Prezados cliente, Bem Vindo !

Versão 12: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 28/03/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Versão 11: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 17/02/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Clientes Microsiga Protheus


Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, e baixar o pacote do release desejado.


_______________________________________ Versão P12 ____________________________________



_______________________________________ Versão P11 ____________________________________


Atenção: Para clientes que ainda não atualizaram seu ambiente da versão 11 com o pacote liberado no dia 05/01/2016 lembramos que essa atualização é obrigatória e deve ser realizada antes da aplicação da atualização abaixo, a não execução desse procedimento causará colaterais na utilização do produto e entrega do eSocial. ( Link do pacote https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=737434 )



2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Os arquivos acima contém toda a atualização necessária para entrega do eSocial desde o RH Protheus (SIGAGPE), a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:


- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Atualização de Framework (LIB)


Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/



• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :





• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:


• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:


Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:


Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:


Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:



Na tela de criação, dê um nome ao ambiente através do campo Descrição. No campo Ambiente informe o ambiente criado na instalação e a respectiva conexão do Client ao Server (padrão: ambiente = TAF e conexão = TCP):


Clique em OK e verfique se o ambiente foi criado com sucesso:


Selecione o ambiente criado conforme imagem abaixo:


Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:


Informe o usuário e senha do administrador:


Selecione o patch (*.ptm) para aplicação. Observe que o arquivo de extensão .ptm precisa estar em alguma pasta no diretório de instalação do sistema:



Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS

Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?

Para a versão P11, este procedimento deve ser efetuado conforme a seguir: 

  • Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar o compatibilizador RHUPDMOD, para realizar as atualizações/ajustes do ambiente SIGAGPE:

  • Selecione conforme abaixo e <Confirmar> :

  • Clicar no Check Box "Li e Compreendi" e <Confirmar> para completar a execução do compatibilizador:

  • • No final do processamento será apresentado um Log com todos os ajustes realizados no ambiente.


Clientes DATASUL e RM


Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao DATASUL/ RM, e baixar o pacote do release desejado.

2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária de TAF e TSS para entrega do eSocial, a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:

- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Para instalação dos produtos TAF e TSS é necessário que sejam criados 2 bancos  de dados (1 para cada aplicação) seguindo as especificações dos documentos abaixo:


Banco Microsoft SQL:

Collation e versões suportadas: http://tdn.totvs.com/x/tSuLFQ


Banco Oracle:

Collation e versões suportadas: http://tdn.totvs.com/x/cpRc





1. Selecionar quais aplicações devem ser instaladas, para  a transmissão do e-Social/Reinf é necessário que sejam selecionadas as opções TAF e TSS

→ Próximo


2. Definir um diretório para a instalação: 

→ Próximo


3. Informar o endereço do Servidor de Licenças:

→ Próximo


4. Clicar em Parâmetros da Instalação, será exibida a interface descrita no passo 5:

*Parâmetros de Instalação 


5 - Informar os parâmetros relacionados ao banco de dados criado para a instalação do TAF: 


→ Próximo


7 - Informar as portas que serão utilizadas para o servidor de mensageiria  (TSS - Totvs Service SOA) e o servidor de integração entre TAF x ERP (REST).

→ Próximo


8 - Neste momento o Instalador irá realizar a extração,cópia e configuração dos arquivos necessários para a instalação do TAF/TSS.



1 - 

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3 - 


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1 - 

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4 - clicar em finalizar figura 2 


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9 - 









Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ do diretório de instalação do sistema

Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

Atualização do repositório de objetos

Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ no diretório de instalação do TSS


Arquivo do pacote


Arquivo do sistema à ser substituído.

Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!



Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?