Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Ajuste em campos de posicionamento de ordem EDI

Boletim Técnico: Ajuste em campos de posicionamento de ordem (EDI)
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Com o objetivo de permitir a utilização de índices maiores que 9, disponibilizou-se correção no campo de posição da rotina Configurador (TMSAE20). 
ID do Chamado
SCMVCI
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGATMS
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Nome + Fonte
    Configuração de Layout (TMSAE20)
    Número da FNC
    00000007991/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - TMSP10R1
    Procedimentos para Implementação

     

    Antes de executar o compatibilizador “TMSP10R1”, é imprescindível:
    a)     Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”);
    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    b)     Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    c)     Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    d)     O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA), ou equivalente!
    * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
    i.       No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção “Integridade/Verificação” (APCFG60A).
    ii.      Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela de “Verificação de relacionamento entre tabelas”. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
    iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e somente a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada, e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso departamento de Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    v.      Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção “Integridade/ Desativar” (APCFG60D).
    vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
    vii.    Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção “Integridade/Ativar” (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o departamento de Framework CASO TENHA DÚVIDAS!

     
    1.   No Protheus “TOTVS Smart Client”, no campo “Programa Inicial”, digite “TMSP10R1”.
    2.   Clique no botão OK para continuar.
    3.   Após a confirmação é apresentada uma tela, onde existe a opção de seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado através do botão “Selecionar Empresas”, nesta mesma tela será apresentada uma lista contendo os compatibilizadores para seleção. Selecione o programa “TMS10R152”. Também nesta tela é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.   Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    5.   Em seguida, é apresentada a janela de “Atualização concluída” com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados.
    6.   Clique em Salvar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.   Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.   Alteração no arquivo SX3 – Campos.
    ·   Tabela DE0 - “EDI - Cabeçalho de Layout”.

    Campo
    DE0_POSORD
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    99
    Título
    Posic Ordem
    Descrição
    Posiciona na Ordem
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    TMSAE20SIX()
    Help
    Informe a ordem utilizada para o posicionamento do arquivo Microsiga, quando o campo Posiciona estiver preenchido com Sim.

    ·   Tabela DE1 - “EDI - Itens de Layout”.

    Campo
    DE1_POSORD
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    99
    Título
    Posic Ordem
    Descrição
    Posiciona na Ordem
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    TMSAE20SIX()
    Help
    Informe a ordem utilizada para o posicionamento do arquivo Microsiga, quando o campo Posiciona estiver preenchido com Sim.

    ·   Tabela DED - “Compl Configuração Layout”.

    Campo
    DED_POSORD
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    99
    Título
    Posic Ordem
    Descrição
    Posiciona na Ordem
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    TMSAE20SIX()
    Help
    Informe a ordem utilizada para o posicionamento do arquivo Microsiga, quando o campo Posiciona estiver preenchido com Sim.

    ·   Tabela DEE - “Itens Compl Config de Layout”.

    Campo
    DEE_POSORD
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    99
    Título
    Posic Ordem
    Descrição
    Posiciona na Ordem
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Val. Sistema
    TMSAE20SIX()
    Help
    Indica a ordem de índice que nós iremos posicionar a tabela configurada anteriormente, lembrando que o campo Posiciona precisa estar como “Sim”.

    Procedimentos para Utilização

     

    1.   Selecione as opções “Atualizações/ EDI/ Configurador (TMSAE20)”.
    2.   Posicione em um produto e clique em “Incluir”.
    3.   Preencha os campos obrigatórios
    4.   Preencha o campo “Alias” com a tabela SE2(exemplo)
    5.   Informe no campo “Posic. Ordem” o índice 10(exemplo)
    6.   No campo “Posic. Chave” será apresentada a chave correspondente ao índice 10 da tabela SE2(Contas a Pagar)
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    DE0(EDI - Cabeçalho de Layout); DE1(EDI - Itens de Layout); DED(Compl Configuração Layout); DEE(Itens Compl Config de Layout)

    • Sem rótulos