No TOTVS Business Conector existe uma ferramenta chamada Conceito. Com ela é possível importar e exportar dados de uma conexão origem para uma conexão destino. Também guarda quais campos de cada sistema estão envolvidos na integração, e quais as correspondências entre os atributos de origem e destino. 

Identificação

 

Na aba Identificação existem diversos campos a serem preenchidos, com o objetivo de configurar e identificar o conceito que esta sendo criado.

No canto esquerdo da visão, estão disponíveis para configuração os campos:

- Nome do Conceito: nome do conceito que está sendo criado. O nome facilita a identificação do conceito a partir da tela de visão.

- Código do Sistema: É possível relacionar um sistema a um determinado conceito, por exemplo, o conceito que trabalha rotinas financeiras pode ser relacionado ao sistema financeiro.

- Descrição/Observações: Pode-se informar uma breve descrição sobre o conceito criado.

Abaixo destes campos, se encontram os botões:

- Carregar: permite importar um conceito a partir de um arquivo no formato *.icp.

- Gravar: permite exportar o conceito para um arquivo no formato *.icp.

Na parte direita da visão, estão disponíveis os campos:

- Registros por transação: determina quantos registros da tabela raiz devem ser processados antes de se atualizar o banco destino.

- Substituir Registros: indica se a importação deve atualizar registros existentes ao invés de somente incluir novos registros.

- Excluir Registros: indica se a importação deve excluir registros na base destino.

- Marca de Exclusão: valor a ser pesquisado em campos de controle de exclusão para se apagar um registro.

Observação: estas configurações terão impacto apenas na Conexão Origem.

- Filtro: filtro incremental do processo de importação.

Observação: esta configuração terá impacto apenas na Conexão Origem.

- Versão: versão do conceito.

- Início da Validade: data de início da validade do conceito.

 

Conexões Origem


Na aba Conexões Origem são criadas as conexões com a aplicação origem. Estão disponíveis os botões:

- Criar: Para inserir uma conexão de origem.

- Excluir: Para excluir uma conexão de origem.

- Testar: Para testar se a conexão de origem está válida, após finalizar a configuração da mesma

Ao criar uma conexão, é necessário informar o nome da mesma e o tipo, e preencher as propriedades correspondentes de cada um.

A conexão de origem pode ser do tipo:

A Seguir será mostrado todos os tipos de Conexões de Origem e suas devidas Configurações e a Saída de cada uma respectivamente.

 

1º Exemplo agora é de uma Conexão Origem ( Banco de Dados )

Conexão Destino ( Arquivo TXT )


Clicar em Criar

 

1º ) Conexão Origem ( Banco de Dados )

 

Busca os dados de um determinado banco de dados.

 

Queries

Informa a consulta SQL que será executada no Banco de Dados – Neste exemplo é uma consulta que informa os dados de um Cliente Fornecedor.




Clicar no Loockp Box

Selecionar o primeiro campo : SQL 

SELECT CODCOLIGADA, CODCFO, NOME , ESTADOCIVIL FROM FCFO

 

Consulta inserida

 

Informa a Coligada , o código do Cliente fornecedor , nome e Estado civil do Cliente fornecedor.