O movimento de fatura consiste no envio dos dados financeiros da fatura para o BackOffice integrado.
Quando integrado com o BackOffice RM, o movimento pode gerar o lançamento financeiro e o contábil.
A condição de pagamento já vem carregada, quando se é definido um valor default, no tipo de movimento.
Mas é possível alterar o valor.
A natureza financeira só é utilizada na integração com o BackOffice Protheus
O agrupamento dos gastos da fatura, pode ser parametrizado de 3 formas:
Esta opção é habilitada quando o parâmetro em Opções | Parâmetros | Parâmetros Gerais | Faturamento / Utilizar sempre discriminação única na NF estiver selecionado e se houver algum produto parametrizado para utilização na descrição única em Opções | Parâmetros | Integração RM Nucleus | Aba geral / Pedido NF/Recibo Paciente.
O agrupamento dos gastos por grupo de gastos é realizado quando:
O agrupamento dos gastos por codificação é realizado quando o convênio referente à fatura possuir produtos associados em Cadastros | Faturamento | Condições Contratuais com Convênios / Padrão de Faturamento e Codificação
Para essa parametrização ser executada é necessário que os parâmetros dos itens "Agrupamento de todos lançamentos em uma única descrição" e "Geração de movimento agrupado por grupo de gasto" estejam desmarcados.
No TOTVS Gestão Hospitalar, acesse o menu Cadastros / Condições Contratuais com Convênios.
3. Crie um atendimento para este convênio e, conforme a parametrização realizada, lance os itens na conta. Caso a conta seja dos tipos 1 ou 2, se entende que essa conta deverá conter Hemocomponentes. Os Hemocomponentes serão entendidos como pacotes pelo sistema (RM Saúde), portanto, no cadastro da taxa ou serviço, o campo “pacote”, deverá estar marcado.
4. A partir deste momento, esta conta é considerada uma conta do tipo “pacote” ou seja, todos os itens que não sejam pacotes, lançados nesta conta, constarão como pertencentes a algum pacote.
5. Caso seja necessário que o Item seja considerado como um “Item Avulso”, clique com o botão direito sobre ele e clique na opção Incluir Item na cobrança de pacote. O Item passará a ter o campo “INCLUIDOPACOTE” = T, em sua respectiva tabela.
6. Encerre a conta do paciente.
7. Acesse o menu Faturamento / Fatura para Convênios e crie uma nova remessa para o convênio utilizado.
8. Para gerar de movimento de fatura, contendo esta conta recém encerrada.
Através desse processo, será possível excluir o movimento de fatura .
Tabelas do Faturamento de Hemocomponentes :