Esta página destina-se à analise dos analistas de Suporte Técnico (Não disponível aos clientes)

Conceito

Esse HELP é apresentado em circunstâncias onde dentro de uma movimentação de tabelas em detrimento de um processo do sistema com banco de dados, não encontra o mesmo registro nas tabelas envolvidas no processo final. Exemplo: Tentar excluir um documento de saída para que o pedido de venda fique em aberto, mas o cliente "X" do documento de saída não existe em nenhum pedido de venda.


HELP

Mensagem: Tentativa de reservar registro no Alias X em EOF Stack de chamadas em MSRLOCK.eof Controle de transaçoes Habilitado

Tenta novamente ? Essa mensagem sera fechada em 5 segundos



Como passar a analisar

1 - Arquivo MSRLOCK.eof
Ao gerar a mensagem de MSRLOCK, o sistema salva um arquivo MSRLOCK.eof na pasta System


2 - Arquivo Exportar Dados
Arquivo gerado a partir do comando Shift+F6 > “Exportar Dados”


3  - DBTRACE


ETAPA 1 - Identificando o fonte, a data do fonte, a função e a linha do erro




A função pode ser chamada por diversos fontes, é necessário localizar o fonte responsável por ela, em geral, terá a seguinte aparência:






ETAPA 2 - Identificando o Seek nos fontes


2.1 - Primeiramente, verificar se não houveram atualizações alterando as informações da linha/função executada.


Verifique que o Seek, neste exemplo, está procurando na SC6 os dados registrados nos campos D2_PEDIDO+D2_ITEMPV+D2_COD

É necessário localizar na SC6 os mesmos dados dos campos da SD2, para isso é possível utilizar o índice da tabela descrito no dbSetOrder, neste caso seria:

D2_PEDIDO == C6_NUM (Número do Pedido)
D2_ITEMPV == C6_ITEM (Item do Pedido)
D2_COD == C6_PRODUTO (Código do Produto)



Localizando os dados/campos com erro.


Ao avaliar as tabelas SC6 e SD2, neste exemplo, foi verificado que:

D2_PEDIDOC6_NUM
000590000590

Correto


D2_ITEMPVC6_ITEM
0101

Correto


D2_CODC6_PRODUTO
PROD01PROD

Verificamos que o pedido foi incluído com o código de produto “PROD”, porém o Documento de saída foi registrado com o código de produto “PROD01”, causando o erro.



Indicação do Suporte:

Avaliar as instruções do documento : MP-FAT-Tentativa de reservar registro no Alias x em EOF Stack de chamadas em MSRLOCK.eof Controle de transaçoes Habilitado e validar as informações entre item da nota e item do pedido, pois foi verificado que havia  dois registros na tabela SD2 e somente 1 na SC6.


Retorno do cliente:

Foi verificado uma inconsistência da tabela SC6 e corrigido. Após isso, o doc foi excluído.


Ticket: #10047280

Data : 09/08/2023 , Hora: 10:09:10
Arquivo: SA1

Called from MAAVALSC6(6082)
Called from MADELNFS(3017)
Called from MA521MARK2(511)
Called from {|LEND| MA521MARK2(CALIAS, @LEND, MV_PAR01==1, MV_PAR02==1, MV_PAR03==1, MV_PAR04==1)}(287)
Called from {|| FWSETSHOWKEYS( .F. ), EVAL( BACTION, @LEND ),LEND := .T. , FWSETSHOWKEYS( .T. ), ODLGMODAL:DEACTIVATE() }(104)
Called from {|SELF|(EVAL(OSELF:BINIT))}(462)
Called from ACTIVATE(0)
Called from ACTIVATE(462)
Called from PROCESSA(105)
Called from MA521MARKB(287)
Called from EXECUTE(1145)
Called from {|| OSELF:EXECUTE("MA521MARKB",              5,             0,"EXCLUIR",              3,"","EXCLUIR","",               3) }(579)
Called from ACTIVATE(0)
Called from ACTIVATE(700)
Called from ACTIVATE(267)
Called from FWMARKBROWSE(10784)
Called from MARKBROWSE(5783)
Called from MARKBROW(5763)
Called from MATA521A(185)
Called from __EXECUTE(728)
Called from MDIEXECUTE(924)


Indicação do Suporte:

Comparar "C6_FILIAL", "C6_CLI" e "C6_LOJA" com os campos da filial do pedido de venda, "A1_FILIAL", "A1_COD" e "A1_LOJA".


Retorno do cliente:

Resolvido, chamado pode ser encerrado.

Obrigado!


Ticket: #17762591


Indicação do Suporte:

Conforme contato telefônico o C6_ITEM estava diferente do C9_ITEM.


Retorno do cliente:

Tudo certo, muito obrigado.


Ticket: #11750923


Indicações do Suporte:

1. O erro esta ocorrendo porque o sistema está procurando o cliente, informado na tabela SC6, dentro da tabela SA1:
A1_COD ==> C6_CLI
A1_LOJA ==> C6_LOJA
Porém o sistema chega no final da tabela e não localiza o código e loja informados na SC6, verifique qual o código e loja na SC6 e verifique se eles existem na SA1

2. Identificamos que a busca é realizada pela função MAAVALSC6 que fica no fonte FATXFUN.PRX, identificamos que seu fonte está com data de 26/06/2019, outros fontes de faturamento possuem a data de 2018.
Realize um teste, em homologação, com a aplicação do pacote: SIGAFAT


Retorno do cliente:

Apliquei o patch de atualização para o módulo Financeiro disponível no portal Totvs e também realizei a alteração no campo C6_CLI (SC6_CLI) com o código de cliente correto... o problema foi corrigido e não gerou mais o erro EOF Stack nas ações de alterar e excluir o Pedido de Venda.


Ticket:# 10997862