O Totvs Services SOA disponibiliza serviços e métodos que serão utilizados pelos ERP. O mecanismo de utilização do Web Services segue as seguintes premissas:

a) É disponibilizado um WebService por serviço, existindo um método para cada tipo de operação. Essa diferenciação ocorre também na definição das mensagens.

b) As URLs dos WebServices encontram-se no final da descrição de cada grupo de serviços. Acessando a URL pode ser obtido o WSDL (WebServices Description Language) de cada WebService.

c) Não é permitida a mudança nos parâmetros dos WebServices/ métodos. Caso seja necessária a alteração dos parâmetros, um novo Web Services/ método deve ser criado para respeitar o legado e não obrigar aos clientes a realização da atualização simultânea do TOTVS Sped Services e do ERP.

d) Em virtude da manutenção e controle de uso do TOTVS Services SOA, no ERP foi implementado um conceito de TOKEN que será exigido em todos os métodos do projeto. Este token deverá ser obtido por meio da execução do Serviço XXX, antes da execução dos serviços que tiverem o parâmetro de entrada USERTOKEN. Este código terá validade de 12 horas, salvo a reinicialização do serviço. Caso a informação do USERTOKEN não seja válida, haverá negação de execução do serviço.

Nomenclaturas

Os WebServices deste projeto utilizam tipagem de variável padrão do W3C para os parâmetros envolvidos, porém houve uma conversão de nomenclatura para melhor leitura do documento, a saber:

Tipo

Utilizado

STRING

Alfanumérico

INTEGER

Inteiro

STRUCT

Estrutura

DATE

Data

BASE64Binary

Binário

ARRAYOF

Matriz

Booleano

Lógico