Para acessar a funcionalidade, o perfil deverá ter a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais
Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina) Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)
Perfil: Pais para os Professores Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores
Perfil: Responsável Financeiro para os Professores Perfil: Professores para os: Alunos, Pais (Pais e/ou Mãe), Responsáveis Acadêmicos e Financeiros
A TOTVS orienta criar um perfil para cada Perfil de usuário. |
Ao logar no App Meu eduCONNECT, será habilitado o ícone: Mensagens. |
Os usuários destinatários, serão notificados de nova mensagem/comunicados através do Push seguindo a regra, quando o aplicativo tiver em Segundo Plano ou Fechado, o usuário receberá o Push com a Mensagem / Comunicado. - Quando o texto (mensagem pessoal) tiver mais de 10 caracteres, no final da frase será aplicado (3 pontinhos) ... informando que possui mais conteúdo na mensagem / comunicado.
- Quando a mensagem / comunicado for apenas com um anexo / foto, o texto do Push estará escrito: 'Anexo'
- Se o usuário tiver com o menu: Mensagens aberta, o Painel de conversa será atualizada automaticamente (o usuário não será sinalizado com o Push ou Tost).
- Se o usuário tiver acessando outro menu, como exemplo: Notificações, Acadêmico ou Perfil; ele será notificado com o Tost . A notificação aparecerá na barra inferior do App, e ficará ativa por 2 segundos.
O Tost serve apenas para sinalizar o usuário de uma nova mensagem / comunicado. Para acessar a mensagem, o usuário deverá acessar o menu: Mensagens. Diferente do Push que ao clicar o usuário é redirecionado para a mensagem. |
|
O usuário deverá parametrizar: servidor de arquivos, tamanho máximo do arquivo e a extensões permitidas, em: TOTVS Gestão Educacional | Configurações | Configuração | eduCONNECT | Mensagens Pessoais
Para o envio de anexo, caso o usuário tenha pelo menos um perfil habilitado para o envio de anexo, o ícone referente a essa funcionalidade será habilitado. |
O Envio de arquivos (Foto / Documento) está atrelado a cada perfil de envio de mensagens para um grupo de usuários em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar anexo
Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina) Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)
Perfil: Pais para os Professores Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores
Perfil: Responsável Financeiro para os Professores Perfil: Professores para os: Alunos, Pais e Mães, Resp. Acadêmicos e Financeiro |
A exibição das turmas/disciplinas gerenciais e/ou gerenciadas, seguirá a mesma condição do parâmetro: Educacional | Configurações | Parâmetros | Geral 1/6 | Utilizar turma/disciplina gerencial na digitação de notas, faltas, avaliação, frequência diária, plano de aula, upload de materiais no portal e mensagem pessoal no Meu eduCONNET. - Se o parâmetro marcado: Será exibido apenas a turma/disciplina gerencial: Será exibido a relação de alunos matriculados (com usuários gerados) nas turmas gerenciadas.
- Se o parâmetro desmarcado: Será exibido apenas as turmas/disciplinas gerenciadas: Será exibido a relação de alunos matriculadas nas turmas gerenciadas separadamente.
|
Os comunicado são envios de mensagens para mais de um usuário, sendo ele aluno, professor, responsável acadêmico e responsável financeiro. Será habilitado visão das turmas do professor seguindo o mesmo critério utilizado atualmente no portal do professor (filtro de turmas do Diário de Classe) para que ele selecione entre as turmas ou alunos/responsáveis específicos. A visão é agrupada por turmas, onde serão listados os alunos e os seus responsáveis para que o professor possa selecionar a quem será enviado a mensagem. O professor poderá enviar para uma ou mais turmas, para dois ou mais alunos e/ou responsáveis.
A as turmas/disciplinas para serem exibidas, seguem o mesmo critério do Portal. - O Período Letivo não está encerrado;
- A opção "Exibir no Portal " está marcado.
O filtro do perfil de usuários são listados mediante a permissões de envio de mensagens. Exemplo: Se o professor tem a permissão de enviar mensagem apenas para Alunos e Responsáveis Financeiros, será listado apenas o filtro para os Alunos e Responsáveis Financeiros.
