Primeiramente você deverá incluir no relatório o "Identificador do Relatório". Para isso acesse a listagem dos relatórios e selecione o relatório que irá ser tratado com um documento registrado. Abaixo iremos demonstrar como proceder com as devidas configurações.

Para iniciar selecione o relatório a ser configurado.



Estando uma vez na estrutura do relatório você irá clicar na barra de "Ferramentas". Selecione a opção "Variável" e a arraste para o corpo do relatório onde será impresso o código de registro do relatório.

Uma vez com a variável arrastada para a estrutura do relatório você irá selecionar a variável e teclar F4 no teclado. Na barra de "Propriedades" que será apresentada você irá escolher qual a espécie para esta variável definida nas propriedades "Dados | Variável".


Depois de feita a escolha do tipo da variavel o sistema irá mostrar um código mascarado no relatório.

Salve as alterações realizadas.




Depois de feita as devidas alterações execute o relatório para que o código seja processado. Para gerar o relatório volte a tela de listagens de relatórios, selecione o relatório modificado, clique no menu "Processos | Gerar Relatório".



Observação: O relatório só gera o Código Identificador ao ser executado para a opção "Apenas Geração O relatório gerado ficará disponível na visão de processos, para uma posterior consulta". Os demais processos não irão funcionar.

Uma vez gerado o relatório o código será apresentado no mesmo:

Para realizar a validação do relatório acesse o RM Portal e clique na nova opção "Certificados de Relatório".



Na tela seguinte você deverá digitar o código que foi apresentado após a geração do relatório.   Clique no botão "Buscar".


O sistema irá listar o relatório que foi gerado com aquele código e disponibilizar a visualização do mesmo caso desejado.




Caso seja feita a escolha pela visualização o sistema irá gerar o relatório demonstrando o código no local escolhido para impressão.