Configuração completa para habilitar a funcionalidade Protheus Insights

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:Todos

Ocorrência:

Como configurar o Protheus Insights para testes?

Passo a passo:
  • A configuração demonstrada nessa documentação foi feita no release 12.1.2310 recomendamos que realize nesse release ou superior.
  • Esta documentação tem como base o Guia de uso - Protheus Insights
  • Os dados de Acesso foram disponibilizados na Issue DSERBA1-11106


Para configuração da funcionalidade Protheus Insights, siga os passos abaixo:

É necessário realizar as primeiras verificações antes de iniciarmos a configuração:

  • Ambiente está atualizado (Acumulados do Módulo, Binário e Lib)?
  • Verifique se você possui na SX2 e na SX3, a tabela "I14"
    • Caso não possua, será necessário aplicar o dicionário diferencial, que vem no Pacote de Acumulados do módulo, e executar o UPDDISTR
  • Configure em seu AppServer.ini as chaves abaixo:

    Na seção "[Drivers]", confirme se as linhas "MultiProtocolPort" e "MultiProtocolPortSecure" estão configuradas como:

    [Drivers]
    MultiProtocolPort=1
    MultiProtocolPortSecure=0

    Na seção "[General]", assegure-se de que o "App_Environment" esteja direcionado para o ambiente principal, por exemplo:

    [General]
    App_Environment= Nome do seu Ambiente

É necessário possuir um Agent configurado na rotina de Schedule.

Caso não saiba como cadastrar, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Schedule > Schedule
  • Será apresentada a tela do Scheduler
  • Acesse a opção Agentes
  • Aqui você pode selecionar, em "Outras Ações" a opção "Adicionar agentes padrão"

Agora vamos executar o Wizard de Configuração do Protheus Insights:

  • Ao abrir o SmartClient inicie como "WIZSMARTBA"
  • Na etapa "Boas Vindas" o sistema verifica se seu ambiente está atualizado, basta avançar;
  • Na etapa "Autenticação" o sistema solicita o Usuário, a Senha e a Seleção da Filial e Empresa que deseja fazer a instalação;
  • Na etapa "Termo de Aceite" é necessário confirmar que está de acordo com o uso dos dados do seu ambiente pela IA;
  • Na etapa "Dados de Integração" é necessário atenção aqui, os dados de "Client ID" e "Client Secret" são individuais para os clientes, a TOTVS fornece através do e-mail: [email protected]
    • Para o Suporte foram fornecidos os códigos abaixo, as eles não podem ser enviados aos clientes:
      • Client ID: b618fe0196fd4e04b0d397e45e8d5d82
      • Client Secret: e36f6b20a4594438b058d8dde04076ee
  • Ao avançar, após o processamento, o sistema apresentará a mensagem "Fim de Processamento!"

Concluindo, o sistema fecha a tela do Wizard.

É necessário inserir a rotina "Armazem IA" (ArmzIA.prw) no menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), essa rotina irá indicar quais armazéns serão monitorados pela IA Protheus Insights.

Para cadastrar a rotina no Menu basta seguir os passo abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Cadastros > Menus
  • Selecione o módulo de Estoque/Custos
  • Clique em "Adicionar" para que seja feita uma cópia do Menu padrão;
  • Posicionando sobre uma das pastas do Menu copiado (Lado Direito), clique em "Novo Item";
  • O sistema abrirá a tela para cadastrar a rotina "Armazém IA"

Após isso, basta salvar este menu na opção "Gerar" e nomear como "SIGAEST"

Com isso, a rotina "Armazém IA" passa a ser apresentada no Menu do módulo Estoque/Custos (SIGAEST) na pasta selecionada.

Como estamos apontando para o Client ID e o Client Secret fornecidos pelo time de Produto, é possível que o sistema carregue registros da Base de Dados da Carol.

Para concluirmos o processo:

E ative o Schedule que cadastramos no passo "2. Schedule", para habilitá-lo siga os passos abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Schedule > Schedule
  • Será apresentada a tela do Scheduler
  • Caso seu Scheduler esteja com Status diferente de "EM EXECUÇÃO", clique em "Iniciar/Parar" e depois em "Iniciar todos"
  • Após Iniciar a Execução, verifique se o Schedule do "FWTOTVSLINKJOB"está habilitado na guia de agendamentos

Após isso, vamos para a funcionalidade!

Agora acessando o módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), por exemplo, na rotina de "Cadastro de Produtos" (MATA010), estará disponível, no Menu de "Outras Ações" a opção "Ruptura de Produtos"

O pessoal do Desenvolvimento disponibilizou os pacotes abaixo para testarmos:

IMPORTANTE! Esta atualizacao bloqueia ambientes sem GARANTIA ESTENDIDA

Com a aplicação do pacote, podemos realizar os testes.

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