Processamento automático (Schedule  Opcional)

Produto:

TOTVS Automação Fiscal

Versões:

11 e 12

Modelos e Processos de Integração

Para que os dados sejam integrados do ERP para o TAF, são utilizados processos - chamados de Job's - desenvolvidos no TAF que se encarregam de consultar, transportar, gravar e validar os dados. Entenda mais sobre esse processos clicando aqui.

Parâmetros de Integração

Verifique os parâmetros utilizados na integração clicando aqui.

Configurando a integração automática

A integração Automática está relacionada ao agendamento dos processos para que sejam executados automaticamente pelo sistema de acordo com recorrência pré-definida.


I. Para configurar os processos automáticos do TAF, deve-se configurar o Schedule no Configurador (SIGACFG) acessando a opção de menu Ambiente / Schedule / Schedule, ou no próprio TAF em Atualizações / Configs TAF / Schedule.

   

II. O primeiro passo é incluir um Agente e ativá-lo. As configurações pertinentes as funcionalidades do Schedule podem ser encontradas em Schedule - TAF - P12. Em seguida, é preciso criar um Agendamento para cada rotina (job) que será executada.

Para os processos de Integração do ERP com o TAF

                    Preencher o campo Rotina com “TAFAINTEG( par1, par2, par3, par4, par5, par6, par7 )”, onde: 


TAFINTEG2 (Integração) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(2,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)


O Job 2 pode ser configurado utilizando a função TAFPROC2S, desta maneira será possível realizar a configuração das empresas e/ou filiais para o agendamento utilizando o campo Empresa/Filial não havendo mais necessidade de criar 1 agendamento por filial.



Obs: Não utilizar o TAFAINTEG2 se o TAFPROC2S for configurado.

O processamento de integração da  TAFST2 para as tabelas do TAF-Fiscal pode ser feito por uma nova tarefa de agendamento, a TAFFISMT.

Utilizando o parâmetro MV_TAFQTTH, a nova tarefa de agendamento processa os registros pendentes de integração da TAFST2 utilizando multithread.

Essa integração é executada para todas as filiais do grupo de empresa que estejam com integração pendente na TAFST2, portanto não há necessidade de informar as filiais no cadastro do Schedule.

Exemplo de funcionamento:

Em nosso exemplo temos a grupo de empresa "T1", com as filials "01" e "02".

Caso o parâmetro MV_TAFQTTH seja configurado com o conteúdo "5", e tenha 100 registros pendentes para o processamento da integração para a filial "01" do grupo de empresa "T1",

com esse agendamento o sistema divide a quantidade de registros para que as 5 threads configuradas processem 20 registros cada.

Ao terminar o processamento de integração da filial "01", essas mesmas 5 threads serão utilizadas para processar a integração da filial "02", fazendo a mesma divisão de quantidade de registros por thread.

OBS: No momento, o agendamento é funcional apenas para um grupo de empresa. Caso seja agendado para mais de um grupo, há o risco de concorrência de processamento, e a integração não será executada corretamente.

Caso seja configurado o TAFFISMT, não utilizar o TAFPROC2S e TAFAINTEG2.


TAFINTEG3 (Validação) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(3,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)


Para os processos de Integração do TAF com o TSS:

Utilizar TAFProc4 para o processo de transmissão de Eventos:


Serão apresentadas duas perguntas:


Filial Geradora do S-1000? Informe a Filial Matriz que será gerado o Evento S-1000 para envio ao Governo.



Grupo de Eventos? Informe um Cadastro de Grupo de Eventos relacionado à esse job de transmissão. Mais informações sobre Grupo de Eventos clique aqui.

Utilizar TAFProc5 para o processo de consulta de Eventos:


Na configuração do Schedule, pode ser definida a recorrência com que o agendamento incluído deve ser realizado, como o exemplo abaixo que pode ser ajustado conforme necessidade da empresa: