Tratamento para possíveis erros no Protheus

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:Faturamento (SIGAFAT)

Ocorrência:

Possíveis erros no ambiente Protheus, suas causas e como solucionar


Causa

O retorno do erro ocorre quando inserido no inicializador padrão de um determinado campo, um conteúdo não válido com relação a tipagem do campo. 

A maioria dos casos onde ocorre este erro estão relacionados a campos do tipo caractere que recebe um inicializador padrão numérico.

Solução

Para solucionar o problema, retire a opção do inicializador padrão, uma vez  que no dicionário padrão não há validação ou coloque a informação entre aspas (" ")

Processo:

  • Acessar o ambiente Configurador - SIGACFG;
  • Atualizações - Base de Dados - Dicionário - Base de Dados - Dicionário de Dados;
  • Localize a tabela correspondente, editar;
  • Localize o campo, editar;
  • Folder Opções - Inicializador Padrão;
  • Retire o conteúdo ou insira a tratativa necessária para para sanar o retorno. 
  • Salve o campo, salve a alteração da tabela, atualize o dicionário de dados, reinicie o Smartclient e realize novamente o processo.

(aviso) Importante: A ocorrência "argument_error_in_function_Len()_on_CRIAVAR" pode ocorrer em qualquer processo do Protheus em que o conteúdo do inicializador padrão divergir do conteúdo que o campo foi configurado para receber.


Causa

Error : 468 (37000) (RC=-1) - [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]Não foi possível resolver o conflito de agrupamento entre "Latin1_General_BIN" e "Latin1_General_CI_AS" na operação equal to. ( From tMSSQLConnection::GetQueryFile )

Este não é um erro relacionado ao Protheus e suas rotinas e sim, um problema que ocorre devido a um conflito de collation* entre dois databases (database onde esta os dados do Protheus x database de sistema "TempDB").

*Collation - É o mapa de caracteres utilizados em seu database. 

O database criado para armazenar as tabelas do Microsiga Protheus possui o mapa de caracteres "Latin_General_BIN" e o database de sistema "TempDB" possui o collation "Latin_General_CI_AS".

Solução

  • Opção 1) Alterar o Tipo do Agrupamento configurado no Banco de Dados.

Realizar a conversão do banco de dados de sistema "TEMPDB - Ex. SQL Server" para a collation "Latin_General_BIN (Padrão Protheus)

  • Opção 2) Atualize o ambiente com o último DBAccess , Build e LIB disponibilizados no Portal do Cliente (Havendo dificuldade, contate nosso Suporte Framework).

As novas atualizações de tecnologia do Protheus já contemplam tratamento para converter os caracteres e evitar as diferenças entre as Collations.

Causa

O erro ocorre ,por que, ao tentar executar uma query do lançamento padrão para a contabilização, o Banco de Dados está recebendo conteúdo de gravação com caractere especial (' " # @ $ % ¨! & *).

A informação a ser gravada contendo caracteres especiais na sua composição, interfere na codificação e na gravação de banco de dados, no caso de uso de apostrofo (') por exemplo,  o banco entenderá que a query finalizou seu bloco de instruções, sendo que o que vier após isso, fica caracterizado como erro de sintaxe.

Solução

1) Identifique o campo que está trazendo o caractere especial.

2) Retire o caractere especial da informação, assim não terá problemas para a gravação no Banco de Dados.

3) Em último caso, utilizar um execblock no lançamento padrão, para poder tratar caracteres especiais. Em caso de dúvidas sobre esse processo, contate nossa equipe de Atendimento Advpl para melhor orientação.

Causa

O erro ocorre ao excluir um cliente (MATA030),onde, o sistema apresenta três mensagens de erro informando que:

  1. INITTER - Erro no conteúdo do Inicializador Padrão: Campo. (Marcação)
  2. INITTER - Erro no conteúdo do Inicializador Padrão: Campo: A1_VM_MARC
  3. MA030TEMPV - Cliente não poderá ser excluído. Flial "x".

