Objetivo
Este documento foi elaborado para informar aos usuários chave da área Educacional do SESI, sobre a Integração SGE x Portal SESI . A integração com o TOTVS Educacional é responsável pela exportação dos registros, facilitando assim a gestão e acesso aos participantes (alunos, professores, funcionários)..
Público Alvo
Este manual é destinado aos colaboradores selecionados como usuários chave do SESI.
Metodologia
Este material tem como base a visão prática e completa do Processo Customizado da área Educacional através da Integração Portal SESI.
A metodologia utilizada tem como ponto de partida o mapeamento completo do respectivo processo, relacionado com as interfaces no Sistema TOTVS Educacional. Sempre que houver alguma atividade a ser realizada no Sistema, as suas funcionalidades e rotinas serão explicadas com detalhe.
Para utilização da Integração com o Portal SESI Educação é necessário observar alguns pontos:
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O SGE possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que divergem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Além das parametrizações descritas acima, é Para a integração é necessário ter valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração. O Cadastro está disponível no Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração A tela de cadastro do DE I PARA é composta por 4 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem: 1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas:
2- Curso: Lista com todos os cursos cadastrados na base.
3- Valor no TOTVS Educacional: Lista da Entidade e Curso selecionado anteriormente. (No exemplo acima, foi selecionado a Entidade: Disciplina e o Curso: EF II, neste caso o valor no TOTVS Educacional trará todas as disciplinas do EF II). 4- Valor no Portal SESI Educação: Onde deve ser informado o código equivalente no Portal SESI Educação (validar com responsável pelo portal).
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Após as configurações descritas acima, o usuário poderá executar o processo de Exportação. A exportação de dados é responsável pelo envio das seguintes Entidades:
Antes de executar o processo é necessário que o usuário entenda as regras de cada Entidade que será integrada.
Conhecendo a regra de cada Entidade que será exportada. O usuário poderá executar o processo de Exportação através do Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | Exportação de Entidades
Executando manualmente o processo o usuário poderá selecionar uma ou mais entidades. O resultado da exportação é registrado no Monitor de log da integração, descrito no próximo tópico deste manual. |
Após a exportação dos dados, cada exportação gera um determinado registro de Log. O Monitor de Log, possibilita uma visão dos dados que foram enviados e o retorno de cada exportação. Ele estará disponível no Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração Ao acessar a tela é apresentado todos os Registros da Exportação. Para facilitar o entendimento vamos apresenta-lo por Funcionalidade. Cada Funcionalidade integrada, traz as informações de Log: No anexo Item de log, é possível visualizar com mais detalhes os dados exportados: Na tela do anexo temos acesso a:
Caso seja apresentado algum erro na exportação, é possível identificar qual regra foi violada, a partir da mensagem apresentada: No exemplo acima, o Pré cadastro de pessoa nao foi exportado porque o "O campo Email não é um endereço de email válido." Nesta situação, o usuário poderá corrigir o campo e realizar o reenvio desse log, através do Processo: Reenvio de dados: |
Os dados referentes a alunos, docentes e funcionários estão sujeitos a modificações após a exportação inicial. Quando essas alterações ocorrerem, ao realizar o processo de exportação novamente, a customização enviará ao Portal SESI apenas os campos que foram modificados. Vale ressaltar que os campos que foram alterados não serão exportados novamente. Aluno na criação (Method =POST) não tinha registro de nome social. Atualizando o cadastro do aluno com a inclusão do nome social e realizado a exportação novamente, foi enviada a atualização (Method = PUT) com o nome social cadastrado (JULIO):
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Foi incluído no Portal do aluno, um menu para que ele acesse o Portal SESI. Quando os alunos clicarem nesse link, eles serão direcionados automaticamente para o Portal SESI, onde serão autenticados automaticamente, sem a necessidade de inserir suas informações de login novamente. |
Também foi incluído no Portal do professor, um menu para que ele acesse o Portal SESI. Quando os professores clicarem nesse link, eles serão direcionados automaticamente para o Portal SESI, onde serão autenticados automaticamente, sem a necessidade de inserir suas informações de login novamente. |
Sempre que houver a necessidade de Inativação de um docente no Portal SESI, o usuário deverá seguir o processo para inativação, conforme descrito abaixo:
Os registros desse processo são gravados no Monitor de log. |
O processo para Inativação de usuários - Portal SESI, possibilita inativação por completo do usuário no Portal SESI. O processo estará disponível no Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI: Ao ser acionado o processo apresentará na tela um lookup com a lista de usuários já integrados como Ativo no Portal SESI, para que o usuário selecione o que será inativado. É permita a seleção de apenas um usuário por vez. Atenção a mensagem exibida na tela: “ATENÇÃO: Certifique-se que o usuário selecionado esteja correto. Ao executar o processo, o mesmo será inativado por completo no Portal SESI.” Ao final da execução será exibido o log com o número de registros afetados, informando o sucesso da operação. Esse registro ficará gravado no Log Integração Portal SESI Educação. Esse processo gera duas ações:
2. Na próxima exportação de dados, o usuário será atualizado e enviado ao Portal SESI com o comando de inativação. |
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