- Criado por Usuário desconhecido (rubens.santos), última alteração por Cleane Hermann em 22 jun, 2023
COMPONENTES FREEFORM
ATALHOS
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
FREEFORM
- Provê um conjunto de componentes gráficos básicos para contrução GUI´s
- São especializações dos componentes nativos da linguagem ADVPL para operar com linguagem 4GL
- Fornece um mecanismo para atribuição automática de coordenadas de componentes
O que é Freeform?
Freeform é o conjunto de componentes visuais e não visuais, que são classes especializadas para o produto Logix construídas com base em componentes fornecidos pela linguagem AdvPl.
Para criação de telas, Freeform é o modelo de desenvolvimento comumente conhecido como desenvolvimento à mãos livres, onde a tela é definida e montada pelo desenvolvedor utilizando chamadas de funções para instanciar componentes e definir suas características de comportamento com base neste conjunto de componentes visuais ou não visuais.
Além dos componentes visuais, o modelo Freeform engloba, conforme já mencionado, um conjunto de outros componentes não visuais, que podem ser utilizados para realizar integrações, execuções em THREADs, comunicação com WebServices e banco de dados, entre outras funcionalidades.
Para criar, definir comportamentos e destruir componentes no modelo Freeform no Logix são utilizadas quatro funções AdvPL básicas que são funções desenvolvidas e mantidas pelo time de Framework:
- create_component()
- set_property()
- get_property()
- destroy_component()
Componentes FreeForm
Criando um componente | create_component()
A função AdvPL create_component
permite criar uma instância do componente Freeform em memória e retorna o código de referência do componente criado, que geralmente pode ser atribuído para uma variável do tipo VARCHAR(10)
em código de linguagem 4GL.. Esta função recebe por parâmetro o código de referência do componente que será criado, o nome do componente Freeform e o código de referência do componente pai, quando existir.
Por padrão, o primeiro parâmetro não é mais informado, passando sempre nulo, assim o código de referência será criado dinamicamente pelo framework evitando problemas de referências duplicadas.
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10) DEFINE l_pnl_ref VARCHAR(10) # Componente sem componente pai. LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG") # Componente com componente pai. LET l_pnl_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LPANEL",l_dlg_ref)
Manipulando um componente | set_property() e get_property()
As funções AdvPL set_property()
e get_property()
permitem executar e manipular métodos e propriedades do componente informado. A diferença entre uma função e outra é:
- Função
get_property()
é possível recuperar o valor da propriedade ou da execução do método informado. - Função set_property() só permite alterar estas propriedades ou invocar métodos.
- Função
Ambas as funções recebem por parâmetro o código da referência do componente que será manipulado, o nome do método que será executado e os valores dos parâmetros que cada método exige para execução.
Se a referência do componente informada estiver nula ou for inválida, será exibida uma mensagem de erro informado que “componente é inválido” e se o método ou propriedade informado também for inválido ou não previsto para o respectivo componente, a mensagem de erro irá informar “propriedade informada não prevista para o componente”.
Mais informações sobre estas validações podem ser encontradas em Validações Metadado/Freeform.
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10) DEFINE l_title CHAR(50) # Instância de uma nova janela de diálogo LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG") # Define o título da janela de diálogo instanciada acima. CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"TITLE","Título da tela de diálogo principal do formulário") # Recupera o título da janela de diálogo instanciada anteriormente. LET l_title = _ADVPL_get_property(l_dlg_ref,"TITLE") # Ativa a janela de diálogo instanciada anteriormente, invocando o método ACTIVATE com o parâmetro TRUE (abrir e exibir a janela). CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"ACTIVATE",TRUE)
Destruindo um componente | destroy_component()
A função AdvPL destroy_component()
permite destruir um componente instanciado através da função create_component(),
visando liberar a memória alocada durante seu uso. Esta função recebe por parâmetro o código de referência do componente que será destruído.
DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10) # Instância de um novo componente. LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG") # Destruição de componente instanciado. CALL _ADVPL_destroy_componente(l_dlg_ref)