Algumas operações da Nova Comercialização do módulo de agronegócio utilizam a rotina de alçada de aprovação do módulo de Compras para que os processos sejam finalizados. Trata-se de uma funcionalidade que propicia maior segurança no processo, onde é possível definir aprovadores para que determinada operação possa ser continuada ou finalizada.
As rotinas que exigem essa aprovação de um usuário ou grupo de usuários são as que geram alguma operação financeira para pagamento, como multas, comissões ou ajustes financeiros em um contrato.
Os processos do agronegócio que permitem o envio para aprovação de alçada são:
Na rotina de aprovação do módulo do Compras (SIGACOM), os documentos oriundos do módulo do agronegócio são identificados pelo seguinte tipo de documento:
A funcionalidade de aprovação de alçada somente está disponível quando utiliza a Nova Comercialização. |
O conteúdo dos parâmetros pode ser alterado na rotina Parâmetros do módulo Configurador. |
Principais parâmetros:
Parâmetro | Descrição | Conteúdo padrão |
MV_SIGAAGR | Utilização do módulo Agronegócio. | .F. |
MV_ALTPC | Bloqueia a alteração de pedido de compras atendido | .T. |
MV_ALTPDOC | Indica se a pasta Documentos no Grupo de Aprovação é exibida | .F. |
MV_AGR0016 | Grupo de Aprovação padrão do Controle de Alçadas | [Vazio] |
MV_AGRO002 | Utiliza novo modelo de comercialização. | .F. |
Para utilizar a funcionalidade de aprovação por alçada os seguintes parâmetros precisam estar ativos (.T.):
MV_ALTPC - Bloqueia a alteração de pedido de compras atendido.
Abaixo são descritas de forma simplificada as configurações necessárias no módulo de Compras (SIGACOM):
Para mais informações, acesse a documentação do módulo de Compras (SIGACOM) sobre Controles de Alçadas. |
Este documento é gerado quando uma fixação é cancelada por meio do Registro de Negócio ou Painel de Fixações e exista um componente do tipo multa configurado. Ao confirmar o cancelamento é gerado um registro no Controle de Alçadas para aprovação. Após a aprovação é gerado um título a Pagar ou a Receber no financeiro
Este documento é gerado no Controle de Alçadas quando houver a confirmação do cálculo de uma comissão na rotina de Corretagens / Comissões. Após a aprovação da alçada é gerado um pedido de compra para pagamento da comissão.
No Gestor de Entidade na rotina de Pendências para contratos da Nova Comercialização, onde as pendências são geradas devido a diferença de preço entre o que foi faturado e fixado, a solução é feita por meio da geração de uma nota fiscal de complemento, ou ajustes financeiro utilizando NCC - Nota de Crédito ou NDC - Nota de Débito. Nos casos de NCC ou NDC são gerados documentos do tipo A3 ou A4 respectivamente, para aprovação no Controle de Alçada. Após a aprovação é gerado um título no financeiro.