Pré-requisitos


Tanto para o cadastro da empresa no Fluig quanto para a criação do contexto no Identity é necessário definir um administrador. O endereço de e-mail deste administrador deve ser o mesmo para ambos os casos.

Esse procedimento foi repassado ao artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024961374 (Como integrar a plataforma ao Identity)

Caso seja feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo.


Configurar a integração com o Identity


Para realizar a integração com o Identity, recomendamos que o ambiente fluig esteja em HTTPS. Acesse nossa documentação e confira mais detalhes e informações sobre a configuração HTTPS da plataforma.

De posse dos dados de acesso ao contexto no Identity e um usuário administrador, é possível iniciar a integração com o Fluig.

Esse procedimento foi repassado ao artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024961374 (Como integrar a plataforma ao Identity)

Caso seja feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo.


O primeiro procedimento da integração é preencher a URL de acesso ao Fluig no aplicativo Fluig do Identity.

  • Acessar o contexto criado no Identity, por exemplo, https://[suaempresa].fluigidentity.com, com as credenciais do administrador.
  • Acionar o menu Aplicativos.
  • Acionar Fluig na lista de aplicativos. É possível localizá-lo utilizando o campo Pesquisar no canto superior esquerdo.
  • Selecionar a aba Entrar.
  • Acionar Editar localizado no canto superior direito.



  • Informar o endereço de acesso ao Fluig no campo Domínio.
  • Marcar a opção Sincronizar login SAML com e-mail do AD (Recomendado).
  • Acionar Salvar no final da página.

Ao acessar o aplicativo Fluig pelo Identity, o usuário será direcionado para o endereço informado neste campo (Domínio), portanto ele precisa ser preenchido com a URL da aplicação Fluig.



Em seguida, deve-se copiar o token do aplicativo.

  • Selecionar a aba Visão Geral.
  • Acionar Token de Configuração.
  • Copiar o valor do token, pois será utilizado posteriormente para configuração da empresa no Fluig (Passo 5).



A partir de agora, a configuração será realizada no fluig.

  • Acessar o Fluig com o usuário wcmadmin.
  • Acessar o Painel de Controle → agrupador WCMEmpresas.
  • Assinalar a empresa desejada e acionar Editar.

Para cada contexto do Identity é suportada a integração com apenas uma empresa do Fluig.


  • Acessar a aba Autenticação.
  • Assinalar a opção "Deseja habilitar o acesso com Identity?"
  • Informar o token de configuração obtido no Passo 3.

Nesta página é possível habilitar o botão para ativação da integração entre o Fluig No-Code e Fluig Plataforma, caso o usuário tenha o pacote adquirido. Para saber mais a respeito desta integração, acesse a documentação sobre a Ativação da oferta TOTVS Fluig No-Code. 

O usuário também poderá observar os Parâmetros do Identity nesta mesma página.


  • Para garantir que os dados informados estão corretos e a conexão com o Identity está disponível, acionar AçõesTestar conexão.
  • Se a mensagem "Conexão com o servidor do Identity realizada com sucesso" for apresentada, a configuração está correta e pode ser concluída.
  • Acionar Salvar. A empresa exibirá o status "Habilitado" na coluna Identity da página Empresas.

Após a integração, é possível enviar os usuários cadastrados no Fluig automaticamente para o contexto da empresa no Identity ou adicioná-los manualmente.


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Enviar usuários do Fluig para o Identity


Para criar contas no Identity para usuários previamente existentes na empresa do Fluig, está disponível nas propriedades da empresa a opção Enviar usuários. Ao utilizar este recurso, as contas do usuário no Fluig e no Identity serão vinculadas automaticamente.

Esse procedimento foi repassado ao artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024961374 (Como integrar a plataforma ao Identity)

Caso seja feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo.


  • Acionar AçõesEnviar usuários.


A rotina de integração das contas no Fluig e Identity funciona de acordo com as seguintes condições:

01. Se no banco de dados do Fluig, o registro do usuário já tiver o campo idp_id preenchido, ele não será sincronizado.

02. Se o idp_id não estiver preenchido, o usuário será enviado ao Identity:

2.1 Caso o e-mail deste usuário já esteja cadastrado em uma conta no domínio do cliente no Identity, o seu ID é preenchido na coluna idp_id da tabela fdn_usertenant.

2.2 Caso o e-mail deste usuário já esteja cadastrado em uma conta no Identity, mas atrelado a um outro domínio, ele também será adicionado ao domínio do cliente e o seu ID é preenchido na coluna idp_id da tabela fdn_usertenant.

2.3 Se ele não estiver cadastrado em nenhum domínio, o usuário é criado no Identity, vinculado ao domínio do cliente e o seu ID é preenchido na coluna idp_id da tabela fdn_usertenant.


