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Boletim Técnico: Guia de Remessa - Fornecedor
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada melhoria com a criação das rotinas Guia de Remessa (MATA103N)  que permite realizar o recebimento de materiais, gerando o cálculo de Impostos (IVA) e Livros Fiscais e a rotina Consulta de Documentos que permite visualizar documentos Excluídos. Realizada alteração nos programas: Factura de Entrada (MATA101N), Nota de Crédito/Débito (MATA466N) e Factura de Crédito/Débito (MATA465N) para gravar as tabelas espelhos: SF1xxx_CANC / SD1xxx_CANC quando os mesmos forem excluídos.
ID do Chamado
TDKPSH
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  • Microsiga 10
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    • SIGACOM
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    • Português (Portugal)
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação
     O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDCOM21 é imprescindível:

    a)       Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS_DATA\ SYSTEM).

    b)       Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)        Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)       Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)       O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

     

     

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                         i.                        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                       ii.                        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                      iii.                        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                      iv.                        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                        v.                        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                      vi.                        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                     vii.                        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.        Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDCOM21 no campo Programa Inicial.

    2.        Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 08/09/2011.

    3.        Clique em OK para continuar.

    4.        Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDCOM21.

    5.        Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    6.        Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    7.        Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    8.        Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    9.        Clique em OK para encerrar o processamento. 

    Descrição de Ajustes
     1.        Criação  de Tabelas com base no SX2 / SX3 / SXI:

    Após a aplicação do compatibilizador, serão criadas as tabelas abaixo:

    ·         SF1xxx_CANC   - Cabeçalho da Factura de Entrada – Tabela espelho da  è SF1

    ·         SD1xxx_CANC   - Elementos da Factura de Entrada – Tabela espelho da  è SD1

    Estas tabelas foram criadas com Base na estrutura das tabelas SF1 e SD1 existentes no dicionário de dados.

    2.      Criação / Alteração de perguntas no Arquivo SX1:

    Grupo

    MT103N

    Ordem

    1

    Pergunta

    Tipo de Guia ?

    Tipo

    Numérico

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Ajuda

    Informe o Tipo de Guia

    Objeto

    Combo

    Pre Selecção (combo)

    1

    Item 1(Combo Check)

    Normal

     

    Grupo

    MT103CG

    Ordem

    1

    Pergunta

    Tipo de Guia ?

    Tipo

    Numérico

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Ajuda

    Informe o Tipo de Guia

    Objeto

    Combo

    Pre Selecção (combo)

    3

    Item 1(Combo Check)

    Normal

    Item 2(Combo Check)

    Canceladas

    Item 3(Combo Check)

    Ambas

     

    Grupo

    MT103CG

    Ordem

    2

    Pergunta

    Da Data ?

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Ajuda

    Data Inicial para consulta

    Objeto

    Edit

    Conteúdo (Text/Range)

    20110101

    Pre Selecção (combo)

    0

     

    Grupo

    MT103CG

    Ordem

    3

    Pergunta

    Até a Data ?

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Ajuda

    Data Final para consulta

    Objeto

    Edit

    Conteúdo (Text/Range)

    20111231

    Pre Selecção (combo)

    0

     

    Grupo

    MT103CF

    Ordem

    1

    Pergunta

    Tipo de Factura ?

    Tipo

    Numérico

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Ajuda

    Informe o Tipo de Factura

    Objeto

    Combo

    Pre Selecção (combo)

    3

    Item 1(Combo Check)

    Normal

    Item 2(Combo Check)

    Canceladas

    Item 3(Combo Check)

    Ambas

     

    Grupo

    MT103CF

    Ordem

    2

    Pergunta

    Da Data ?

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Ajuda

    Data Inicial para consulta

    Objeto

    Edit

    Conteúdo (Text/Range)

    20110101

    Pre Selecção (combo)

    0

     

    Grupo

    MT103CF

    Ordem

    3

    Pergunta

    Até a Data ?