A mensagem relacionada a inconsistência no inicializador padrão do campo A1_VM_MARC ocorre ,por que, o campo A1_COD_MARC, possui a chamada do A1_VM_MARC.

Solução

1) Identifique o campo que está trazendo o caractere especial.

2) Retire o caractere especial da informação, assim não terá problemas para a gravação no Banco de Dados.

3) Em último caso, utilizar um execblock no lançamento padrão, para poder tratar caracteres especiais. Em caso de dúvidas sobre esse processo, contate nossa equipe de Atendimento Advpl para melhor orientação.

Ex: A1_COD_MARC = Ordem 20 / A1_VM_MARC = ordem 21

Causa

O erro refere-se a um tipo incompatível que está sendo utilizado para comparação na função MAPVL2SF2.

A função em questão, tem uma variável do tipo caractere que recebe a informação passada pelo parâmetro MV_HORARMT, que também é do tipo caractere. Todavia, essa variável está recebendo uma informação do tipo numérica , conforme o trecho do erro:
 

STACK MAPVL2SF2(MATA461.PRX) 06/06/2017 13:55:06
Local 30: CHORARMT(N) :2

 Veja que a variável CHORARMT, é definida como caractere, devido a letra C no início de seu nome, mas a informação que chega para ela vem entre parênteses como numérico (N), gerando incompatibilidade para a comparação de informações que variável precisa receber e o que está recebendo.

Solução

Para solucionar a questão, coloque a informação do parâmetro MV_HORARMT entre aspas duplas ("), indicando que a informação em questão é do tipo caractere: MV_HORARMT="2"

 Ticket referência : #1065455

O erro array out of bounds ( 0 of 112 ) on A410NFORIG(MATV410A.PRW) ocorre ao tentar realizar uma devolução de compra.

O erro de array ocorre sempre que os campos C6_NFORI e/ou C6_SERIORIG:

  • Não existem no SX3;
  • Não estão marcados como usados;
  • Estão com o nível alterado;
  • Não estão disponíveis para o módulo acessado.

Ao tentar incluir, alterar ou visualizar um teleatendimento na rotina TMKA503A sistema apresenta o seguinte error.log: variable does not exist ADE_GRUPO

Essa ocorrência esta relacionada ao modelo de atendimento informado no cadastro do grupo de atendimento na aba Teleatendimento.

No modelo atual a tabela que esta sendo referenciada e diferente a tabela padrão do sistema ADE. Com isso ao tentar validar um campo na query do modelo de atendimento sistema não o encontra e gera a ocorrência acima.

Solução, alterar o modelo informado no grupo de atendimento e colocar as tabelas corretas ou criar um novo modelo de atendimento.

Segue link da Faq para auxiliar na configuração ideal para o teleatendimento: https://tdn.totvs.com/x/3dJoE

The field X do reference to folder: X, but It not exist / O campo X refira à pasta: X, mas não existe. on FWFORMFIELD:PREPAREFIELDS(FWFORMFIELD.PRW)

O arquivo error.log está indicando que o processamento faz referência ao campo em questão (Neste Exemplo, U5_FUNCAO), o qual não está sendo localizado em sua Base.

Isso porque, o Dicionário de Dados está fornecendo uma localização inválida para o campo. É necessário verificar no Dicionário de Dados SX3 a coluna X3_FOLDER (Pasta)

Para corrigir indique um Folder / Pasta válido para o campo (X3_FOLDER). Ou seja, um número de Aba que realmente existe no formulário em que essa Tabela é acionada.

Exemplo:

O campo pertence à Tabela SU5 - Contatos que é alimentada através da rotina TMKA070

O campo U5_FUNCAO está com X3_FOLDER indicando Aba 5; porém, no Cadastro de Contatos não há Aba 5 (existem apenas 4 Abas no cadastro)



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