Uma vez utilizado o recurso Enviar usuários, é possível verificar quais contas foram efetivamente criadas e integradas no Identity através do log de envio.

  • Acionar AçõesExportar log de envio.



  • Será gerado um arquivo CSV contendo as colunas login, e-mail, data de envio e o status da operação de criação do usuário.



  • Os usuários enviados são automaticamente atrelados ao aplicativo Fluig no Identity.



  • Quando o processo for terminado, os usuários enviados poderão acessar o Fluig pelo Identity.
  • A senha destes usuários no Identity será composta da seguinte forma: [primeiro nome com a primeira letra maiúscula]@123. Por exemplo:

Nome do usuário: John Steel

Login no Identity: [email protected]

Senha no Identity: John@123

  • Se um usuário enviado pelo Fluig possuir uma conta prévia no Identity, sua senha de acesso não será alterada.
  • Caso o primeiro nome do usuário possua 13 caracteres ou mais, a senha será criada usando apenas os 12 primeiros caracteres do nome + @123. Por exemplo, se o nome do usuário for Joriscleidson, a senha gerada será Joriscleidso@123.
  • Se o primeiro nome do usuário for muito curto, o Fluig irá adicionar números ao final da senha até atingir o tamanho mínimo exigido pelo Identity (8 caracteres). Por exemplo, se o nome da usuária for Lu, a senha gerada será Lu@12345.
  • Os usuários podem alterar a senha do Identity através da página Meu Perfil a qualquer momento.

Caso tenha alguma dúvida durante esse processo, verifique a documentação IDE - Por que novos usuários não são provisionados no fluig?.


Múltiplas Empresas


Quando a instalação do TOTVS Fluig Plataforma possui múltiplas empresas e uma ou mais empresas tiverem a integração com o Identity habilitada, será feita a autenticação por contexto.

Na autenticação por contexto o usuário deverá acessar o Fluig através da URL com o código da empresa, por exemplo, http://meufluig.com/portal/empresa1, para que o Fluig identifique em qual empresa o usuário está se autenticando. Caso não seja informado o código da empresa na URL, será apresentada a página de seleção de empresa (vide abaixo) para que o usuário informe o código antes de prosseguir com a autenticação.

A URL de acesso com o código da empresa é válida somente para o acesso à plataforma Fluig, e não deve ser adicionada na configuração do aplicativo no TOTVS Identity.  No Identity permanece a URL normal, que é: http://meufluig.com/portal/idp.


Em empresas cuja integração com o Identity está habilitada, o usuário será direcionado para a página de login do Identity. Nas demais a página padrão de login do Fluig será carregada para autenticação.

Cada contexto do Identity suporta a integração com apenas uma empresa do Fluig. As demais empresas de uma mesma instalação do Fluig não poderão ser integradas ao mesmo contexto do Identity.


Consultar token de integração


Veja o vídeo

Para consultar o token de integração, siga os passos abaixo:

01. Acessar o contexto criado no Identity, por exemplo, https://[suaempresa].fluigidentity.com, com as credenciais do administrador.

02Acionar o menu Aplicativos.

03. Acionar Fluig na lista de aplicativos. É possível localizá-lo utilizando o campo Pesquisar no canto superior esquerdo.

04. Na aba Visão geral, acionar Token de Configuração e copiar o valor do token.


Página Aplicativos para widgets de Experiências de Uso


Após a configuração da integração entre Fluig e Identity, uma página chamada Aplicativos será automaticamente criada e incluída no menu principal do Fluig. Essa página contém os widgets de Experiência de Uso e Analytics dispostos no seguinte layout:

Os 3 primeiros slots destinam-se às widgets de Acesso Centralizado, exibidas nesta ordem: Geral, Favoritos e Mais Acessados. O slot inferior à esquerda destina-se ao widget de Consulta Rápida e o inferior à direita apresenta o widget Analytics.


  • Os widgets de Acesso Centralizado serão automaticamente configurados caso um ERP já esteja integrado ao Identity.



  • Para configurar o widget de Consulta Rápida, é necessário editar a página e seguir os procedimentos descritos na documentação Widgets de Experiência de Uso.



  • Para configurar o widget Analytics, é necessário editar a página e seguir os procedimentos descritos na documentação Widgets de Experiência de Uso.


Para que a página Aplicativos não seja exibida no menu principal do Fluig, deve-se acessar o Painel de controle → agrupador WCMMinhas Páginas e excluir a página.

Para desabilitar as Experiências de Uso, deve-se acessar as propriedades da empresa através do Painel de Controle do usuário wcmadmin (agrupador WCMEmpresasEditarCadastrar dados adicionais) e alterar o valor do parâmetro USER-EXPERIENCE-ACTIVE para false.

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