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Ajuda

    Data Final para consulta

    Objeto

    Edit

    Conteúdo (Text/Range)

    20111231

    Pre Selecção (combo)

    0

    Procedimentos para Configuração
     1.        Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGACOM, conforme

    instruções a seguir:

    O menu Movimentos será dividido em duas partes sendo : Facturas e Guias e serão compostos conforme estrutura abaixo:

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Factura

    Nome da Rotina

    Factura de Entrada

    Programa

    MATA101N

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Factura

    Nome da Rotina

    Nota Cred/Debito

    Programa

    MATA466N

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Factura

    Nome da Rotina

    Consulta de Documentos

    Programa

    MATA103CF

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

    Tabelas

     

     

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Guias

    Nome da Rotina

    Guia de Transporte

    Programa

    MATA102N

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Guias

    Nome da Rotina

    Guia de Remessa

    Programa

    MATA103N

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Guias

    Nome da Rotina

    Guia de Devolução

    Programa

    MATA102DN

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

     

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Guias

    Nome da Rotina

    Consulta de Documentos

    Programa

    MATA103CG

    Módulo

    Todos

    Tipo

    Função Protheus

    Procedimentos para Utilização
     1.        Em Compras (SIGACOM) acesse  Atualizações / Pedidos/ Pedidos de Compras (MATA120).

    2.        Inclua um Pedido de Compras.

    3.        Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações/ Registros /  Tipos de Ent/Saída (MATA080).

    4.        Crie / Configure uma Tes que calcule o Imposto IVA.

    5.        Em  Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Guias /  Guia de Remessa (MATA103N).

    6.        Clique na opção Incluir.

    7.        Preencha os dados do cabeçalho e em seguida se posicione no campo Artigo;

    8.        Clique na opção Pedidos de Compras e selecione o pedido criado.

    Verifique nas pasta Livros Fiscais e Impostos a geração dos dados.

    9.        Confirme a criação da Guia.

    10.     Em Compras (SIGACOM)  acesse Atualizações / Facturas / Factura de Entrada (MATA101N).

    11.     Selecione o Tipo de Nota Normal.

    12.     Clique na opção Incluir

    13.     Preencha os dados do cabeçalho e em seguida se posicione no campo Artigo

    14.     Clique sobre o ícone Guia e selecione a Guia de Remessa  criada para a Factura .

    Não é possível a seleção parcial da guia, somente integralmente.

    15.     Confirme a criação da Factura

    16.     Em seguida, faça a exclusão da mesma.

    17.     Em Compras (SIGACOM) acesse  Atualizações / Facturas / Nota Créd/Débito (MATA466N).

    18.     Informe os seguintes Parâmetros :

    ·   Formulário Próprio = Sim

    ·   Tipos de Facturas = Crédito

    19.     Clique na opção Incluir

    20.     Preencha os dados do cabeçalho, posicione-se no campo Artigo e digite um ou mais produtos;

    21.     Confirme a criação da Nota Créd/Débito;

    22.     Em seguida, faça a exclusão da mesma.

    23.     Em Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações /  Faturação /  Fact. de Créd/ Débito (MATA465N).

    24.     Informe os seguintes Parâmetros

    ·   Formulário Próprio = Sim

    ·   Tipos de Facturas = Crédito

    25.     Clique na opção Incluir.

    26.     Preencha os dados do cabeçalho, posicione-se no campo Artigo e digite um ou mais produtos;

    27.     Confirme a criação da Fact.de Créd / Débito;

    28.     Em seguida, faça a exclusão da mesma.

    29.     Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações /  Facturas / Consulta de Documentos (MATA103CF).

    30.     Informe os Parâmetros:

    ·   Tipo de Factura: Canceladas

    ·   Informe o período : 01/01/2011 até  31/12/2011

    Verifique que a Factura de Entrada, Factura de Créd/Débito e a Nota Créd/Débito excluídas, aparecem na consulta.

    31.     Clique sobre o documento e verifique se os dados referente o mesmo aparecem.

    32.     Em Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Guias /  Consulta de Documentos (MATA103CG).

    33.     Informe os Parâmetros:

    ·   Tipo de Factura: Canceladas

    ·   Informe o período : 01/01/2011 até  31/12/2011

    34.     Verifique que a Guia excluída, aparece na consulta;

    35.     Clique sobre o documento e verifique se os dados referente o mesmo aparecem.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SF1-Cabeçalho de Facturas de Entrada

    SD1-Elementos das Facturas de Entrada

    SF1xxx_CANC-Cabeçalho de Facturas de Entrada (Espelho da SF1)

    SD1xxx_CANC-Elementos das Facturas de Entrada (Espelho da SF1)

    Rotinas Envolvidas

    Pedido de Compras - MATA120;
    Guia de Remessa - MATA103N;
    Factura de Entrada-MATA101N;
    Fact. de Créd/Débito - MATA465N;
    Consulta de Documentos - MATA103CF;
    Consulta de Documentos MATA103CG;
    Nota Créd/Débito - MATA466N.

    Observações
     

    • Sem rótulos