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Assunto

Produto:

SISJURI 

Versões:

11.1.5

Ocorrência:

Como incluir um lançamento no SISJURI

Ambiente:

BCSFinanceiro


Passo a Passo

Este é o principal módulo do BCSFinanceiro. Além de permitir a realização de lançamentos de caixa e lançamentos de tarifas bancárias, é possível realizar diversos lançamentos entre Contas e também consolidar informações do Contas a Pagar e Contas a Receber.
Não é permitido fazer alterações em dados de compromissos vindos de outro módulo (Contas a Pagar ou Receber), sendo que as alterações devem ser feitas nos respectivos módulos e a informação será atualizada neste módulo automaticamente.

A "inclusão de lançamento" do evento financeiro é um processo do evento financeiro que permite a geração de lançamentos financeiros no módulo de gestão financeira. Assim é possível gerenciar os pagamentos e recebimentos dos lançamentos. O processo de inclusão de lançamentos financeiros faz a leitura do parcelamento do evento financeiro e gera a distribuição das parcelas e inclui os lançamentos financeiros correspondentes aos dados informados na distribuição do parcelamento. Para cada distribuição da parcela do evento financeiro é gerado um lançamento financeiro correspondente.



Dicas / Notações

Como incluir um lançamento? Clique no botão "Incluir". Preencha todos os campos obrigatórios e os demais que achar necessário para a inclusão do seu lançamento. Clique no botão "Salvar"
Como alterar um documento ? Selecione o compromisso na guia de Pesquisa e clique no botão "Alterar".
Como Excluir? Selecione o compromisso na guia de Pesquisa e clique no botão "Excluir".

Regras :

Algumas contas do campo Conta Origem, devem ter procedimentos diferentes das demais telas, como:
 Contas de Adiantamento de clientes: Estas contas são definidas nas preferências no bloco de conta de Adiantamento. Ao ser utilizada, esta conta solicitará o preenchimento dos campos (Cliente, Caso, Tipo de Adiantamento) e automaticamente o lançamento é enviado para o módulo de faturamento como um recebimento de adiantamento e fica disponível para utilização na emissão da fatura.

• Conta de Despesas para clientes: Esta conta é definida na preferência “Conta Despesas para Clientes?”. Ao ser utilizada na Origem, esta conta solicitará o preenchimento dos campos Cliente, Caso, Tipo de Despesa e Data da Despesa e automaticamente o compromisso é enviado para o módulo de faturamento como uma despesa negativa, ou seja, um estorno de despesa e fica disponível para emissão da fatura.
• Contas com Centro de Custos: As contas que são classificadas por Centro de Custos são definidas no cadastro do Plano de Contas e tem por finalidade alocar o compromisso cadastrado ao seu centro de custos e irão solicitar o preenchimento obrigatório de alguns campos conforme seguem:
• Centro de Custos por Escritório: Irá apresentar uma lista com todos os escritórios da empresa e este campo será obrigatório.
•  Centro de Custos por Escritório e Setor: Irá apresentar uma lista com todos os escritórios da empresa e uma lista com todos os setores pertencentes ao escritório escolhido e estes campos serão obrigatórios.
•  Centro de Custos por Profissional: irá apresentar uma lista com todos profissionais ativos da empresa e este campo será obrigatório
•  Centro de Custos por Tabela de Rateio: caso a tabela de rateio esteja preenchida no cadastro da conta no Plano de Contas, a mesma será apresentada na tela, mas não será possível alterar a tabela. Caso nenhum tabela de rateio esteja preenchida no cadastro da conta no Plano de Contas será apresenta uma lista com todas as tabelas de rateio cadastradas no Sistema (cadastro Tabela de Rateio)
Conta Destino: Conta de Destino do Lançamento. Apresenta uma lista de todas as contas do plano de contas. Algumas contas possuem um comportamento especial conforme abaixo:
•  Contas de Adiantamento de clientes: Estas contas são definidas nas preferências no bloco de conta de Adiantamento. Ao ser utilizada esta conta solicitará o preenchimento dos campos Cliente e Adiantamento e automaticamente o lançamento é enviado para o módulo de faturamento como um estorno de um adiantamento.
• Estorno de adiantamento: Não é permitida a exclusão de lançamentos de adiantamento, portanto, precisa-se fazer o estorno. O estorno consiste em fazer praticamente o mesmo lançamento, entretanto, invertem-se as contas (origem vai para o destino e destino vai para origem). As demais informações (data, valor, etc) são todas iguais.
Os lançamentos feitos para a conta de Adiantamento não podem ser excluídos ou alterados.

Caso o usuário tenha feito algum cadastro indevido, será necessário fazer o estorno do lançamento.
O estorno consiste em fazer praticamente o mesmo lançamento, entretanto, invertem-se as contas (origem vai para o destino e destino vai para origem) e deve ser feito utilizando a conta de Destino Adiantamento e será solicitado o cliente e o documento a ser estornado.
•  Conta de Despesas para clientes: Esta conta é definida na preferência “Conta Despesas para Clientes?”. Ao ser utilizada, esta conta solicitará o preenchimento dos campos Cliente, Caso, Tipo de Despesa e Data da Despesa e automaticamente o compromisso é enviado para o módulo de faturamento como uma despesa de cliente a ser reembolsada e fica disponível para emissão da fatura.
•  Contas com Centro de Custos: As contas que são classificadas por Centro de Custos são definidas no cadastro do Plano de Contas e tem por finalidade alocar o compromisso cadastrado ao seu centro de custos e irão solicitar o preenchimento obrigatório de alguns campos conforme seguem:
• Centro de Custos por Escritório: Irá apresentar uma lista com todos os escritórios da empresa e este campo será obrigatório.
• Centro de Custos por Escritório e Setor: irá apresentar uma lista com todos os escritórios da empresa e uma lista com todos os setores pertencentes ao escritório escolhido e estes campos serão obrigatórios.
• Centro de Custos por Profissional: Irá apresentar uma lista com todos profissionais ativos da empresa e este campo será obrigatório
•  Centro de Custos por Tabela de Rateio: caso a tabela de rateio esteja preenchida no cadastro da conta no Plano de Contas, a mesma será apresentada na tela, mas não será possível alterar a tabela. Caso nenhum tabela de rateio esteja preenchida no cadastro da conta no Plano de Contas será apresenta uma lista com todas as tabelas de rateio cadastradas no Sistema (cadastro Tabela de Rateio)
a tela de Lançamentos, o s sistema não permite que alterações em compromissos realizados em outros módulos, tais como:
Contas a Pagar, Contas a Receber. Faça as alterações diretamente no módulo em que o compromisso foi incluído.