Antes de começar a usar o módulo de caixa é importante definir algumas configurações iniciais que vão ajudar no uso do dia a dia dos recursos disponíveis.

Configure de acordo com a realidade da sua empresa, e altere quando achar necessário.


Menu: Ambiente | Parâmetros | Gestão Financeira | Contas a Receber | Caixa | Módulo de Caixa.

Etapa 1 - Gerais

Gerais


Saída de Impressão - Informe a impressora que será utilizada nas impressões realizadas na sessão, autenticação mecânica, recibos, comprovante TEF.

Porta Impressora default - Define qual a porta da impressora será carregada por default ao abrir uma nova sessão de caixa.

Utiliza impressora padrão - Se na saída de impressão for definido "Impressora Windows", esta opção define que será considerada a impressora padrão configurada no computador.

Exibe a tela para edição de vínculos na baixa - Durante a baixa do lançamento será apresentada a tela para vínculos.

No Módulo de Caixa 2.0, focamos no registro do recebimento e na simplicidade. As telas foram simplificadas e não é possível realizar vínculo.

A sessão agora sendo aberta como aba, o vínculo pode ser realizado pela visão de lançamentos.

Permissões da abertura da Sessão de Caixa

Os parâmetros abaixo definem as configurações da abertura da sessão de caixa para todas as sessões que serão abertas para a coligada.


Operação - Define qual a natureza dos lançamentos que os caixas irão operar, dentre: recebimentos, pagamentos ou ambos.

Emite relatório de encerramento do caixa - Ao marcar esta opção, ao realizar o encerramento, o relatório de encerramento da sessão de caixa será emitido.

Estorna Lançamento Baixado em outra Sessão - Ao marcar esta opção será possível estornar lançamentos baixados em outra sessão de caixa.

Lançamentos que não foram baixados via módulo de caixa, poderão ser estornados independente desta opção estar marcada ou não.

O operador do caixa poderá estornar lançamentos baixados de outra sessão, independente do usuário que realizou a baixa.

Habilita TEF - Ao marcar esta opção ficará disponível nas sessões a opção de receber usando os meios de pagamento de cartão, conectado com a máquina TEF.

Habilita PIX - Ao marcar esta opção, utilizando um meio de pagamento de PIX, será gerado e exibido o QRCode.

Permissões do operador

Os parâmetros abaixo definem quais as permissões o operador terá ao operar uma sessão de caixa.


Permite alterar as permissões na abertura da sessão - Ao marcar esta opção, todas as permissões desta sessão (Permissões da abertura da Sessão de Caixa) e a Porta Impressora default ficarão disponíveis para alteração do usuário ao abrir uma nova sessão de caixa.

Quando essa opção estiver marcada, todas as permissões de abertura da sessão parametrizadas serão carregadas por default ao abrir uma nova sessão.

Permite encerrar sessão - Com esta opção marcada, o usuário operador do caixa poderá encerrar a sua sessão, caso contrário somente o operador supervisor poderá realizar o encerramento.

Existem três formas de realizar o encerramento da sessão, é importante que os gestores analisem e definam as permissões de acesso corretas a este recurso. Saiba mais

Permite consultar os saldos - Ao marcar esta opção, o operador de caixa poderá consultar os saldos atuais da sessão de caixa.



Etapa 2 - Autenticação Mecânica

Usa Autenticação Mecânica - Ao marcar esta opção, após a conclusão do recebimento, é apresentada a possibilidade de realizar autenticação mecânica.

Permite não imprimir autenticação - Ao marcar esta opção, a autenticação passa a ser opcional. 

Permite reimprimir autenticação -  Ao marcar esta opção será possível reimprimir a autenticação mecânica no caixa.

No Módulo de Caixa 2.0, uma vez definido o uso da autenticação mecânica, sempre será possível realizar a reimpressão ou optar por não realizar. Desta forma as parametrizações acima não são consideradas, e em breve serão descontinuadas.


Obrigatória a impressão de abertura do caixa - Ao marcar esta opção a autenticação na abertura da sessão de caixa será obrigatória, não será possível fazer nenhuma movimentação na sessão sem que a mesma seja executada.

No estudo para a construção do Módulo de Caixa 2.0, identificamos que este parâmetro não é utilizado por nossos clientes, desta forma o mesmo não está sendo considerado e em breve será descontinuado. 


Permite imprimir autenticação mecânica após impressão do relatório/recibo - Ao marcar este parâmetro, a ordem de impressão da autenticação e do recibo são alteradas.

No Módulo de Caixa 2.0, a opção de imprimir a autenticação mecânica e o recibo são apresentadas no mesmo momento. Desta forma este parametrização não é considerada, e em breve será descontinuada.



Etapa 3 - Configuração Layout

Nesta etapa é possível definir quais as informações que serão impressas na autenticação de abertura, baixa e estorno, sua posição, o formato e o tamanho em caracteres.



Etapa 4 - Numero Autenticações

Nesta etapa é preciso selecionar onde será impresso a autenticação do caixa, se em documento ou em bobina.



Etapa 5 - Relatórios do Caixa

Nesta etapa são definidos os relatórios usados nas impressões realizadas na sessão. OBS: Somente relatórios RM Reports são permitidos.


Balanço de Sessão de Caixa - Relatório utilizado para emissão do encerramento da sessão de caixa. 

Usa ReciboAo marcar esta opção, após a conclusão do recebimento, é apresentada a possibilidade de realizar impressão de recibo.



Etapas 6 e 7 - TEF e TEF Filial

Nesta etapa são realizadas as parametrizações da integração do SiTef com o PinPad, essas configurações são utilizadas durante os pagamentos com cartões de Crédito e Débito através da Sessão de Caixa.

É possível definir uma parametrização global, ou específica por filial.


TEF na sessão de Caixa - permite definir se Usa, Não Usa ou Uso Obrigatório do TEF:

Modelo TEF - Definição do modelo de integração para recebimento via TEF.

A integração Adyen foi descontinuada e em em breve será retirada do sistema.


Informações SiTEF - Informações técnicas específicas de configuração e comunicação do modelo em questão

SiTef

PinPad


Liberar estorno de transações com a senha de supervisor - define se o estorno de uma baixa que foi realizada no SiTef será liberado com a senha do supervisor ou usuário autorizado.

Imprime comprovante TEF - Ao marcar esta opção, após a conclusão do recebimento, é apresentada a possibilidade de realizar impressão do comprovante TEF, podendo escolher entre as vias Logista, Portador e Ambas.




Se você usa algum dos parâmetros que não estão sendo considerados no Módulo de Caixa 2.0 e serão descontinuados, compartilhe conosco.



 Voltar para o Menu Principal