arquivo de Pré-fatura Fornecido Pelo Cliente

Pelas rotinas padrão do SIGATMS deve ser configurado o layout do EDI de Pré-Fatura fornecido pelo cliente, uma vez que cada cliente pode ter um layout diferenciado. 

No SIGATMS é necessário configurar o  layout do cliente, para que seja possível executar a rotina de Recebimento (EDI - SIGATMS). Ao executar esta rotina ocorrerá a importação do conteúdo dos arquivos de EDI de Pré-Fatura gravando os registros na tabela DEB-Pré-Fatura.

  1.  Execute a rotina Recebimento\Importação do EDI de Pré-Fatura, que efetuará a leitura e importação dos arquivos.
  2.  Por meio da rotina de Pré-Fatura é apresentada a lista das Pré-faturas importadas, permitindo que o usuário marque uma ou mais Pré-Fatura(s) que deseja utilizar para gerar a Fatura (cada Pré-Fatura gera um único Título de Fatura).
  3.  Com a(s) Pré-Fatura(s) marcada(s) é possível visualizar e verificar todos os documentos agrupados dentro de uma Pré-Fatura (a visualização dos documentos ocorre ao selecionar o registro de Pré-fatura, localizado na parte superior da tela que quando selecionado atualiza a parte inferior da tela exibindo os documentos contidos na Pré-Fatura).
  4.  Com a Pré-Fatura marcada e selecionada (registro localizado no topo da tela) o usuário seleciona os documentos (localizado na parte inferior da tela) para faturamento total ou parcial de acordo com a configuração realizada por meio da rotina Perfil de Cliente (TMSA480), definindo pelo campo Ger Qtd Fat conforme descrito anteriormente no item 2. 
  5. Ao pressionar Gera Fatura e confirmando, será executada a rotina Fatura por Documento (TMSA850), que se encarrega de validar e gerar o título do tipo Fatura no financeiro e fará o vínculo de todos os documentos da Pré-Fatura a esse novo título.

03. TELA PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros

CamposDescrição
Cliente Devedor?

CNPJ do cliente pagador do frete.

Também pode ser utilizada a tecla de atalho [F3], com o campo em foco para abrir a tela de consulta padrão.

Data Vencimento de?Data inicial de pesquisa, que se refere a data de vencimento do documento disponibilizado no EDI de Pré-fatura.
Data Vencimento Até?Data final de pesquisa, que se refere a data de vencimento do documento disponibilizado no EDI de Pré-fatura.
Impr. Fatura Após o Calculo?

Quando configurado com a opção Sim, após a geração de uma Fatura pela rotina de Pré-Fatura será executada automaticamente a rotina de impressão após a geração da Fatura.

A rotina de impressão é a mesma já utilizada pela rotina Fatura por Documento (TMSA850), que chama a rotina Impressão de Fatura (TMSR650).

04. TELA PAINEL PRÉ-FATURA - GRID PRÉ-FATURA

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
StatusBreve descrição da situação da Pré-Fatura, explicando de forma resumida se houve alguma divergência no processamento de algum registro de documento.
No Pre-FatNúmero da Pré-fatura.
Cliente Dev.Nome do cliente devedor.
Valor TMS

Valor total da Pré-fatura (soma de todos os documentos da tabela DT6 - Documento de Transporte campo Valor Total).

Valor Pré-Fatura"Campo Virtual" que apresenta o valor total da Pré-fatura (soma de todos os documentos da tabela DEB - EDI - Pré-Fatura e campo DEB_VALOR Valor Pré Fatura ).
Valor Faturado"Campo Virtual" que apresenta o valor total da Fatura Gerada por meio da Pré-fatura (soma de todos os documentos da tabela DT6 - Documento de Transporte, campo DT6_VALFAT, que esteja faturado)

05. TELA PAINEL PRÉ-FATURA - GRID PRÉ-FATURA

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
Legenda

Exibe legenda de status dos registros da Pré-Fatura, sendo eles:

  • Azul: Faturado Totalmente.
  • Verde: Não Faturado
  • Amarela: Faturado Parcialmente
Transf. Docto

Permite transferir os documentos de uma Pré-Fatura selecionada para uma outra.

O número da Pré-Fatura de destino deve ser digitado na tela Parâmetro, que será exibida em tela para o usuário.

Existindo alguma Pré-Fatura com o número digitado, a rotina acrescentará o documento a esta Pré-Fatura. Se não existir o número digitado no campo, será incluída uma nova Pré-fatura.

Vis. Fat.

Permite visualizar a Fatura gerada por meio de uma Pré-Fatura.

Esta visualização é executada a rotina padrão Fatura por Documento (TMSA850).

Gera Fatura

Permite gerar uma Fatura para cada registro de Pré-Fatura selecionada.

É executada a rotina padrão Fatura por Documento (TMSA850)que se encarrega de validar e gerar a fatura.

Exc. FaturaPermite excluir a fatura de cada Pré-Fatura selecionada. A rotina de exclusão da fatura é a mesma utilizada pela rotina padrão Fatura por Documento (TMSA850)que se encarrega de excluir o título de fatura no Financeiro.

06. TELA PAINEL PRÉ-FATURA - GRID DOCUMENTOS

Outras Ações / Ações Relacionadas

CampoDescrição
Status

Situação do Documento da Pré-Fatura.

Utilize a opção Legenda para ver a descrição de cada status, ou seja, verifique no tópico 04. Tela Painel Pré-Fatura - Grid Documentos, para ver a descrição de cada status. 

Fil.Docto.Filial do Documento.
No DoctoNúmero do Documento de Transporte vinculado à Pré-fatura.
Série DoctoSérie do Documento de Transporte vinculado à Pré-fatura.
Valor TMSValor do Documento de Transporte.
Valor Pré-FaturaValor do Documento de Transporte fornecido pelo EDI de Pré-fatura disponibilizado pelo cliente.
Valor FaturadoValor que será faturado em relação ao Documento de Transporte.
PrefixoPrefixo do Título da Fatura Gerada.
No. TítuloNúmero do Título da Fatura Gerada.
Tipo TítuloTipo do Título da Fatura Gerada.

07. TELA PAINEL PRÉ-FATURA - GRID DOCUMENTOS

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
Legenda

Permite identificar os status dos registros de documentos da Pré-Fatura, sendo eles:

  • Azul: Faturado.
  • Verde: Não Faturado.
  • Vermelha: Faturado parcialmente.
Vis.Pré-Fat.

Permite visualizar o cadastro do documento selecionado, ou seja, o registro do documento de Pré-fatura que foi importado via rotina de Recebimento (Importação do EDI) localizado no menu EDI > Recebimento.

É o mesmo registro gravado na tabela DEB - EDI de Pré-Fatura.

Inc.Pré-Fat.Permite incluir um registro de forma manual na tabela DEB-EDI de Pré-Fatura, para complementar uma Pré-fatura já existente ou criar uma nova Pré-Fatura com este registro.
Alt. Pré-Fat.

Permite alterar um registro do documento de Pré-fatura existente na tabela DEB -  EDI de Pré-Fatura.

Utilize esta opção para a correção manual do registro.

Exc.Pré-Fat.Permite excluir o registro do documento de cada Pré-fatura selecionada.
Vis.Doc.

Permite visualizar o Documento de Transporte vinculado ao documento de Pré-fatura.

Esta visualização é realizada pela mesma rotina de visualização de CT-e\NFS do SIGATMS, localizada no menu Atualizações > Transporte > Manutenção de Documentos (TMSA500), opção Visualizar.

08. TABELAS UTILIZADAS

09. ASSUNTOS RELACIONADOS



<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>