As constantes do sistema são caracteres simples ou numerais que são usados para representar o status de um movimento, cotação, produto ou outros registros no sistema, quando este é gravado no banco de dados. Em alguns casos uma mesma constante pode representar status distintos, dependendo da parametrização do recurso ou processo do sistema. Conhecer o significado de cada um dos status e quando eles são atribuídos é importante na execução de algumas tarefas, como ao criar um filtro, executar uma sentença ou gerar um relatório gerencial.


  • Status do movimento

Os status do movimento são gravados na tabela TMOV.STATUS e referem-se ao estado atual do movimento. Esses status são atribuídos conforme a parametrização utilizada no movimento ou após a execução de algum processo (como por exemplo o status 'Cancelado').

ConstanteRepresentação
APendente / A Faturar

Pendente: Em movimentos do tipo 1.1 significa que o movimento foi incluído e ainda não foi recebido ou faturado;

A Faturar: Em movimentos do tipo 2.1 significa que o movimento foi incluído e ainda não foi recebido ou faturado. Em outras palavras pode-se dizer que o movimento está apto a ser faturado. Em movimentos do tipo 1.2 ou 2.2, o status a faturar é atribuído quando o movimento usa integração com o TOTVS – Gestão Financeira e o parâmetro 'Fatura na Inclusão' está desabilitado. No momento em que o usuário gera o financeiro para movimentos com o status 'A Faturar' o status é atualizado para 'A Pagar' ("F").

ConstanteRepresentação
BBloqueado

Em movimentos que utilizam controle orçamentário/financeiro o status 'Bloqueado' é atribuído quando o valor do movimento ultrapassa o valor do orçamento em determinado período e a parametrização do movimento determina que a ação ao exceder o valor orçado é bloquear.

ConstanteRepresentação
CCancelado

Indica que o movimento foi cancelado pelo usuário.

ConstanteRepresentação
FRecebido / Faturado / Rec / Desdobrado/A Pagar/A Receber

Recebido: O movimento foi recebido completamente, ou seja, gerou movimento do tipo 1.2.

Faturado: O movimento foi faturado completamente, ou seja, gerou movimento do tipo 2.2.

Rec / Desdobrado: O movimento de compra foi Recebido parcialmente e sofreu um desdobramento. Nas versões migradas para o novo modelo Backoffice em que não existe mais o conceito de desdobramento, este status foi substituído pelo status 'Parcialmente Recebido'.

Fat / Desdobrado: O movimento de venda foi Faturado parcialmente e sofreu um desdobramento. Nas versões migradas para o novo modelo Backoffice em que não existe mais o conceito de desdobramento, este status foi substituído pelo status 'Parcialmente Faturado'.

A Pagar / A Receber: Indica um movimento que está integrado ao TOTVS – Gestão Financeira e os lançamentos financeiros já foram gerados. A descrição 'a pagar' ou 'a receber' vai depender da parametrização do movimento.

ConstanteRepresentação
GParcialmente Recebido / Parcialmente Faturado

Os status 'Parcialmente Recebido' e 'Parcialmente Faturado' foram criados a partir da versão 11.0.0 para contemplar o recurso Faturamento Parcial no novo modelo Backoffice em substituição aos antigos status de desdobramento, sendo estes usados respectivamente no faturamento de movimentos de entrada e saída.

ConstanteRepresentação
NNormal

O status normal é atribuído aos movimentos que não poderão ser recebidos ou faturados segundo a parametrização do movimento e não tem integração com o TOTVS Gestão Financeira

ConstanteRepresentação
PParcialmente Quitado

Indica que o movimento está integrado com o TOTVS Gestão Financeira sendo que um ou mais lançamentos financeiros estão em aberto e os restantes foram baixados.

ConstanteRepresentação
QQuitado

O movimento gerou lançamentos financeiros e estes por sua vez foram totalmente baixados pelo TOTVS Gestão Financeira.

ConstanteRepresentação
RNão Processado

Os movimentos gerados com estado 'Não Processado' não modificam o estoque de produtos, não geram lançamentos financeiros e não são contabilizados.

ConstanteRepresentação
UEm Faturamento

No momento que se inicia um processo de faturamento (ou recebimento) de um movimento qualquer, seu status é temporariamente alterado para 'Em Faturamento'. Ao fim do processo, o movimento é alterado novamente para o seu status atual, normalmente diferente do inicial. Este procedimento é necessário, pois se alguma coisa que impeça a conclusão processo iniciado ocorrer, será possível rastreá-lo e tomar as devidas providencias para regularizar sua situação.

