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O que faz um SRE?

A função de um Site Reliability Engineer é aprimorar o design e a operação dos sistemas, assegurando que todos os serviços online operem de forma contínua, confiável e ágil. A confiabilidade (reliability) é o foco principal, pois agrega métricas e operações de TI.

Como principal skill profissional de um SRE se destaca a habilidade de identificar quais processos devem ser facilitados e otimizados, trazendo assim maior auto suficiência e desempenho possível ao software, removendo do sistema trabalhos manuais e repetitivos.

Qual papel de um SRE?


Com o foco na confiabilidade do sistema, o objetivo do SRE está em encontrar formas para aprimorar o design e a operação dos sistemas para fazê-los mais escaláveis, confiáveis e mais eficientes. Em geral, uma equipe SRE é responsável pela disponibilidade, latência, desempenho, eficiência, gerenciamento de mudanças, monitoramento, resposta a emergências e planejamento de capacidade dos serviços sob sua supervisão. Isso significa que os SREs precisam ter uma compreensão holística dos sistemas e das conexões entre esses sistemas.

Um Engenheiro de Confiabilidade de Site (SRE) deve gastar até 50% do seu tempo fazendo trabalhos relacionados a operações, como: resolução de problemas, plantão e intervenção manual. Como o sistema de software que um SRE supervisiona deve ser altamente automático e auto-recuperável, o SRE deve gastar os outros 50% de seu tempo em tarefas de desenvolvimento, como novos recursos, dimensionamento ou automação. O candidato SRE ideal é um administrador de sistemas altamente qualificado com conhecimento de desenvolvimento de código e automação.

São algumas das vantagens do SRE:

  1. Reduzir os silos dentro da organização;
  2. O SRE compartilha a responsabilidade com os desenvolvedores, criando uma responsabilidade compartilhada;
  3. SREs tratam os riscos;
  4. O SRE incentiva os desenvolvedores e gestores de produtos a se movimentarem rapidamente, reduzindo o custo da falha;
  5. Alavancam o uso de ferramentas e automação;
  6. Criam métricas.

Qual o nosso papel dentro da Engenharia Protheus?

  1. Acompanhar o processo de expedição dos produtos Protheus;
  2. Auxiliar os times de produto na elaboração das soluções Protheus;
  3. Disponibilizar e manter imagens do Protheus para alta disponibilidade;
  4. Disponibilizar os gráficos de atualização de ambiente (HELM e ARGO);
  5. Gerenciar e manutenir os ambientes dos clusters disponíveis;
  6. Manter os ambientes dos clusters em funcionamento, acompanhando a saúde do ambiente;
  7. Disponibilizar ferramentas e/ou funcionalidades aos times de produto, suporte e clientes para realizarem troubleshoot;
  8. Adequar as novas soluções TOTVS (Integralções com o Protheus) para execução em clusters TKS;
  9. Desenvolver rotinas de automação CI/CD





Quem Somos?

  • Alexandre Lemes
  • Renato Ferreira Campos
  • Rodrigo dos Santos Finus
  • Ernani Forastieri (Gestor)
  • Ivan Pinheiro Cabral (Gestor Executivo)
  • Nilton Rodrigues (Performance)

(seleção) Tecnologia:

(seleção) Framework:

(seleção) Pesquisas no TDN:

(seleção) Ciclo de Vida de Software - TOTVS:

(seleção) Conteúdo e Novidades da Legislação :