Para visualizar a relação dos usuários da turma/disciplina, basta o professor selecionar a Turma/disciplina correspondente e clicar no ícone: . |
Para visualizar os responsáveis do aluno, basta clicar no ícone .
|
Processo de envio de ComunicadosO professor poderá enviar a mensagem simultaneamente para vários usuários, onde a partir do painel de Comunicado. - Acessar o menu: Mensagem;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecionar o filtro de usuários;
- Selecionar a(s) Turma(s) correspondente para o envio do Comunicado;
- Informar o Assunto e o texto do comunicado;
- Caso queria, visualizar a relação dos possíveis destinatários, basta clicar sobre a Turma em seguida no ícone
- Em seguida, clicar no botão enviar.
Ainda nessa tela, o professor poderá enviar um novo texto aproveitando o título do Assunto do comunicado , basta o mesmo clicar em "Novo comunicado".
|
As mensagens pessoais, é a troca de mensagens com apenas um usuário.
- O professor José para o aluno João
- O pai do Marcos para o professor José
|
Processo de envio de mensagensO professor poderá enviar a mensagem para um usuário, a partir do painel de mensagens (1), caso tenha uma conversa iniciada ou selecionar o usuário através do Painel de Mensagens e pela tela de filtro de usuários (2). Para o envio das mensagens é necessário que o professor, tenha permissão para o envio de mensagens para o perfil do usuário desejado.
1) Envio de mensagens a partir do painel de mensagens - Acessar o menu: Mensagem;
- Selecionar a pessoa com quem deseja conversar;
- Selecionar o usuário com quem deseja conversar;
- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
- Clicar no botão enviar.
2) Envio de mensagens a partir do filtro de usuários - Acessar o menu: Mensagens;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecione o usuário que deseja enviar a mensagem;
- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
- Clicar no botão enviar.
Quando o usuário destinatário visualizar as mensagens, ao lado do nome terá o ícone .
O aluno que não tiver um usuário vinculado, o ícone de seleção estará sombreado e não será possível selecionar.
|
|
|
|
Os alunos/responsáveis (Pais, Financeiro e Acadêmico) poderão enviar a mensagem para os professores da Turma/Disciplina. A lista de professores e suas disciplinas, segue a a ordem de exibição abaixo: - Disciplinas em curso;
- Disciplinas cursadas (Concluídas).
O aluno/responsável poderá enviar a mensagem para um ou mais professores de uma única vez, seguindo o processo: - Mensagem pessoal é a troca de mensagens com apenas um usuário (Professor).
- Comunicado são envios de mensagens para mais de um usuário (Professor).
Para o envio das mensagens é necessário que o Aluno / Responsáveis, tenha permissão para o envio de mensagens. Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina) Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)
Perfil: Pais para os Professores Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores
Perfil: Responsável Financeiro para os Professores
|
Não será exibido a relação de Professores e Turmas/disciplinas no filtro de professores: - Professor sem usuários gerado;
- O professor deverá estar associado ao horário da Turma/Disciplina;
- No cadastro do Período letivo, o parâmetro: "Exibe no Portal" desabilitado;
- O Cadastro da Turma/Disciplina esteja fora do período.
|
Processo de envio de mensagens de Aluno(s) para ProfessoresO aluno poderá enviar a mensagem para um ou mais Professores, a partir do Painel de Mensagens. Caso o Aluno tenha uma conversa iniciada com o professor, poderá enviar uma nova mensagem a partir da conversa ou então acessar o Filtro de Professores .
1) Envio de mensagens a partir das Mensagens Pessoais - Acessar o menu: Mensagem;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecionar o Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
- Clicar no ícone de nova mensagem ;
- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
- Clicar no botão enviar.
2) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais para Comunicados - Acessar o menu: Mensagem;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecionar mais de um Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
- Clicar no ícone de nova mensagem ;
- Informar o assunto e o texto do comunicado;
- Clicar no botão enviar.
Processo de envio de mensagens de Responsáveis (Pais, Financeiro e Acadêmico) para ProfessoresO Responsável poderá enviar a mensagem para um ou mais Professores, a partir do Painel de Mensagens. Caso o Responsável tenha uma conversa iniciada com o professor, poderá enviar uma nova mensagem a partir da conversa ou então acessar o Filtro de Professores .
1) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais - Acessar o menu: Mensagem;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecionar o Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
- Clicar no ícone de nova mensagem ;
- Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
- Clicar no botão enviar.
2) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais para Comunicados - Acessar o menu: Mensagem;
- Clicar no botão: Nova Mensagem;
- Selecionar mais de um Professor /Disciplina com quem deseja conversar
- Clicar no ícone de nova mensagem ;
- Informar o assunto e o texto da mensagem;
- Clicar no botão enviar.
Caso o Responsável (Pais,Financeiro e Acadêmico) tenha mais de um dependente, ao logar na tela de Filtro de Professor, a relação de Professores e Turma/Disciplinas estão agrupados por dependente. |
|
|
|
|
|
|
|
Implementado a funcionalidade onde permite que os Professores envie Comunicados e Mensagem Pessoal para os Alunos/Responsáveis.
Com o objetivo em facilitar a comunicação, que seja rápida, segura e simultânea.
Para os clientes que NÃO utilizam o Protocolo HTTPS é necessário alterar a tag: RequiredSSLMsgPessoal para false no Web.config do TOTVS Educa Mobile .
A TOTVS recomenda utilizar o protocolo HTTPS no produto TOTVS Educa Mobile.
Em ambientes com Load Balance, Proxy Reverso ou qualquer outro programa que redirecione a requisição do aluno para outro servidor da instituição que esteja instalado o Educa Mobile, a TAG 'RequiredSSLMsgPessoal' deverá estar como false, uma vez que a requisição interna que chegará ao Educa Mobile será HTTP. |
O envio de mensagem é classificado por perfil, onde a IE, poderá definir para qual perfil de usuários que poderão efetuar a troca de Mensagens/Comunicados.
Primeiramente, é necessário que a IE, configure o usuário / senha do Banco de Dados que tenha acesso as tabelas do Educacional. O código de acesso é criado através do script para habilitar a funcionalidade de Mensagens. Serviços Globais | Segurança | Acesso | Código de Acesso | "eduCONNECT" |
Caso o usuário seja um professor, ele poderá enviar arquivos se tiver permissão; caso o usuário seja aluno ou responsável, ele somente poderá visualizar os arquivos enviados a ele.
Para o envio de anexo nas Mensagens e Comunicados, basta o usuário selecionar o ícone: disponível no campo destinado à digitação de mensagem.
Para os arquivos com o tipo "Foto", o usuário tem a opção de selecionar mais de uma foto e informar uma legenda para o grupo de fotos a serem enviados, seguindo a regra:
- Se o usuário informar a legenda e posteriormente o texto, o App irá considerar o texto da mensagem;
- Se o usuário informar o texto e posteriormente informar a legenda, o App irá considerar a legenda informada na foto.
Para os documentos, não será possível informar a legenda, uma vez que a descrição do arquivo já possui a descrição necessária para o(s) destinatário(s).
Além de receber os arquivos, o usuário de envio e/ou destinatário, tem a opção de excluir o arquivo.
O envio de Mensagens, possuem dois tipos, sendo:
1 - Mensagens pessoais: São envios e recebimentos de mensagens com apenas um usuário.
2 - Comunicado: São envio de mensagens para um grupo de usuários (mais de um usuário).
Processo de envio de Mensagens / Comunicados
As mensagens pessoais e os Comunicados, estarão visíveis no menu: Mensagens.
- Quando a mensagem for um comunicado, será exibido o ícone megafone, o assunto e a primeira linha do texto e a hora do envio do comunicado, será exibido conforme o exemplo abaixo:
- Quando a mensagem for pessoal, será exibido a foto, o nome e a primeira linha do texto do usuário com quem o usuário está conversando e a hora do envio da mensagem, conforme o exemplo abaixo:
Ainda nessa tela, o usuário poderá realizar a busca, sendo por: Nome, Assunto e Texto da mensagem. Basta o usuário digitar a palavra (com no mínimo 5 caracteres) no campo Buscar, conforme o exemplo abaixo:
Para otimizar a visualização das mensagens no Painel de Mensagens Pessoais, o usuário poderá excluir as mensagens, sejam elas: Histórico de Conversas, Conversas Pontuais e Comunicados.
Para exclusão, basta o usuário manter pressionado a mensagem e clicar no botão excluir.
A exclusão das mensagens serão apenas para o usuário logado. |
Exclusão do histórico do Comunicado Exclusão da mensagem do Comunicado
Exclusão do histórico de conversa com o usuário (Mensagem) Exclusão "pontual" da mensagem como usuário