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Contas a Receber / Detalhe

Produto:

BCSFinanceiro

Versões:

11.1.5

Ocorrência:

Contas a Receber

Ambiente:

Financeiro

Passo a passo:

Neste guia é possível fazer o controle das Faturas (compromissos) de clientes a Receber.
As faturas emitidas no sistema BCSFaturamento são transferidas automaticamente para este módulo, preenchendo neste processo todos os campos do menu.
Também é possível fazer a inclusão manual de faturas que foram emitidas antes do início da utilização do Sisjuri, porém, elas não farão parte da Alocação do cliente.
Incluindo "Fatura Digitada": Clique no botão "Incluir", após preencher todos os campos com os dados do compromisso clique no botão "Salvar".
Alterando um compromisso: Selecione o compromisso a ser alterado na guia de "Pesquisa" e clique no botão "Alterar", automaticamente a tela de "Detalhes" será aberta. Altere os campos que forem necessários e clique no botão "Salvar".
Excluindo um compromisso: Na guia de "Pesquisa" selecione o compromisso a ser excluído. A tela de Detalhe será aberta para que sejam exibidos todos os detalhes do compromisso. Clique no botão "Excluir". Clique em "ok" na mensagem de confirmação para finalizar a exclusão do compromisso.

O BCSFinanceiro só permite a exclusão de um compromisso que foi lançado na própria guia de Detalhe, ou seja, uma Fatura Digitada. Caso o compromisso tenha sido gerado no BCSFaturamento, o cancelamento deve ser feito através desse módulo.
Lembrando que o cancelamento ou a exclusão só serão permitidos caso o período de lançamento da fatura ainda esteja vigente. Após o fechamento do mês correspondente ao mês de lançamento da fatura, a mesma não poderá mais ser excluída/cancelada.

Tela de Contas a Receber / Detalhe


• Documento É um código interno gerado pelo sistema para identificar o documento cadastrado.
• Data da inclusão da Fatura no Contas a Receber
• Nota Fiscal Número da Nota Fiscal da Fatura
• Data de Recebimento Data de recebimento do documento. É preenchido automaticamente após realizar a baixa do compromisso.
• Desconto É o valor do desconto de honorários da fatura, feito no momento da emissão da Fatura no BCSFaturamento.
• Fatura Número da Fatura. Este campo é preenchido automaticamente quando uma fatura é gerada através do BCSFaturamento.
• Fatura Digitada Este campo deve ser preenchido pelo usuário quando o documento é incluído manualmente no Contas a Receber. Tem como finalidade controlar a numeração da Fatura.
• Valor Líquido Valor Líquido da Fatura (Honorário + Despesas – Impostos)
• Moeda Tipo de Moeda da Fatura
• Vencimento Data de vencimento da Fatura. Este campo é preenchido automaticamente quando uma fatura é gerada através do BCSFaturamento, porém pode ser alterado quando necessário.
• Valor Honorários Valor Faturado de Honorários
• Valor Despesas Valor Faturado de Despesas
• Valor Recebido Valor Recebido do compromisso, total ou parcial. É preenchido automaticamente após realizar a baixa do compromisso.
• Des/Rec. Hon. Desconto ou Receita (Juros) sobre honorários concedidos na baixa da fatura. É preenchido automaticamente após realizar a baixa de um compromisso, quando o campo Valor Recebido CR e preenchido com valor menor que o Valor Total.• Des/Rec.Desp • • Desconto ou Receita (Juros) sobre despesas concedidas na baixa da fatura. É preenchido automaticamente após realizar a baixa de um compromisso.
• Valor IR Valor retido de IRRF.
• Valor PIS Valor retido de PIS.
• Valor COFINS Valor retido de COFINS.
• Valor CSLL Valor retido de CSLL.
• Valor ISS Valor retido de ISS.
• Valor INSS Valor retido de INSS.

Observações:

Estes campos poderão ser alterados pelo usuário, caso seja necessário ajustar os valores de retenção.

• Conta Origem Este campo é preenchido automaticamente durante a emissão da Fatura. A conta é definida na implantação do Financeiro através da preferência “Conta receita de honorários”?
• Conta Destino Este campo é preenchido pelo usuário no momento da Baixa da Fatura, refere-se a conta para onde deve-se destinar o valor pago pelo compromisso.
• Cliente Cliente indicado para faturamento.
• Histórico Padrão Histórico Padrão é utilizado para facilitar e padronizar o histórico utilizado nos lançamentos efetuados no Sistema.
• Suspender Fatura Permite suspender um compromisso retirando o mesmo dos relatórios até que a fatura seja cancelada.
• Dispensar Juros A opção de “Dispensar juros” gera instrução para que o banco dispense os juros do boleto. Esse procedimento só é possível se houver integração automática com o banco (CNAB - Itaú).
• Histórico Descrição da fatura e/ou outra informação viável para o andamento do compromisso.
• Verificar Tributos Ao clicar neste botão, os valores de PIS, COFINS e CSLL serão recalculados de acordo com as faturas com mesma raiz de CNPJ, já registradas como recebidas no Contas a Receber dentro do mesmo mês de vencimento da fatura selecionada.