  • Status do Movimento (Integração TOTVS Manutenção )

Movimentos integrados ao TOTVS Manutenção normalmente são incluídos através deste e recebem status referentes a situação da ordem de serviço que os gerou. Os possíveis status atribuídos à movimentos gerados a partir do TOTVS Manutenção são:

ConstanteRepresentação
OAguardando Análise

Quando o movimento é incluído através do TOTVS Manutenção, este recebe o status 'Aguardando Análise'.

ConstanteRepresentação
YNão Iniciado

A constante "Y" é atribuída às ordens de serviços aprovadas pelo cliente, mas que ainda não tiveram sua execução iniciada.

ConstanteRepresentação
EEm Andamento

O status 'Em Andamento' indica uma ordem de serviço que entrou em execução.

ConstanteRepresentação
ZTerminado

É atribuído às ordens de serviços concluídas.

  • Status do Movimento (Integração TOTVS Planejamento e Controle da Produção)

O Status de programação do movimento é calculado pelo serviço do TOTVS Planejamento e Produção. Este cálculo é feito a partir da analise dos status de programação dos itens de movimento para determinar o status do movimento. O resultado pode ser um dos estados abaixo:
A programar
O pedido de venda foi incluído, mas nenhum de seus itens de venda foi associado a uma ordem de produção.
Programado
Todos os itens do pedido de venda foram associados a uma ordem de produção.
Parcialmente Programado
Pelo menos um item do pedido de venda foi associado a uma ordem de produção.
Parcialmente Finalizado
Pelo menos um item do pedido programado foi finalizado. Observação: o status Parcialmente Programado prevalecerá caso algum dos itens não esteja associado a uma ordem de produção
Finalizado
Todos os itens tiveram sua produção finalizada.


  • Status do Movimento Cotado

Os movimentos que entram em processo de cotação têm seu status gravado na coluna "TMOV.STSCOMPRAS" diferente dos status do movimento "TMOV.STATUS".

O status de cotação da solicitação pode ser visualizado através da visão de movimentos, habilitando a coluna 'Status do Mov. De Compras'.

Os possíveis status para a coluna "TMOV.STSCOMPRAS" (Status de Mov. de Compras) são:

StatusRepresentaçãoIndicação
CEm CotaçãoIndica que um o mais itens do movimento em questão entrou em processo de cotação.
PParcialmente CotadoIndica que o movimento em questão foi cotado parcialmente.
TCotadoIndica que o movimento em questão teve todos os seus itens cotados.
GGerado por CotaçãoIndica que o movimento em questão foi gerado a partir de uma cotação.


Exemplos:

Status "Em Cotação": Foi criado uma solicitação de compras contendo 3 itens. Em seguida, foi criado uma cotação para que seja realizado a compras de apenas 1 item deste movimento. Ao criar a cotação, o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) será preenchido com o valor "C" (Em Cotação) pois, 1 dos 3 itens do movimento entrou em processo de cotação.

Status "Parcialmente Cotado": Foi criado uma solicitação de compras contendo 3 itens. Em seguida, foi criado uma cotação para que seja realizado a compras de apenas 1 item deste movimento. Após realizar todo o processo de cotação para este item e finalizar gerando a ordem de compra,  o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) será preenchido com o valor "P" (Parcialmente Cotado)

Existem outras situações onde o status permanecerá como "Parcialmente Cotado",  por exemplo:

Caso 1: Em um movimento de 3 itens onde 2 foram cotados e 1 Estornado, o movimento será encerrado, ficando com o status de "Recebido" ou "Faturado" de acordo com a parametrização do tipo de movimento e o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) permanecera com o status "P" (Parcialmente Cotado), ou seja, apenas parte do movimento foi cotado.

Caso 2: Em um movimento de 3 itens onde 2 foram cotados e 1 faturado direto para o movimento de Ordem de Compra sem passar pelo processo de cotação, o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) permanecera com o status "P" (Parcialmente Cotado), ou seja, apenas parte do movimento foi cotado.

Status "Cotado": Foi criado uma solicitação de compras contendo 3 itens. Em seguida, foi criado uma cotação para que seja realizado a compras de todos itens deste movimento. Após realizar todo o processo de cotação para este movimento e finalizar gerando a ordem de compra, o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) será preenchido com o valor  "T" (Cotado).

Status "Gerado por Cotação": Geralmente este status será preenchido nos movimento de Ordem de Compra que são gerados a partir da cotação. Após realizar todo o processo de cotação e finalizar gerando a ordem de compra,  o campo TMOV.STSCOMPRAS (Status de Mov. de Compras) será preenchido com o valor "G" (Gerado por Cotação).


  • Status da Separação

Ao utilizar o recurso de separação o movimento passa a utilizar a coluna TMOV. STATUSSEPARACAO para gravar o status de separação do movimento. Da mesma forma que os status de cotação, para visualizar o status de separação do movimento é preciso habilitar a visualização da coluna no aplicativo. Os possíveis status para a separação são:

StatusRepresentaçãoIndicação
'' '"VazioQuando o movimento é criado é não entrou em processo de separação seu status não é preenchido.
EEm SeparaçãoIndica que o movimento em questão esta em processo de separação.
NNão SeparadoQuando um movimento entra em separação e o processo 'Voltar Status Separação Anterior' é executado o status do movimento é setado como não separado.
SSeparadoIndica que o movimento em questão teve seu processo de separação finalizado com ou sem divergências.
  • Status do Item de Movimento (Integração TOTVS Planejamento e Controle da Produção)

O Status de programação do item é referente ao status da ordem de produção no TOTVS Planejamento e Controle da Produção. Os status de programação são enumerados de 0 a 6, representando as fases da ordem de produção e a descrição de cada uma pode ser personalizado de acordo com o desejo do usuário.

StatusRepresentação
0Criada
1Aguardando Recurso
2Pronto para iniciar
3Parcialmente concluído
4Interrompida
5Concluída
6Cancelada (RM Factor) / Indefinida (RM Nucleus)

Observação: Quando a ordem de produção é cancelada no TOTVS Planejamento e Controle da Produção, o item de movimento fica o com status de programação "Indefinido", pois, a ordem de produção, perde o vínculo com o item de movimento.

  • Tipos de Relacionamento do Movimento

O tipo de relacionamento do movimento é gravado na coluna TMOVRELAC.TIPORELAC representando o motivo pelo qual o registro de relacionamento foi criado (Faturamento, Desdobramento, Exportação ou Devolução). Os valores possíveis para este campo são:

Tipo de RelacionamentoRepresentação
PFaturamento do Pedido
DDistribuição
QDesdobramento do Faturamento
VDevolução
EPedido Exportação
TEstoque Terceiros
SSubstituição NFe
RCópia Simples com Relacionamento
CCT-e
ANF-e de Ajuste
ONF-e de Ajuste - Estorno
LNF-e Produtor Rural
GDevolução de Consignado
MDocumento Eletrônico complementar
XRemessa Parcelada Exportação
  • Status da Cotação

Quando uma cotação é criada seu status é gravado no banco de dados como uma constante numérica. O status da cotação representa em qual o estágio (fases) do processo a cotação se encontra.

StatusRepresentação
1Em Composição
2Aguardando Resposta do Fornecedor
3Pronto para Cálculo (status interno)
4Pronto para Calcular o Quadro Comparativo
5Em Negociação
6Pedido de Compra Gerado
7Cancelada
8Liberada
9Cotação Exportada
  • Status da Cotação

Quando os itens de uma cotação são criados, seu status é gravado no banco de dados como uma constante numérica. O status do item da cotação representa em qual o estágio (fases) do processo o item se encontra.

StatusRepresentação
-1Excluído
1Ativo
2Ordem de Compra
3Concluído
4Estornado
  • Tipo de Produto

Na tabela de Produtos indica o tipo de produto cadastrado.

StatusRepresentação
PProduto
SServiço
  • Tipo de Status

Na tabela de TNFEENTRADA indica STATUS do XML Importado.

StatusReferênciaObservação
PPendentePara os arquivos cadastrados e que ainda não foram  validados.
VValidadoPara os arquivos cuja validação da SEFAZ está correta.
IInconsistentePara os arquivos que por algum motivo ocorreram erros na transação, devendo ser ajustados e importados novamente.
RRejeitadoPara os arquivos cuja autenticidade não foi validada junto a SEFAZ.
FFilial PendenteQuando não há informação de filial ou do cliente/fornecedor no xml.
CCanceladoPara os arquivos cujo status é cancelado.
  • Tipo de Aprovação - campo: TIPOAPROVACAOFLUIG
StatusRepresentação
0Não Utiliza
1Utiliza no Faturamento
2Utiliza na Cotação
3Utiliza em Ambos



Máscaras

As Máscaras são utilizadas para formatar campos de códigos do sistema, como por exemplo: código do produto, número de série, fabricante e etc. As seguintes constantes podem ser utilizados na definição de uma máscara no sistema:

StatusRepresentação
#Somente números
ISomente letras, converte para minúsculas as letras informadas
LSomente letras, converte para maiúsculas as letras informadas
aLetras e números, converte para minúsculo quando for letras
ALetras e números, converte para maiúsculas quando for letras
QQualquer caractere, exceto os separadores: dois pontos, ponto, vírgula, traço e barra.

Observação: Ponto (.) usado para definir níveis da máscara.